Sérgio Dias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sérgio Dias
Sérgio Dias.jpg
Sérgio Dias em show da nova formação d'Os Mutantes, 2007.
Informação geral
Nome completo Sérgio Dias Baptista
Nascimento 1 de Dezembro de 1950 (63 anos)
Origem São Paulo, São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Rock psicodélico, tropicalismo, rock progressivo, MPB
Instrumento(s) voz, guitarra, oud, sitar
Período em atividade Década de 1960 - presente
Página oficial www.sergiodias.com.br

Sérgio Dias Baptista (São Paulo, 1 de dezembro de 1950) é um guitarrista, cantor e compositor brasileiro, mais conhecido por seu trabalho com Os Mutantes.

Sérgio começou a tocar violão aos onze anos, seguindo os passos de seu irmão mais velho Cláudio César. Aos treze anos já havia chegado a tal ponto que abandonou os estudos para se dedicar exclusivamente ao instrumento, dando aulas particulares e fazendo parte do conjuto Six Sided Rockers, juntamente com seu irmão mais velho Arnaldo Baptista e Rita Lee com os quais mais tarde formaria a banda Os Mutantes.

Com o fim do grupo em 1978 foi para a Itália, onde recebeu convites para fazer parte das bandas de Eric Burdon e da italiana Area, mas recusou a ambos.

Retornou ao Brasil, onde voltou a trabalhar com nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em 1980 lançou seu primeiro álbum solo, Sérgio Dias, onde se mostrava bastante eclético, indo do funk ao reggae e do rock progressivo ao samba. O fracasso comercial do disco motivou-o a mudar-se para os Estados Unidos, trabalhando como músico de sessão e gravando trilhas sonoras. Em 87 se "arrisca" como ator no filme musical Johnny Love, que também teve músicas de sua autoria.

Continuou lançando seus discos solo durante os anos 90, gravando canções tanto em português quanto em inglês. Atualmente vive em Cotia, São Paulo, onde tem um estúdio de gravação de jingles.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Nara Leão e Gal Costa
Com Os Mutantes
Solo
  • 1980 Sérgio Dias
  • 1990 Mato Grosso (com Phil Manzanera)
  • 1991 Mind Over Matter
  • 1997 Song of the Leopard
  • 2000 Estação da Luz
  • 2003 Jazz Mania Live

Ligações externas[editar | editar código-fonte]