Série Cris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Série Cris é uma série de Ficção Cristã escrita por Robin Jones Gunn entre 1988 e 1994. Conta a história de Cristina Juliet Miller, uma adolescente norte-americana nascida no Winsconsin.

Cris e seus amigos vivem uma série de conflitos e aventuras típicos da juventude ao longo dos 12 livros que compõem a série, todos com abordagem cristã.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Protagonista[editar | editar código-fonte]

  • Cristina Juliet Miller (Cris)

Familiares[editar | editar código-fonte]

  • Margareth (mãe de Cris)
  • Norton (pai de Cris)
  • David (irmão mais novo de Cris)
  • Marta (irmã de Margareth)
  • Bob (marido de Marta)

Amigos e colegas[editar | editar código-fonte]

  • Da praia
    • Ted Spencer
    • Douglas
    • Trícia
    • Alissa
    • Sam
    • Lillian
    • Hellen
    • Bruce
    • Michelle
  • Da escola
    • Katie Weldon
    • Jane
    • Britany
    • Rick Doyle
    • Renée
    • Teri Moreno
    • Fred
    • Michael

Livros da série[editar | editar código-fonte]

Promessa de verão (Summer Promise) (1988)[editar | editar código-fonte]

Ela saiu de uma cidade pequena para passar as férias na Califórnia.

E que férias! Passeios em praias maravilhosas, restaurantes, compras no shopping e uma transformação no visual. Nada que lembrasse aquela vidinha sem graça do interior.

Foi essa onda de mudanças que levou Cristina Miller ao encontro de um incrível promessa de verão! Tudo parecia perfeito: aquela garota de quatorze anos vai passar as férias na praia, na casa dos tios ricos, conhecer outras pessoas, lugares diferentes, e ainda por cima longe dos pais! Era tudo o que uma adolescente poderia querer.

Só que nem tudo sai do jeito que ela esperava. Ted, o rapaz mais bonito do lugar, parece não se decidir se gosta de Cris ou de outra garota. Como se não bastasse essa confusão de sentimentos, uma festa termina num acidente fatal e Cris tem que contar para a polícia tudo o que sabe sobre o caso e explicar se também está envolvida com drogas. E para complicar ainda mais a situação, seu relacionamento com a tia começa a ficar difícil.

Cris havia feito uma promessa a seus pais: não fazer nada de que se arrependesse mais tarde. Será que ela vai conseguir cumprir sua promessa? Ou vai topar qualquer coisa para conquistar Ted, entrar de vez para a turma e mergulhar de cabeça em tudo o que aquele verão parece prometer?

Segredos e surpresas (A Whisper and A Wish) (1989)[editar | editar código-fonte]

Que outra explicação ela teria para, de repente, ir morar com a família na Califórnia? Como explicar o interesse que o rapaz mais cobiçado da escola começa a ter por ela? A facilidade com que está sendo bem aceita pelas novas amigas? Mas todas essas novidades guardam também muitos segredos e surpresas.

Logo, logo, Cris percebe que os sonhos podem virar pesadelos. Primeiro, ela descobre que não está de mudança para a praia onde seus tios ricos moram, mas para uma cidadezinha mais para o interior chamada "Escondido". Na escola, toda vez que encontra com o Ricky, o "gato" que todas as suas colegas gostariam de namorar, acontece algo que a deixa completamente sem graça.

Suas novas amigas são muito legais e divertidas, mas uma delas acaba envolvendo as outras numa tremenda confusão com a polícia. Será que ela vai conseguir fazer com que seus sonhos virem realidade? Ela deve ou não deve buscar a ajuda de Deus nos momentos difíceis?

Seu para sempre (Yours Forever) (1990)[editar | editar código-fonte]

Um piquenique romântico na praia, um passeio bem legal numa pista de patinação, um doce beijo de feliz Ano Novo. Nos pensamentos e planos de Cris já está tudo certinho para que ela passe os feriados de fim de ano ao lado do Ted. Mas, de repente ela percebe que precisa de bem mais do que isso para ouvir de um rapaz que ele será seu para sempre.

Cristina Miller volta a casa dos tios na praia, onde passou as ultimas férias de verão, e reencontra o pessoal: Trícia, Michelle, Douglas, Helen e…Ted!

Dessa vez Cris esta resolvida a conquistar o coração de Ted e fazer com que ele saiba o quanto é especial para ela. Mas parece que as coisas não vão ser tão fáceis…

Por que será que os planos de Cris acabam dando errado? Por que o Ted parece estar gostando de uma de suas melhores amigas? E qual a razão do repentino interesse de Douglas por ela?

Ciúmes, desapontamentos, raiva, desencontros, mil sonhos girando na cabeça. Cris experimenta todo tipo de sentimento no seu reencontro com Ted e a turma. Será que dessa vez ela vai receber de Ted a atenção especial que tanto deseja? Será que alguns de seus amigos ou o próprio Deus conseguirá mostrar-lhe o verdadeiro significado de ser seu para sempre?

Coisas do coração (Surprise Endings) (1991)[editar | editar código-fonte]

Para Cristina Miller o semestre na escola vai ser muito legal. Ela já resolveu que quer ser uma das líderes de torcida da escola. Mas, além dos testes de seleção bastante difíceis, vai ter de enfrentar Renné, a aluna do terceiro ano que morre de inveja dela e não quer deixar que ela entre na equipe. Mas Cris tem outros desafios pela frente: ela já planejou ir à festa de formatura com o Ted e está sonhando com esse momento. Mas… e se ele convidar outra garota? O jeito seria aceitar o convite do Ricky; mas será que seus pais deixariam que ela saísse com um cara que eles nem conhecem direito?

Parece que não vai ser nada fácil para Cris lidar com todos esses problemas ao mesmo tempo e ainda deixar um espaço em seu coração para Deus. Afinal, tantos relacionamentos novos e interessantes, sentimentos, confidências e grandes surpresas vão deixar Cris muito ocupada com as coisas do coração.

Ilha dos sonhos (Island Dreamer) (1992)[editar | editar código-fonte]

Férias no Havaí… Haverá um presente melhor para se ganhar no aniversário? E se puder levar uma das melhores amigas vai ser melhor ainda! Agora, para a felicidade completa, só fica faltando a companhia daquele "gato" que não sai do seu pensamento. Aí sim, o Havaí será para Cris Miller a ilha dos sonhos!

Os sonhos de Cris acabam virando realidade! Ela vai para o Havaí, junto com a mãe, o irmão, a tia e Paula, sua melhor amiga de infância. E, para tudo ficar melhor ainda, o Ted já está lá fazendo um trabalho com o tio de Cris. Para ela é como se estivesse no paraíso: passeios pela ilha, comidas exóticas, a comemoração de seus dezesseis anos num autêntico luau havaiano, aventuras nas cachoeiras, andar de mãos dadas com o Ted à luz do luar…

Mas nem tudo são flores no Havaí. O paraíso de Cris começa a desmoronar quando ela percebe que Paula, sua amiga de infância, está jogando todo o seu charme para cima do Ted. Como reagir a essa situação sem demonstrar que está tendo uma crise de ciúmes? Como impedir que a raiva atrapalhe seus planos de ganhar Paula para Jesus? E o Ted, está apenas querendo ser educado com a nova amiga ou está gostando dela de verdade? Se for assim, com qual das duas ele vai preferir ficar – Cris ou Paula?

Um brilho de esperança (A Heart Full of Hope) (1992)[editar | editar código-fonte]

O novo ano escolar começa trazendo grandes novidades para Cris Miller. Alem de conseguir um emprego no shopping, ela vê um antigo sonho se tornar realidade: começa a namorar um cara super romântico que faz de tudo para agradar-lhe. Cris tem todos os motivos para ter nos olhos um brilho de esperança.

Cris estava nas nuvens! Seu namorado parecia planejar tudo para que cada encontro dos dois tivesse um sabor de aventura e demonstrasse o quanto ela era maravilhosa. E Cris sentia o mesmo em relação a ele.

Mas nem a empolgação de Cris parecia ser suficiente para fazer com que as coisas saíssem como ela gostaria. Seus pais resolveram limitar suas saídas de casa, e começaram a insistir para que ela conseguisse um emprego e ganhasse seu próprio dinheiro. Isso acaba influindo de maneira negativa no seu relacionamento com o rapaz, que começa e exigir mais tempo para eles passarem juntos.

Será que Cris e o namorado conseguirão acertar as diferenças? As regras criadas pelos pais dela vão conseguir atrapalhar o romance? Ela pode confiar no amor incondicional que ele demonstra e namorar firme, ou deve ouvir a opinião de Katie e ficar de olhos bem abertos? Será que ela deve colocar toda a sua esperança nesse namoro, ou deve depositá-la em Deus?

Amigas pra valer (True Friends) (1993)[editar | editar código-fonte]

Um passeio a uma estação de esqui, briguinhas com a melhor amiga que quase levam ao fim da amizade e a chegada de um pacote misterioso. Cada um desses acontecimentos ajuda Cris a entender melhor o que leva duas pessoas a serem amigas para valer.

No início do passeio tudo é muito divertido. Cris e Katie têm motivos de sobra para rir, pois enfrentam muitas situações engraçadas. Mas nem tudo acaba em risos. Cris é bem recebida na "panelinha" da turma, enquanto Katie tenta desmascarar algumas meninas do grupo que estão agindo errado, mas não consegue o apoio de Cris.

Será que Cris e Katie conseguirão recuperar a amizade? Cris saberá escolher entre os novos amigos e as amizades + antigas?

Noite estrelada (Starry Night) (1993)[editar | editar código-fonte]

Um chalé nas montanhas que mais parecia ter saído de um conto de fadas, um clima de sonho e a esperança sempre presente de encontrar seu príncipe encantado. Tudo fica ainda mais especial quando vem acompanhado de uma romântica noite estrelada.

Aos dezesseis anos, Cris Miller quer ter amigos de verdade, daqueles com quem possa contar a qualquer hora. Mas, de repente, sua melhor amiga, Katie, parece não dar muita importância aos seus sentimentos e começa a se envolver com seu ex-namorado.

Cris está vivendo uma série de conflitos: precisa conversar seriamente com o Rick, mas a Katie não desgruda dele. O Ted definitivamente parece ter se esquecido de que ela existe. E para completar, o Douglas, um amigo muito chegado, parece estar querendo mais do que uma simples amizade.

Enquanto Cris tenta entender tudo o que está acontecendo entre ela e seus amigos, recebe de Deus um presente maravilhoso — uma noite estrelada — que a faz sentir-se amada e protegida.

Será que Cris e Rick vão acertar os conflitos do tempo de namoro e ser bons amigos? Será que ela vai começar a namorar o Douglas? Afinal, com quem ela vai estar quando chegar o momento de contar estrelas ao lado de alguém?

O amor pode esperar (Seventeen Wishes) (1993)[editar | editar código-fonte]

Cris está decidida a curtir ao máximo o acampamento, mesmo sabendo que vai para trabalhar como conselheira de um grupo de meninas.

Mil sonhos passam por sua cabeça: caminhadas pelo bosque, brincadeiras divertidas num lago banhado de sol e - quem sabe - pode até pintar um clima romântico à luz do luar, com um novo amigo bonito e interessante.

Tudo parece acontecer do jeitinho que Cris esperava, mas, apesar disso, o coração continua vazio. E ela vê Deus tornar seus sonhos em realidade, mas com um toque de surpresa que só ele sabe dar.

Será que ela vai "sobreviver" aos acontecimentos dessa semana de aventuras? Seu romance com o conselheiro do acampamento vai dar certo? Quais os desejos que ela terá no coração no dia em que fizer dezessete anos?

Tempo de amar (A Time to Cherish) (1993)[editar | editar código-fonte]

Um maravilhoso fim de semana num confortável barco, parece indicar que algo muito bom está para acontecer na vida de Cris. E o clima de romance que surge nesse passeio a leva a pensar que seu último ano no colégio será também tempo de amar.

Sua melhor amiga, Katie, decide arranjar um namorado a qualquer custo e acaba fazendo a escolha errada. Para piorar as coisas, Douglas, outro grande amigo, não conforma com a idéia de que Cris e Ted vão namorar firme. E ainda por cima um rapaz da escola está sempre no seu pé, certo de que vai conquistar seu coração.

Será que Cris conseguirá manter sua amizade com Katie apesar de não concordar com as decisões que ela está tomando? Que rumo tomará seu relacionamento com Ted, já que eles quase não têm tempo para ficarem juntos? Como livrar-se do chato da escola? E o que fazer para não ferir os sentimentos de Douglas?

Coração partido (Sweet Dreams) (1993)[editar | editar código-fonte]

Cris está super animada com a chegada do final do seu último ano escolar. Além da expectativa que antecede a formatura, seu namoro com Ted a deixa mais confiante em relação ao futuro. Mas as mesmas experiências que estão fazendo sua felicidade podem também deixá-la com o coração partido.

Final de ano é sinônimo de mais horas de estudo para Cris Miller. E ainda pega um trabalho extra como fotógrafa do anuário da escola. Mesmo assim, não abre mão de passar mais tempo com o Ted. Juntos, eles se divertem, passeiam e ficam longas horas conversando coisas românticas. Até parece um sonho!

Mas Cris tem de acordar desse sonho e encarar a realidade. Katie precisa de ajuda para tomar algumas decisões bem difíceis em relação ao futuro. Ela não pode deixar a melhor amiga de lado e isolar-se em seu mundo particular com Ted. Cris acaba por ter de tomar algumas decisões importantes, e uma delas a pega de surpresa. Ela precisa fazer uma escolha que pode significar o fim de seus mais doces sonhos.

Será que ela encontrará forças para fazer o que deve? Conseguirá crer que Deus pode usar para o seu bem uma terrível experiência? Que conseqüências isso terá em seu relacionamento com Ted?

Uma promessa é para sempre (A Promise is Forever) (1994)[editar | editar código-fonte]

Em uma viagem internacional acompanhada de seus melhores amigos, Cris Miller descobre o quanto gosta de aventuras em outros países.

Mas seu entusiasmo começa a diminuir por causa das dificuldades que ela experimenta com o namorado, das tensões que surgem entre seus amigos e das incertezas em relação ao futuro.

O coração de Cris ainda bate forte pelo Ted, e apesar de tentar tirá -lo da cabeça, a lembrança dele parece invadir quase que cada minuto.

Cris conseguirá encarar sua insegurança em relação ao futuro? Como reagirá à idéia de terminar o namoro e ficar sem ninguém? Prometerá a Deus que somente ele terá para sempre o seu coração?

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]