Sérvios do Kosovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Locais habitados por sérvios em Kosovo (em vermelho).

Os sérvios do Kosovo são o segundo maior grupo étnico do Kosovo. Por volta do século XII, o núcleo cultural, diplomático e religioso do Reino Sérvio foi localizado no Kosovo. Isto tornou-se essencial para o Império Sérvio do século XIV.

Durante o século XX a população sérvia diminuiu constantemente. Sua participação na população total da região é atualmente estimada em 7% pela CIA.[1] A maioria dos sérvios atualmente povoam os enclaves no Kosovo, Kosovo do Norte sendo o maior deles.

A emigração em grande escala da etnia sérvia, especialmente desde 1999, torna-o o único grande grupo étnico no Kosovo a ter uma taxa de crescimento natural negativa, com mortes superando o de nascimentos.[2] A BBC informa que menos de 100.000, 5% dos sérvios permaneceram no Kosovo após o êxodo dos não-albaneses no pós-guerra .[3] A minoria sérvia vive em áreas separadas vigiadas por forças de paz da OTAN. Diplomatas internacionais têm manifestado preocupação com o lento progresso sobre os seus direitos. O Human Rights Watch aponta a discriminação contra sérvios e ciganos no Kosovo.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1]
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Census
  3. «Regions and territories: Kosovo». BBC News. 20 de novembro de 2009. Consultado em 23 de maio de 2010 
  4. [2]