Sétimo filho do sétimo filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Sétimo filho do sétimo filho é um conceito do folclore relacionado a poderes especiais dados a, ou tidos por, tal filho.

Variações regionais[editar | editar código-fonte]

Irlanda[editar | editar código-fonte]

O sétimo filho de um sétimo filho é dotado de um curador. Há vários casos de um curandeiro irlandês em Scranton, Pensilvânia. Paul Joseph Cawley foi um sétimo filho de um sétimo filho e era conhecido na cidade irlandesa de mineração de carvão para curar muitas doenças de pele. O sétimo filho de um sétimo filho é parte de um fenômeno mais geral conhecido como a "cura" (às vezes também chamado de "encanto").

Reino Unido[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que o sétimo filho de um sétimo vai nascer com poderes mágicos!

Argentina e América Latina[editar | editar código-fonte]

Acredita-se geralmente que ele será um lobisomem, lobizón ou lobisomem. Entretanto, aplica-se apenas ao sétimo filho, então, o sétimo filho do sétimo filho, resultaria em um lobisomem filho de um lobisomem.

Referências na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Na música, a banda britânica Iron Maiden de Heavy Metal, lançou em 1988 o álbum Seventh Son of a Seventh Son ou o Sétimo filho de um sétimo filho, onde baseado no folclore do país de origem da banda, a Inglaterra, conta a história e o legado do sétimo filho do sétimo filho, que nasceria com poderes de cura e uma segunda visão, seria este então um ser dotado de poderes sobrenaturais.

Televisão[editar | editar código-fonte]

No episódio de The Twilight Zone intitulado "Still Valley", o personagem Paradine recebe um livro de bruxaria de um homem velho que reivindica ser o sétimo filho de um sétimo filho, como foi o pai do homem velho. Em Doctor Who episódio intitulado "Terror do Zygons," Angus, o proprietário, é um sétimo filho de um sétimo filho e afirma o poder da segunda vista.

Na série de televisão da WB Charmed, para o episódio "That Old Black Magic" em que o sétimo filho se chama "The Chosen One".

Na série Days of our Lives da NBC, o tanto ou quanto gótico e místico chefão do crime internacional Stefano DiMera, que se chamou de "Fênix" e tem "voltado dos mortos" (ou melhor, forjou sua morte), inúmeras vezes, alegou ser o sétimo filho de um sétimo filho.

Na série de televisão "The Storyteller", episódio "The Child Luck", um rei malvado se propõe a matar o sétimo filho de um sétimo filho, que está profetizado para se tornar rei.

No filme "The Seeker", um menino, que é o sétimo filho de um sétimo filho, é encarregado do dever de salvar o mundo de ser dominado pelas trevas.

Literatura[editar | editar código-fonte]

Na série Discworld de Terry Pratchett, são atribuídas propriedades mágicas do número oito ao invés de sete.Tradicionalmente no Discworld, um oitavo filho de um oitavo filho torna-se um assistente. O oitavo filho de um oitavo filho de um oitavo filho é um Sourcerer, um assistente perigosamente poderoso. Na novela "Equal Rites" é suposto nascer um filho profético, mas em vez disso nasce uma filha. A filha, em seguida, recebe os poderes de bruxos normalmente dada ao oitavo filho. Isso faz com que problemas como as mulheres são supostamente bruxas e feiticeiros machos. As competências associadas a cada título não são intercambiáveis como em outras histórias, e isso faz com que o enredo principal do romance.

Na sequência de fantasia arturiana de Susan Cooper The Dark Is Rising, o principal protagonista, Will Stanton, é o sétimo filho de um sétimo filho.

Na série de romances de Orson Scott Card "The Tales of Alvin Maker", Alvin é o sétimo filho de um sétimo filho).

Em "Invisible Man", de Ralph Ellison, tem um personagem chamado Wheatstraw que é o sétimo filho de um sétimo filho.

Na série Spiderwick de Holly Black afirma-se que o sétimo filho de um sétimo filho (ou filha a sétima filha de um sétimo) vai nascer com The Sight (A Visão), que lhe permite que ele ou ela vejam fadas.

Na trilogia Filhos das Sombras, de William Fidelix, o personagem principal, Liam Knightwalker, é o sétimo filho de um sétimo filho quee sofre com a maldição da bruxa, Lilith, transfomando-se em um Íncubo, toda meia-noite de lua cheia.

Referências