Sífax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o rei númida do século III a.C.. Para o herói mitológico, veja Sufax. Para a cidade berbere da Antiguidade, veja Sfax.
Sífax
Sífax
Nascimento 250 a.C.
Aïn Témouchent
Morte 202 a.C.
Tivoli
Sepultamento Mausoleum of Blad Guitoun
Cônjuge Sofonisba
Filho(a)(s) Vermina
Ocupação soberano

Sífax foi um rei da antiga tribo líbia dos massessílios, que habitaram a Numídia ocidental durante o último quarto do século III a.C..

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 218 a.C., quando uma guerra eclodiu entre Cartago e a República Romana, Sífax apoiou os romanos e, em 213 a.C., estabeleceu uma aliança com eles,que enviaram conselheiros militares para auxiliá-lo a treinar suas tropas. Sífax atacou então os númidas orientais, os massilos, comandados pelo rei Gala, que apoiava os cartaginenses. Com a morte de Gala, em 206, seus filhos Massinissa e Ozalces passaram a disputar o trono, e Sífax aproveitou-se para conquistar partes consideráveis do reino númida oriental.

Depois de obter uma vitória na batalha de Ilipa, Públio Cipião enviou seu amigo Caio Lélio para visitar Sífax e ratificar o tratado com Roma. Sífax, no entanto, recusou-se a assinar qualquer tratado com outra pessoa que não o próprio Cipião, forçando este a velejar com dois quinquerremos para encontrá-lo, correndo grande risco no processo; Cipião chegou ao porto númida exatamente no mesmo momento que Asdrúbal, que se dirigia da Hispânia para Cartago, e só escapou porque suas embarcações conseguiram aportar antes que os sete trirremos de Asdrúbal pudessem interceptá-lo. Sífax então convidou ambos para um jantar, onde conseguiu cativá-los com seu charme.

Neste meio tempo, Massinissa havia concluído que Roma estava vencendo a guerra contra Cartago e preferiu mudar de lado. Tendo perdido sua aliança com Massinissa, Asdrúbal começou a procurar outro aliado - que encontrou em Sífax, selando a aliança ao oferecer sua filha Sofonisba em casamento (que até então estava prometida a Massinissa).

Com a mudança nas alianças tudo indicava que Cartago e Sífax estavam numa posição vantajosa na África. Certamente, durante as primeiras etapas da campanha de Cipião no Norte da África, as forças conjuntas de Sífax e Asdrúbal Giscão conseguiram forçar o general romano a abandonar o cerco a Útica; no entanto, na batalha de Bagbrades, Cipião conseguiu derrotar ambos, enquanto Laélio e Massinissa perseguiram Sífax até Cirta.

Durante esta perseguição Sífax viu seu exército ameaçar deserção à medida que os inimigos se aproximavam. Numa tentativa corajosa de dar alento às suas tropas, de acordo com Lívio,[1] Sífax cavalgou sozinho rumo à cavalaria romana; durante esta tentativa desesperada seu cavalo foi ferido com gravidade e o derrubou. Capturado imediatamente por soldados romanos, foi levado ao jubilante Massinissa. Enquanto isso as tropas de Sífax recuaram até sua capital, que posteriormente foi conquistada por Massinissa, e Sífax foi entregue a Cipião Africano como prisioneiro.

Cipião, ao ver Sífax acorrentado, chorou, porque ele pensou que aquele homem havia tido a prosperidade de um rei, e mandou que ele fosse desacorrentado, tratando-o com delicadeza, e mesmo convidando-o para sua mesa.[2]

Sofonisba, que tinha sido esposa de Massinissa e depois de Sífax, voltou a se casar com Massinissa.[3] Ela então tentou levar Massinissa para a causa cartaginesa,[3] porém Sífax, que era grato a Cipião pelo tratamento recebido,[4] avisou a Cipião sobre o comportamento da sua ex-esposa; Cipião exigiu que ela fosse levada à sua presença, e, quando Massinissa interveio, levou uma admoestação de Cipião.[3] Massinissa enviou-lhe veneno, e forçou Sofonisba a se suicidar.[3]

Sífax morreu em Tibur (atual Tivoli), por volta de 203/202 a.C..

A cidade atual de Sfax, na Tunísia, teria recebido o nome em sua homenagem.

Referências

  1. Livro XXX, cap. XII.
  2. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XXVII, 6.1
  3. a b c d Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XXVII, 7.1
  4. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XXVII, 6.2

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Syphax», especificamente desta versão.
  • «Syphax». - Livius.org