Silvio Luiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sílvio Luiz)
 Nota: Se procura o goleiro brasileiro, veja Silvio Luiz de Oliveira de Paula.
Silvio Luiz
Silvio Luiz
Luciano do Valle e Silvio Luiz.
Nome completo Sylvio Luiz Perez Machado de Sousa
Nascimento 14 de julho de 1934 (89 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Elizabeth Darcy
Pai: Ademar Machado
Parentesco Verinha Darcy (irmã)
Cônjuge Márcia
Ocupação Locutor esportivo
Página oficial
Site oficial

Sylvio Luiz Perez Machado de Sousa[1], mais conhecido como Silvio Luiz (São Paulo, 14 de julho de 1934) é um locutor esportivo, apresentador, ex-árbitro de futebol e ex-ator brasileiro. Atualmente atua na RedeTV!, mas por causa da falta de eventos esportivos, ele apenas comenta as notícias do esporte no RedeTV! News e no site da emissora. Também é narrador dos jogos do Paulistão, pela RecordTV, em parceria com Bola e Carioca, apenas pelas plataformas digitais.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Descendente de espanhóis,[3] Sílvio começou a se interessar pelo esporte na infância, quando acompanhava a mãe, Elizabeth Darcy, desde que foi uma das mulheres pioneiras na locução, durante seu trabalho na Rádio Tupi. Em 1958, entusiasmado pela carreira de atriz da irmã Verinha Darcy, estreou como ator na primeira versão de Éramos Seis, na RecordTV, como Julinho, filho dos protagonistas. Logo depois esteve no elenco de Cela da Morte na mesma emissora, sua última telenovela. Em 1965, formou-se como árbitro de futebol na Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol, na mesma turma que Dulcídio Wanderley Boschilia e José de Assis Aragão,[4] tendo atuado até os anos 1970 — chegou a ser um dos assistentes na partida que inaugurou o Estádio do Morumbi, em janeiro de 1970.

Focado como jornalista esportivo, trabalhou na TV Record, TV Paulista, Rádio Bandeirantes, Rádio Record, TV Excelsior, SBT e Band. Foi diretor de programação da TV Record na década de 1970. Passou a ser locutor esportivo, ganhando aos poucos o posto de titular dos jogos e transmitindo várias Copas do Mundo. Sua marca pessoal é o uso de irreverência durante as narrações, cunhando bordões e frases de efeito e utilizando-se de sarcasmo, bem como o seu timbre de voz característico. Devido à fama dos bordões, Silvio Luiz participou em 1997 da gravação da música Futebol, Mulher e Rock n' Roll, da banda Dr. Sin, na qual ele narra uma partida ao longo da música com os seus inconfundíveis bordões. Atuou em seis Copas do Mundo e nove Olimpíadas, além de ter narrado jogos da Seleção Brasileira e de clubes.

Começou a carreira na Rádio São Paulo em 1952, fazendo locuções e participações em radionovelas. Depois, virou repórter da Rádio Record. Em 1960, foi pra Rádio Bandeirantes, mas voltou a Record depois. Na televisão, começou pela antiga TV Paulista, em 1952, se tornando o primeiro repórter de campo da TV esportiva no Brasil. Transferiu-se para a RecordTV, em 1958, como ator, atuando em duas novelas, na primeira versão de Éramos Seis e Cela da Morte. Depois, atuou pela antiga TV Excelsior, retornando pra Record em 1968, como jurado do programa Quem Tem Medo da Verdade?. Em 1971, passou a trabalhar no esporte, como apresentador e narrador, fazendo com que suas transmissões fossem líderes de audiência em São Paulo. Em 1976, virou diretor de programação da Record e também passou a ser o principal locutor esportivo da casa, após a morte de Geraldo José de Almeida. Em 1982, como não tinha os direitos de transmissão da Copa do Mundo daquele ano, a Record transmitiu o torneio pela Rádio Record com a equipe da TV, liderada por Silvio, numa espécie de retaliação à exclusividade da Rede Globo naquele mundial. Também comandou o Record nos Esportes e o Clube dos Esportistas, programa que marcou história por não ser totalmente ligado ao esporte em si. No começo de 1987, foi para a Rede Bandeirantes, onde marcou história como co-titular na equipe liderada por Luciano do Valle. Em 1996, foi para o SBT, onde liderou a equipe de esportes da casa por 3 anos, por lá também apresentou o programa Gol Show. Em 1999, voltou para a Band, contratado pela Traffic, então gestora do departamento de esportes do canal. Em 2002, foi um dos responsáveis por inaugurar o BandSports, canal esportivo por assinatura.

Em novembro de 2008, Silvio foi demitido da Rede Bandeirantes, assim como outros sete funcionários da casa.[5] Permaneceu, porém, no Grupo Bandeirantes, sendo utilizado no canal fechado BandSports, em que narrava jogos do Campeonato Português.[6] Comandou também vários programas no canal. Dias antes da Copa do Mundo de Futebol de 2010, na África do Sul, ao saber que não seria aproveitado pelo canal, pediu demissão e se desligou definitivamente do Grupo Bandeirantes. Vale lembrar que ele, ao lado de Barbara Gancia, foi quem inaugurou o canal, fazendo sua primeira transmissão ao vivo. Em 17 de setembro de 2009, Sílvio Luiz é anunciado como novo reforço da RedeTV! para cobrir a Série B, o Campeonato Italiano e a Liga Europa[7] Em 29 de junho de 2011, acertou contrato também com a Transamérica FM de São Paulo, onde ficou até 2019. Em 29 de abril de 2013, ele estreou no comando do programa Bola Dividida, novo programa esportivo da RedeTV!, junto de Juarez Soares, Luiz Ceará e Priscila Machado, substituída depois por Gabriela Pasqualin. O programa saiu do ar em 2015.

Em 2018, ele comandou um bloco esportivo dentro da reprise do policial Operação de Risco, que mais tarde, se tornaria uma versão diária do Bola na Rede. Esta versão saiu do ar em outubro, devido a estreia do Tricotando, programa de variedades. Em 29 de setembro de 2020, Silvio chegou a ter sua demissão da RedeTV! anunciada, mas, no dia seguinte, a emissora voltou atrás. Em 9 de novembro de 2021, após ficar mais de um ano sem narrar devido à Pandemia de Covid-19 e à perda de direitos esportivos da RedeTV!, acertou com a RecordTV para as transmissões do Campeonato Paulista de 2022, que teve transmissão exclusiva da emissora em TV aberta [8], marcando o retorno de Silvio Luiz ao canal após mais de 35 anos. Ele atuou de forma exclusiva nas plataformas digitais da Record. Em 2023, ele manteve essa função.[8]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Silvio Luiz Perez Machado de Souza nasceu em São Paulo, filho do eletricista Ademar Machado de Souza e da locutora Elizabeth Darcy. Também tinha como irmã a atriz Verinha Darcy, que morreu em 1979, aos 33 anos. É descendente de espanhóis. Casou-se em 1969 com a cantora Márcia, com quem tem três filhos. Em 19 de novembro de 1994, Silvio Luiz recebeu do presidente Itamar Franco a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, devido ao seu incentivo na televisão aberta em prol do Plano Real.[9]

Outros projetos[editar | editar código-fonte]

Federação Paulista de Futebol[editar | editar código-fonte]

Silvio Luiz concorreu à presidência da FPF por duas vezes: em 1982 e em 1985, ambas com o jornalista Flávio Prado como seu vice. Em 1982, teve apenas 2 votos, ante 187 de José Maria Marin e 131 de Nabi Abi Chedid. Já em 1985 teve 4 votos, ante 153 novamente de José Maria Marin, 125 de Felipe Cheidde e 5 de Ulisses Gouveia.

Narração em Jogos eletrônicos de Futebol[editar | editar código-fonte]

Em 2011, Silvio assinou um contrato com a empresa produtora e editora de videojogos, a Konami, para ser o narrador oficial em português, durante os jogos virtuais em Pro Evolution Soccer, ao lado de Mauro Beting. Silvio emprestou sua voz para mais de cinco mil falas, incluindo seus bordões, nomes de estádios, nomes dos jogadores presentes na série e situações de jogo.[10] Na edição seguinte, o Pro Evolution Soccer 2012, Silvio se manteve como narrador oficial da linguagem português (Brasileiro), porém apenas acrescentando nomes diferentes ao estádio novos presentes no jogo, bem como novos jogadores introduzidos e algumas inovadas situações de jogo, já que a base era praticamente da narração anterior.O mesmo ocorreu durante Pro Evolution Soccer 2013, onde sua base de narração foi mantida das versões anteriores, e apenas adicionado novas falas com nomes de jogadores, estádios e situações de jogo. Seu contrato foi até a versão 2016. Para a edição de 2017, ele foi substituído por Milton Leite, do SporTV, após um desentendimento entre o narrador e a empresa fabricante do jogo.[11] Milton já narrou a série concorrente, FIFA, entre as edições de 1999 e 2004.[12]

GPS[editar | editar código-fonte]

Em 2014, Silvio Luiz empretou sua voz para o serviço de GPS do Waze.[13] A sua voz ficou disponível no aplicativo apenas durante o período da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Silvio Luiz já afirmou nunca ter gritado "gol" em suas transmissões.[14]
  • Já narrou jogo sem roupa, pois segundo Silvio Luiz, na cabine fazia um forte calor.
  • Já atendeu a ligação de sua esposa Márcia durante uma partida.[15]

Bordões[editar | editar código-fonte]

"Salve, salve, amigos da emissora x,y, em todo Brasil - Abertura da transmissão

"Acerte o seu aí, que eu arredondo o meu aqui" - Quando o juiz está prestes a iniciar a partida.

"Está valendo!" - Quando começa a partida.

"O que que eu vou dizer lá em casa/Pelo amor dos meus filhinhos/Minha Nossa Senhora/Pelas barbas do Profeta/Esse até a minha avó fazia" - Quando o jogador perde um lance que poderia culminar em gol.

"Subiu o pano" - Ao anunciar o impedimento de um lance.

"Bacobufo No Caterefofo" - Quando rola uma briga dentro do jogo ou algum desentendimento.

"Espeta daí, manda um sapato" - Pedindo pro jogador chutar para o gol.

"Foi lá no gogó da ema" - Quando um jogador chuta no ângulo ou o goleiro faz uma grande defesa.

"Subiu na sobreloja" - Quando o zagueiro tira a bola do perigo de gol.

"Abriu a caixa de ferramenta em cima dele" - Quando um jogador marca falta.

"É pênalti!, eu vi" - Quando um pênalti é marcado.

"Olho no lance" - Ao narrar uma jogada que poderia culminar em gol.

"Ééééééééé (do time x, y) - Ao narrar o gol do time que fez o tento.

"Confira comigo no Replay" - Quando ele pede pro telespectador rever com ele o lance do gol.

"Foi, foi, foi ele, jogador x, y, o craque da camisa número x, y (é dele a camisa número x, y)" - Quando ele diz o autor do gol e o número da camisa.

"Quando eram jogados redondos x, y minutos do primeiro/segundo tempo" - Ele diz em qual minuto do jogo foi marcado o gol.

"Balançou o capim, no fundo do gol do time x,y" - Quando no momento de gol se refere a bola ter balançado a grama.

"Você, repórter x, y, o que só você viu" - Quando ele pede ao repórter pra que ele próprio descreva o gol.

"Éééééééééé mais um gol brasileiro meu povo, encha o peito, solte o grito da garganta e confira comigo no replay" - Quando ele narra gol da Seleção Brasileira.

"Queimou o filme em x, y" - Quando ele narra gol de adversário do Brasil.

"Azedou o Molho" - Quando ele narra gol de adversário do Brasil.

"Deu Zebra" - Quando ele narra gol de adversário do Brasil.

"No Pau!" - Quando a bola bate na trave ou travessão.

"Vai mandar lá no meio do pagode" - Quando um jogador cruza a bola na área do adversário.

"Agora é fechar o caixão e beijar a viúva" - Quando o jogador faz o gol que define a partida.

"Desandou a maionese" - Quando uma jogada sai errada e a equipe se perde em campo.

"Obrigado pela sua companhia, audiência, sintonia e mais que isso, pela sua grande amizade. O importante que é a nossa emoção sobreviva" - Ao encerrar a transmissão.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Como ator
Ano Título Personagem Emissora
1958 Éramos Seis Júlio Abílio de Lemos Filho (Julinho) RecordTV
1958 Cela da Morte Edgard
Como apresentador e jurado
Ano Título Cargo Emissora
1968-1971 Quem Tem Medo da Verdade? Jurado RecordTV
1982-1986 Clube dos Esportistas/Record nos Esportes Apresentador
1987-1990 Esporte Total Rede Bandeirantes
1997 Gol Show SBT
2013-2015 Bola Dividida RedeTV!
2018 Bola na Rede

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Personagem Notas
1964 Luta nos Pampas Lucas
1980 A Morte Transparente Dingo
2000 O Mundo Segundo Silvio Luiz Ele mesmo Documentário
2006 Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos Aurélio

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel
2017 Carros 3 Locutor dos Oito Irados

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Música Artistas
1997 "Futebol, Mulher & Rock 'n' Roll"[16] Dr. Sin

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

# Ano Prêmio Categoria Resultado Ref.
1 2010 Prêmio ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) Troféu Ely Coimbra Venceu [17]
2 2015 Prêmio ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) Narrador de TV Venceu [18]
Troféu Imprensa

Silvio Luiz foi indicado 14 vezes ao Troféu Imprensa, saindo-se vencedor em 5 oportunidades.

# Ano Prêmio Categoria Resultado Ref.
1 1982 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Venceu
2 1983 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Indicado
3 1984 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Venceu
4 1985 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Indicado
5 1986 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Venceu
6 1987 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Indicado
7 1988 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Indicado
8 1990 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Indicado
9 1991 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Indicado
10 1992 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Indicado
11 1993 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Indicado
12 1995 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Venceu
13 1996 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Venceu
14 2006 Troféu Imprensa Locutor Esportivo Indicado
Prêmio Comunique-se
# Ano Prêmio Categoria Resultado Ref.
1 2010 VII Prêmio Comunique-se Melhor Locutor Esportivo Semi-finalista [19]
2 2011 IX Prêmio Comunique-se Melhor Locutor Esportivo Finalista [20]
3 2012 X Prêmio Comunique-se Melhor Locutor Esportivo Venceu [21]
4 2013 XI Prêmio Comunique-se Melhor Locutor Esportivo Finalista [22]
5 2014 XII Prêmio Comunique-se Melhor Locutor Esportivo Finalista
6 2015 XIII Prêmio Comunique-se Melhor Locutor Esportivo Finalista [23]
7 2016 XIV Prêmio Comunique-se Melhor Locutor Esportivo Finalista [24]
8 2017 XV Prêmio Comunique-se Melhor Locutor Esportivo Finalista [25]
9 2019 XVII Prêmio Comunique-se Melhor Locutor Esportivo Finalista [26]

Honrarias[editar | editar código-fonte]

  • Em 2016 recebeu uma homenagem no Prêmio Comunique-se. No evento, Silvio ganhou uma placa "por sua longa carreira na narração esportiva".[27]

Referências

  1. «SilvioLuiz no Instagram: "Apesar de não ter que ir, eu vou!"». Instagram. Consultado em 8 de outubro de 2022 
  2. «Sílvio Luiz voltará a narrar jogos na TV aberta - Blog do Torcedor». Blog do Torcedor. 16 de setembro de 2009 
  3. Pelosi, Gabriel (1 de junho de 2008). «O que é que só o Sílvio Luiz disse». JCNet.com.br. Consultado em 20 de fevereiro de 2023 
  4. «Novos árbitros recebem os seus diplomas na FPF». São Paulo: Diário Popular. Diário Popular (25 978): 9, 2.º caderno. 27 de dezembro de 1965 
  5. «Band dispensa o narrador Silvio Luiz». Diário do Grande ABC. 6 de novembro de 2008. Consultado em 28 de março de 2022 
  6. «Silvio Luiz deixa o Grupo Bandeirantes e critica a empresa». Portal NaTelinha. 9 de junho de 2010. Consultado em 28 de março de 2022 
  7. «Silvio Luiz na RedeTV!». Universo Online. Televisao.uol.com.br 
  8. a b «Com humoristas e Silvio Luiz, Record aposta em transmissão digital bem-humorada para bombar o Paulistão». Portal LANCE!. 19 de janeiro de 2022. Consultado em 28 de março de 2022 
  9. Olho no lance! WILLIAM, Wagner. Silvio Luiz, o que só ele viu em 50 anos de rádio, televisão e esportes. Editora Best Seller, 2002
  10. «"Pro Evolution Soccer 2011" terá narração de Silvio Luiz». Universo Online. UOL Jogos 
  11. RafaEsporte, Rafa (25 de julho de 2017). «Silvio Luiz explica motivo de ter parado de narrar os jogos do PES». Rafa Esporte, Youtube. Consultado em 28 de setembro de 2020 
  12. «Milton Leite é cogitado para substituir Silvio Luiz em PES 2017». Universo Online. UOL Jogos. 5 de abril de 2016. Consultado em 2 de agosto de 2016 
  13. techtudo.com.br/ Olho no lance! Saiba ativar a voz de Silvio Luiz no Waze para Copa do Mundo
  14. band.uol.com.br/ Pai dos bordões, Silvio Luiz conta porque não grita "gol" nas narrações
  15. recordtv.r7.com/ Carioca faz balanço sobre transmissão digital do Paulistão: "Até quem não gosta de futebol vem"
  16. whiplash.net/
  17. sportv.globo.com/ Prêmio ACEESP
  18. radioamantes.com/ Saem os vencedores do Troféu Aceesp 2015
  19. portalmidiaesporte.com/ Prêmio Comunique-se 2010 divulga os indicados para a segunda fase
  20. portalmidiaesporte.com/ Conheça os finalistas das categorias esportivas do Prêmio Comunique-se
  21. esporteemidia.com/ Conhecidos os vencedores do Prêmio Comunique-se 2012
  22. terceirotempo.uol.com.br/ RÁDIO BANDEIRANTES DOMINA PREMIAÇÃO DO COMUNIQUE-SE NA CATEGORIA ESPORTE
  23. noticias.uol.com.br/ Jornalistas da RedeTV! são indicados ao Prêmio Comunique-se 2015
  24. entretenimento.r7.com/ Com festa inspirada no tema rock and roll, Prêmio Comunique-se 2016 homenageia Cid Moreira e Silvio Luiz
  25. jornalismosp.espm.edu.br/ Prêmio Comunique-se homenageia os melhores jornalistas do Brasil
  26. uol.com.br/ Boris Casoy e Silvio Luiz são finalistas no prêmio Comunique-se
  27. Silvio Luiz se emociona com homenagem no Prêmio Comunique se. REDE TV. 27 de setembro de 2016. Consultado em 26 de junho de 2023 – via YouTube 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Silvio Luiz