Sítio arqueológico de Colaride

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.

O Sítio Arqueológico de Colaride/Rocanes, também denominado Estação Romana de Colaride, localiza-se na freguesia de Agualva, concelho de Sintra.

A estação arqueológica é constituída por uma conduta e um conjunto de fossas escavadas na rocha de base (de cronologia diversa) e por uma pedreira explorada a céu aberto (romana). Lamentavelmente ninguém dirá que é um local de rico património, mas antes uma lixeira que as autoridades administrativas teimam em não ver.

Em Colaride é ainda possível encontrar um Moinho de Vento (datado do século XVIII), ou o que resta dele, e ainda um casal medieval - o casal de Rocanes. O moinho de vento, também conhecido por moinho de Colaride ou de Rocanes, é de fácil acessibilidade, mas, no entanto, o casal de Rocanes, encontra-se mais escondido. Para lá chegar é necessário descer um desfiladeiro até o encontrar.

Um dos grandes problemas actuais de Colaride (além da falta de civismo dos cidadãos que fazem da zona um autêntico depósito de lixo) tem a ver com a linha de alta tensão que a REN instalou no local, e que tem causado vozes de contestação por todo o concelho de Sintra. No entanto o grande atentado ao rico património de Agualva não serão as linhas de alta tensão mas sim nas autoridades competentes, tais como Junta de Freguesia, Câmara Municipal, IPAR, etc, que ao longo de anos têm deixado desaparecer ricos vestígios de outrora às mãos de vândalos e construtores sem escrúpulos. Veja-se o aterro feito sobre parte da estação arqueológica!

Actualmente são muitas a entidades interessadas num projecto de requalificação da área de Colaride, mais propriamente na sua transformação num parque de lazer disponível a toda a comunidade, até lá, contentremo-nos com lixo e vandalismo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.