Sítios Novos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sítios Novos
  Distrito do Brasil  
Localização
Mapa
Mapa de Sítios Novos
Coordenadas 3° 45' S 38° 57' 54" O
Estado  Ceará
Município Caucaia
História
Criado em 1904
Características geográficas
População total 5 990 hab.
Outras informações
Limites Pentecoste, Catuana, Bom Princípio

Sítios Novos é um distrito do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

História[editar | editar código-fonte]

Criado e anexado ao então município de Soure pelo ato estadual de 14 de março de 1904. Pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22 de novembro de 1951, é criado o distrito de Catuana, criado com terras do distrito de Sítios Novos e anexado ao município de Caucaia. Sob a mesma lei é extinto o distrito de Cauípe, sendo seu território anexado ao distrito de Sítios Novos.[1]

Pela Lei Estadual n.º 6.750, de 05 de novembro de 1963, o distrito de Sítios Novos é desmembrado do município de Caucaia e elevado à categoria de município.[1]

Organização administrativa[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o distrito de Sítios Novos abriga os seguintes bairros: Sítios Novos (Centro), Lagoa da Serra, Capine, Lavras, Capim Grosso, Salgadinho, Queimadas e Buíque.

Sítios Novos também abriga vários assentamentos, como Lagoa da Serra (Três Lagoas), Santa Bárbara (Capine), Leni Paz, Buíque e Agrovila. Todas nas proximidades do Açude Sítios Novos.

Características ambientais[editar | editar código-fonte]

A bacia hidrográfica do açude Sitíos Novos tem 446 Km² de área drenada e está localizada nas proximidades da região litorânea oeste do estado, estando inserida nos municípios de Caucaia, Pentecoste, Maranguape e Palmácia.[2] A região apresenta altos índices pluviométricos, cerca de 950 mm/ano, concentrados de janeiro a maio.

Referências

  1. a b «IBGE Cidades: Caucaia, CE». IBGE. Consultado em 29 de março de 2020 
  2. «Açude Sítios Novos». COGERH. Consultado em 29 de março de 2020