S4 League

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Desenvolvedora Pentavision
Publicadora(s) Neowiz Games
Plataforma(s) Microsoft Windows
PlayStation Portable
Data(s) de lançamento 2006
Gênero(s) Tiro em terceira pessoa
Modos de jogo Multiplayer online
Classificação 12+
Mídia Download na internet

S4 League (em coreano: S4리그) é um jogo multiplayer online de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Pentavision e publicado pela Neowiz Games. Foi lançado na Coreia do Sul e países próximos em 2006 pela Pmang, na Europa em 2008 e no resto do mundo em 2010, pela alaplaya.[1]

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

S4 significa quatro vezes a letra S, que é:

  • Stylish - refere-se ao vestuário único e as habilidades de cada personagem. O jogador pode escolher entre diversas roupas, tipos de face, cabelo e etc., de modo que o personagem fique personalizado. Também se refere aos movimentos de grande dificuldade na vida real, que os personagens fazem.
  • eSper - refere-se às habilidade fictícias e surreais usadas no jogo, como voar, ficar invisível, metalizar-se e etc.
  • Shooting - refere-se ao gênero do jogo, que é de tiro em terceira pessoa.
  • Sports - refere-se ao espírito competitivo dos jogadores e à semelhança do modo Touch Down com futebol e futebol americano.

E League significa liga, que pode se referir a todos os Ss combinados ou às batalhas.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Conta e servers[editar | editar código-fonte]

Quando o jogador começa a jogar em uma conta pela primeira vez, ele pode inicialmente escolher seu personagem e personalizá-lo, e dar um nome à conta. Uma vez confirmado, o nome não pode ser alterado. Jogadores de níveis avançados podem ter até 3 personagens. Após isso, o jogador entra em um grupo de servers de uma determinada região ou língua/grupo de línguas do mundo. Entrando no grupo de servers, é possível ver servers para as línguas/regiões que o usuário escolheu, ou servers adequados para cada rank (nível). Após entrar em um server, o jogador entra no Lobby, que é considerado a base do server. Lá é possível conversar no chat, mudar/comprar equipamento e roupas ou entrar em uma sala para começar a jogar. As salas podem ser escolhidas de acordo com o modo de jogo, o nível de armas e a privacidade. Quando o jogador entra em uma sala, ele entra no Standby, no qual se pode mudar as armas e habilidades somente, e pode clicar em "ready" quando estiver pronto para jogar. Cada Standby possui um "master", que é quem determina as regras da sala e quando o jogo vai começar. O jogo não pode começar até pelo menos um jogador de cada time estiver pronto, sendo assim o master pode clicar em "start".

Controles básicos do personagem[editar | editar código-fonte]

Como todo jogo 3D em terceira pessoa, é possível mover o personagem para todas as direções (cima, baixo, esquerda e direita), e saltar. E em S4 League é possível fazer bem mais, como agachar-se, deslizar-se e etc. É possível correr, e por isso se tem uma barra de SP (speed). O jogador pode portar até três armas e uma habilidade. A maioria das armas possui uma mira, para orientar o jogador onde ele vai atacar/atirar. A habilidade é ativada apertando uma determinada tecla (originalmente Shift). Algumas habilidades não precisam ser ativadas. As habilidades consomem SP. O personagem também possui um medidor de HP (health), que serve para medir a vida. Cada vez que o personagem é atacado, ele perde vida, e quando sua vida acaba, ele morre. Se o personagem for morto, ele ressuscita em 7 segundos, na maioria dos modos, e durante o tempo em que fica morto, pode ver outros personagens do mesmo time (ou, em alguns casos, inimigos) jogando e pode escolher entre uma das sete habilidades adicionais para usar mais tarde. A vida só pode ser recuperada (aumentada) se outro jogador utilizar a arma Mind Energy, e a Rescue Gun que serve para restaurar vida, ou se utilizar a habilidade Metal.

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

Há vários modos de jogo, que podem mudar o objetivo principal do personagem. Em modos que possuem times, são sempre dois times chamados Alpha e Beta. É interessante lembrar que os personagens do time inimigo aparecem com roupas vermelhas na visão do outro time. É impossível matar ou causar dano a personagens do mesmo time, exceto se utilizar a Earth Bomber. Há sempre um limite de tempo que pode variar de 10 a 30 minutos. Se um time todo sair ou a quantidade de jogadores estiver abaixo do mínimo, o jogo acaba imediatamente, e no caso de times, o time restante ganha. A maioria dos modos possui dois tempos e entre eles o jogador pode mudar o personagem. Os modos são os seguintes:

  • Touch Down (TD) - Há dois times de 1 a 6 jogadores cada. Cada um dos times possui um gol em sua base. No centro do mapa, está localzado o mascote do S4, que é chamado de Fumbi. O objetivo é levar o Fumbi até o gol na base inimiga e impedir que o gol seja feito na sua base. O ato de levar o Fumbi até o gol inimigo chama-se Touch Down ou gol. Quando o portador da Fumbi é morto, é possível apanhá-la. A equipe que tiver feito mais Touch Downs ganha. Em caso de empate, a equipe que tiver matado mais pessoas ganha. O modo é baseado no futebol e no futebol americano.

Potuação do personagem para TD(a pontuação do time é o numero de gols que o mesmo fez): Matar um personagem 2pontos; Auxiliar a matar um personagem 1ponto; Pegar o Fumbi 2pontos; Matar o jogador com o Fumbi 4pontos; Auxiliar a matar o jogador com o fumbi 2pontos; Fazer um "Touch Down" 10pontos; Matar um personagem estando com a fumbi 4pontos. Vale ressaltar que o tempo para respawn(renascer depois da morte) é dobrado se você morer com o Fumbi. É possível "soltar" o fumbi passando com ele por um laser azul, essa tática é muito usada pelos jogadores de defesa.

  • Death Match (DM) - Há dois times de um 1 a 6 jogadores cada. O objetivo é matar o maior número de inimigos possível. Cada personagem morto é um ponto para o time de quem o matou. No final, o time que tiver mais pontos ganha.

Pontuação dos personagens em DM(a pontuação do time é o número de adversários que morreram) Matar um personagem 2pontos; Auxiliar a matar um personagem 1ponto.

  • Battle Royal (BR) - Não há times, cada jogador joga por si, sendo no mínimo 4 jogadores e no máximo 12. O objetivo é matar o maior número de personagens possível.

Pontuação do BR: Matar um personagem 2pontos; Auxiliar a matar um personagem 1 ponto; Matar o personagem com maior pontuação 4pontos; Auxiliar a matar o personagem com a maior pontuação 4pontos. Quando se atinge a maior pontuação, o jogador é marcado com um alvo, que todos os outros podem ver.

  • Chaser - É jogado sem times, de 4 a 12 jogadores. Quando iniciado, um jogador é aleatoriamente selecionado para ser o Chaser, que tem defesa superior. Existem vários Chasers, mas o padrão e mais comum é o Daemon/Demon, que se parece com a personificação da morte. O objetivo do jogador que controla o Chaser é matar todos os personagens restantes, e o objetivo desses últimos é permanecerem vivos. O tempo máximo depende do número de jogadores na sala, quanto mais jogadores para o Chaser matar, maior o tempo. Se o Chaser matar todos no limite de tempo, ele vence, e se o Chaser for morto ou não conseguir matar todos, ele perde.

Pontuação de Chaser Para os não-chaser: Vencer a rodada (matando o chaser ou algum jogador ficando vivo) 5pontos; Terminar a rodada sem morrer 10pontos; Encher a 'ScoreBar' 2pontos.(a 'scoreBar' é preenchida com a quantidade de dano que o persongem inflige no Chaser, Aumentar a ScoreBar implica também no "ranking" de dano da sala, quem terminar com o troféu de dano ganha experiência extra no fim da partida.) Matar o chaser 2pontos; Auxiliar a matar o chaser 1ponto. Para o Chaser: Matar o Alvo(que é selecionado em ordem decrescente de pontuação) 4pontos; Matar um jogador Não-Alvo 2pontos.

  • Captain - Há dois times de 1 a 6 jogadores cada. Cada jogador começa com uma coroa para marcar que ele é capitão. Se o jogador for morto, perde a coroa. Quando não restar mais nenhum capitão de um time, o time inimigo vence a rodada. O time que tiver vencido o maior número de rodadas ganha.

Pontuação dos jogadores (a do time é o número de Capitões vivos): Matar um capitão 5pontos; Matar um jogador não-capitão 2pontos; Auxiliar a matar um capitão 3pontos; Auxiliar a matar um jogador não-capitão 1ponto; Ganhar a rodada 5pontos(todos os jogadores do time ganham) Vale ressaltar que os jogadores que não são capitões, podem ver a localização do capitões inimigos.

  • Siege - Há dois times de 1 a 6 jogadores cada. E há três bases ao longo do mapa. Se um dos jogadores fica dentro de uma base por um determinado tempo, até o mostrador preencher 100%, ele consquista a base. E a cada base consquistada, ganha-se itens que dão pontos. Para conquistar uma base rival, é necessário ficar lá o dobro do tempo, pois é necessário "desconquistá-la" primeiro. O jogo não acaba se um time conquistar as 3 bases. O time que tiver mais pontos até o limite de tempo ganha.
  • Arcade - Não há times se pode jogar de 1 a 4 jogadores, cooperativo. É possível jogar por 8 fases diferentes e o modo possui um enredo.
  • Practice - É possível jogar com apenas 1 pessoa. Várias Sentry Guns inimigas aparecem no mapa para serem destruídas pelo jogador. Esse modo pode ser usado para treinar e testar habilidades.

Pontuação: Destruir uma sentry gun 1ponto

  • Tutorial - Esse modo é jogado quando se joga pela primeira vez e pode ser repetido quantas vezes o jogador quiser. O objetivo é concluir todas as missões, que ensinam os controles básicos ao jogador.
  • Conquista - Nesse modo se pode combater em várias fazes, sendo cada fase mais difícil que a anterior. Este jogo pode conter no máximo 1-4 jogadores por sala. Caso consiga vencer seus inimigos (bots) até à última fase, receberá um brinde, uma cápsula "smartpack" respetiva ao "King" desse mesmo modo de jogo.

Armas[editar | editar código-fonte]

Espadas (swords)[editar | editar código-fonte]

É o nome dado às armas brancas. Não podem ser usadas de longe.

  • Plasma Sword - É uma espada azul feita de plasma. O jogador recebe como item permanente uma Training Plasma Sword, que é igual, com exceção de que possui metade da força original.
  • Counter Sword - É a combinação de uma espada medieval com um braço mecânico. Possui muitos tipos de ataque. Os ataques podem ser feitos no ar também.
  • Storm Bat - É um grande taco de baseball, que é forte, mas relativamente lento. Ele pode ser girado e jogar inimigos para longe.
  • Spy Dagger - É uma adaga alaranjada que tem dois ataques. O primário é uma simples facada, que pode matar se for usado várias vezes seguidas no mesmo inimigo. O secundário é uma grande facada, que pode matar um inimigo com nível total de HP com apenas dois ou três ataques.
  • Twin Blade - São duas espadas azuis combinadas com uma corrente. São muito potentes e causam bastante dano, podendo atacar de uma certa distância.
  • Breaker - Um martelo muito poderoso com ataques semelhantes aos da Storm Bat. Ele dispara uma luz roxa sempre que ataca.
  • Gate Breaker - Uma chave Grande, com basicamente as mesmas propriedades do Breaker, é a arma da personagem Lilith, que chegou junto com a segunda Season do jogo.
  • EXO Scythe - Uma nova arma em forma de foice que apareceu na nova Season "Treasure Hunter" que é capaz de mandar o adversário ao ar e matando-o.

Armas de fogo (guns)[editar | editar código-fonte]

A armas de fogo disparam projéteis e podem ser usadas bem de longe, dependendo da arma.

  • Semi-Rifle - É um rifle pequeno, mas potente. Tem a capacidade de zoom.
  • Earth Bomber - Antes conhecida como Mine Gun, é uma espécie de bomba/granada, que pode ser jogada em qualquer lugar e causar um enorme dano no local e em todos os personagens que estiverem lá, inlcusive os do próprio time.
  • Lightning Bomber - Semelhante ao Earth Bomber, é uma bomba que causa um enorme choque.
  • Submachine Gun - É uma arma de mão dupla muito potente. O jogador recebe com item permanente uma Training Submachine Gun, que é idêntica, com a exceção de ter só metade da força.
  • Heavy Machine Gun - É uma metralhadora muito pesada, que pode causar muito dano se usada de perto. Seu ponto fraco é que demora para carregar é não é muito eficiente de longe.
  • Revolver - Uma das armas mais poderosas do jogo se usada de perto.
  • Burst Shotgun - É um espingarda moderna. Causa maior dano de perto.
  • Hand Gun - É um tipo de pistola precisa e potente. Também é muito rápida.
  • Smash Rifle - Arma muito potente, que pode dar vários tiros consecutivos.
  • Gauss Rifle - É um rifle eficiente à distância. Tem grande precisão e causa mais dano que o Semi-Rifle.
  • Cannonade - É um canhão ligado ao braço do personagem. Ele pode ser carregado se o jogador segurar o botão do mouse. Quanto mais tempo carregado, mais dano causará. Ele cria uma explosão esférica que joga todos os inimigos para longe.
  • Sharpshooter - É uma sniper usada pela nova personagem da "Treasure Hunter" (Dartan) . A S.s é capaz de matar o inimigo com apenas um tiro.
  • Rail Gun - Arma muito potente que dispara um raio azul. É possível que mate um personagem em um só disparo.
  • Air Gun - uma grande arma de cano longo que tem um ventilador e é potente.
  • Homing Rifle - Rifle potente que dispara tiros de raio.
  • Spark Rifle - Semelhante ao Homing Rifle, dispara faíscas.
  • Shockwave Gun - Arma de fogo rápido que dispara ondas de choque.
  • Turret - Metralhadora pesada, pode ser montada no chão para não "espalhar" os tiros aumentando assim, a precisão. Ela tem limite de 300 balas, recarregando a cada 100.
  • Assault Rifle - Metralhadora leve, usado a média distância.
  • Rescue Gun - Arma que libera uma bomba no chão, quando alguem passa por essa bomba, ela explode e recupera a vida de pessoas em volta, ela é a única arma capaz de recuperar a vida de Inimigos, então cuidado ao usá-la.

Minds[editar | editar código-fonte]

As minds não disparam projéteis nem batem, elas trabalham retirando ou acrescentando energia.

  • Mind Shock - Causa um choque em inimigos. É útil se usada de perto.
  • Mind Energy - Restaura vida de aliados. É bastante útil em todos os modos.

Sentinelas (sentrys)[editar | editar código-fonte]

As sentinelas são máquinas que fazem o trabalho de proteger o jogador e seus aliados, atacando os inimigos. Elas podem ser destruídas.

  • Sentry Gun - Máquinas que disparam em inimigos próximos com precisão. Só podem ser colocadas uma de cada vez.
  • Senty Nell - Máquinas que deixam o personagem tonto por alguns segundos, de modo que ele não possa se mover nem atacar, e retira parte de seu HP. Só podem ser colocadas uma de cada vez.

Habilidades (skills)[editar | editar código-fonte]

Habilidades são recursos únicos que cada jogador pode usar. Não é possível entrar com mais de uma habilidade ou sem nenhuma. Todas, exceto a Half HP Mastery e a Half SP Mastery, são temporárias. Também, todas elas exceto as quatro primeiras, consomem SP.

  • HP Mastery - Adiciona 30 pontos de HP. Não precisa ser ativada.
  • Half HP Mastery - Adiciona 15 pontos de HP. Não precisa ser ativada.
  • SP Mastery - Adiciona 40 pontos de SP. Não precisa ser ativada.
  • Half SP Mastery - Adiciona 20 pontos de SP. Não precisa ser ativada.
  • Anchoring - É uma prancha movida a uma corrente, que permite ao jogador chegar à lugares altos com rapidez e facilidade.
  • Flying - Consiste em um par de asas que permite ao jogador voar baixo e alto. É possível atirar voando também.
  • Bind - É uma corrente que pode ser usada em inimigos, e os prende por três segundos impedindo-os de ser mover, embora não de atacar.
  • Invisible - Permite ao jogador ficar invisível até o SP acabar. A invisibilidade também acabará se o jogador atacar. É possível perceber o fundo distorcido se olhar com atenção. E se o personagem for mirado, acidentalmente ou não, aparecerá o nome do mesmo.
  • Detect - Permite ao jogador identificar personagens que estão invisíveis.
  • Block - Cria um bloco bem forte para proteger o jogador. Apesar de tudo ele é temporário e só se pode usar um de cada vez.
  • Shield - Cria um escudo especial para proteger o jogador de tiros, embora não de ataques de espadas.
  • Metalic - Ao ser ativada o jogador vira metal, e fica imobilizado e seu HP é restaurado enquanto permanecer assim. Acaba quando terminar o SP.

Comandos[editar | editar código-fonte]

Esses são os comandos do personagem que podem fazer ele se expressar de diversas maneiras utilizando o teclado. Alguns desses comandos podem ser feitos de modo mais fácil pressionando E + [número correspondente].

Comando Código
Vitória /win
Frustração /frustration
Provocação /provocation (a partir do nível 17)
Saudação /hi
Timidez /shy (a partir do nível 4)
Tristeza /cry
Grande risada /haha
Cumprimento formal /greeting (a parir do nível 13)
Fala /say
Grito /yell
Irritação /anger (a partir do nível 18)
Aplauso /cheer
Tesoura /scissors
Papel /paper
Pedra /rock
Onda (com os braços) /wave (a paritr do nível 20)
Dança 1 /dance (a partir do nível 1)
Dança 2 /Dance 2
Mostrar clã /Clan mark
Comemoração /high
Abraço /hug (a partir do nível 19)
Atingir /hit
Recomendação /recomm (a partir do nível 14)
Humilhação /humiliate (a partir do nível 16)
Cansaço /gasp
Ridiculização /ridicule
Veneração /saebae
Aquecimento /Warming up

Ranks (níveis)[editar | editar código-fonte]

  • Beginner (nível 0)
  • Rookie (níveis 1-9)
  • Super Rookie (níveis 11-19)
  • Amateur (níveis 20-39)
  • Semi-Pro (níveis 40-59)
  • Pro (níveis 60-79)
  • S4 (nível 80)

Chanels[editar | editar código-fonte]

Quanto mais experiência e pontos, maior é o nível do jogador. Também existem chanels específicos para certos níveis de jogadores:

  • Beginer1: Lv0 - Lv20
  • Beginer2 (Burning): Lv0 - Lv20
  • Amateur: Lv15 - Lv 35
  • Amateur2 (Burning): Lv15 - Lv 35
  • Pro1: Lv30 - Lv55
  • Pro2 (Burning): Lv30 - Lv55
  • Elite1: Lv50 - Lv80(S4)
  • Elite2 (Burning): Lv50 - Lv80
  • Free: Lv0 +
  • Free Event: Lv8 +
  • Clã: Lv0 + (só para quem tem clã ou é membro de um)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No chat da versão em inglês de S4 League, "Hitler" é uma palavra censurada. Provavelmente ao fato de Adolf Hitler ter sido responsável pela morte de dezenas de milhões de pessoas.

Referências

  1. Alaplaya announces European S4 League. Página visitada em 2008-09-16.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]