S4 League

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Desenvolvedora Pentavision
Publicadora(s) Neowiz Games
Plataforma(s) Microsoft Windows
PlayStation Portable
Data(s) de lançamento 2006
Gênero(s) Tiro em terceira pessoa
Modos de jogo Multiplayer online
Classificação 12+
Mídia Download na internet

S4 League (em coreano: S4리그) é um jogo multiplayer online de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Pentavision e publicado pela Neowiz Games. Foi lançado na Coreia do Sul e países próximos em 2006 pela Pmang, na Europa em 2008 e no resto do mundo em 2010, pela alaplaya.[1]

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

S4 significa quatro vezes a letra S, que é:

  • Stylish - refere-se ao vestuário único e as habilidades de cada personagem. O jogador pode escolher entre diversas roupas, tipos de face, cabelo e etc., de modo que o personagem fique personalizado. Também se refere aos movimentos de grande dificuldade na vida real, que os personagens fazem.
  • eSper - refere-se às habilidade fictícias e surreais usadas no jogo, como voar, ficar invisível, metalizar-se e etc.
  • Shooting - refere-se ao gênero do jogo, que é de tiro em terceira pessoa.
  • Sports - refere-se ao espírito competitivo dos jogadores e à semelhança do modo Touch Down com futebol e futebol americano.

E League significa liga, que pode se referir a todos os Ss combinados ou às batalhas.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Conta e servers[editar | editar código-fonte]

Quando o jogador começa a jogar em uma conta pela primeira vez, ele pode inicialmente escolher seu personagem e personalizá-lo, e dar um nome à conta. Uma vez confirmado, o nome não pode ser alterado. Jogadores de níveis avançados podem ter até 3 personagens. Após isso, o jogador entra em um grupo de servers de uma determinada região ou língua/grupo de línguas do mundo. Entrando no grupo de servers, é possível ver servers para as línguas/regiões que o usuário escolheu, ou servers adequados para cada rank (nível). Após entrar em um server, o jogador entra no Lobby, que é considerado a base do server. Lá é possível conversar no chat, mudar/comprar equipamento e roupas ou entrar em uma sala para começar a jogar. As salas podem ser escolhidas de acordo com o modo de jogo, o nível de armas e a privacidade. Quando o jogador entra em uma sala, ele entra no Standby, no qual se pode mudar as armas e habilidades somente, e pode clicar em "ready" quando estiver pronto para jogar. Cada Standby possui um "master", que é quem determina as regras da sala e quando o jogo vai começar. O jogo não pode começar até pelo menos um jogador de cada time estiver pronto, sendo assim o master pode clicar em "start".

Controles básicos do personagem[editar | editar código-fonte]

Como todo jogo 3D em terceira pessoa, é possível mover o personagem para todas as direções (cima, baixo, esquerda e direita), e saltar. E em S4 League é possível fazer bem mais, como agachar-se, deslizar-se e etc. É possível correr, e por isso se tem uma barra de SP (speed). O jogador pode portar até três armas e uma habilidade. A maioria das armas possui uma mira, para orientar o jogador onde ele vai atacar/atirar. A habilidade é ativada apertando uma determinada tecla (originalmente Shift). Algumas habilidades não precisam ser ativadas. As habilidades consomem SP. O personagem também possui um medidor de HP (health), que serve para medir a vida. Cada vez que o personagem é atacado, ele perde vida, e quando sua vida acaba, ele morre. Se o personagem for morto, ele ressuscita em 7 segundos, na maioria dos modos, e durante o tempo em que fica morto, pode ver outros personagens do mesmo time (ou, em alguns casos, inimigos) jogando e pode escolher entre uma das sete habilidades adicionais para usar mais tarde. A vida só pode ser recuperada (aumentada) se outro jogador utilizar a arma Mind Energy, e a Rescue Gun que serve para restaurar vida, ou se utilizar a habilidade Metal.

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

Há vários modos de jogo, que podem mudar o objetivo principal do personagem. Em modos que possuem times, são sempre dois times chamados Alpha e Beta. É interessante lembrar que os personagens do time inimigo aparecem com roupas vermelhas na visão do outro time. É impossível matar ou causar dano a personagens do mesmo time, exceto se utilizar a Earth Bomber. Há sempre um limite de tempo que pode variar de 10 a 30 minutos. Se um time todo sair ou a quantidade de jogadores estiver abaixo do mínimo, o jogo acaba imediatamente, e no caso de times, o time restante ganha. A maioria dos modos possui dois tempos e entre eles o jogador pode mudar o personagem. Os modos são os seguintes:

  • Touch Down (TD) - Há dois times de 1 a 6 jogadores cada. Cada um dos times possui um gol em sua base. No centro do mapa, está localzado o mascote do S4, que é chamado de Fumbi. O objetivo é levar o Fumbi até o gol na base inimiga e impedir que o gol seja feito na sua base. O ato de levar o Fumbi até o gol inimigo chama-se Touch Down ou gol. Quando o portador da Fumbi é morto, é possível apanhá-la. A equipe que tiver feito mais Touch Downs ganha. Em caso de empate, a equipe que tiver matado mais pessoas ganha. O modo é baseado no futebol e no futebol americano.

Potuação do personagem para TD(a pontuação do time é o numero de gols que o mesmo fez): Matar um personagem 2pontos; Auxiliar a matar um personagem 1ponto; Pegar o Fumbi 2pontos; Matar o jogador com o Fumbi 4pontos; Auxiliar a matar o jogador com o fumbi 2pontos; Fazer um "Touch Down" 10pontos; Matar um personagem estando com a fumbi 4pontos. Vale ressaltar que o tempo para respawn(renascer depois da morte) é dobrado se você morer com o Fumbi. É possível "soltar" o fumbi passando com ele por um laser azul, essa tática é muito usada pelos jogadores de defesa.

  • Death Match (DM) - Há dois times de um 1 a 6 jogadores cada. O objetivo é matar o maior número de inimigos possível. Cada personagem morto é um ponto para o time de quem o matou. No final, o time que tiver mais pontos ganha.

Pontuação dos personagens em DM(a pontuação do time é o número de adversários que morreram) Matar um personagem 2pontos; Auxiliar a matar um personagem 1ponto.

  • Battle Royal (BR) - Não há times, cada jogador joga por si, sendo no mínimo 4 jogadores e no máximo 12. O objetivo é matar o maior número de personagens possível.

Pontuação do BR: Matar um personagem 2pontos; Auxiliar a matar um personagem 1 ponto; Matar o personagem com maior pontuação 4pontos; Auxiliar a matar o personagem com a maior pontuação 4pontos. Quando se atinge a maior pontuação, o jogador é marcado com um alvo, que todos os outros podem ver.

  • Chaser - É jogado sem times, de 4 a 12 jogadores. Quando iniciado, um jogador é aleatoriamente selecionado para ser o Chaser, que tem defesa superior. Existem vários Chasers, mas o padrão e mais comum é o Daemon/Demon, que se parece com a personificação da morte. O objetivo do jogador que controla o Chaser é matar todos os personagens restantes, e o objetivo desses últimos é permanecerem vivos. O tempo máximo depende do número de jogadores na sala, quanto mais jogadores para o Chaser matar, maior o tempo. Se o Chaser matar todos no limite de tempo, ele vence, e se o Chaser for morto ou não conseguir matar todos, ele perde.

Pontuação de Chaser Para os não-chaser: Vencer a rodada (matando o chaser ou algum jogador ficando vivo) 5pontos; Terminar a rodada sem morrer 10pontos; Encher a 'ScoreBar' 2pontos.(a 'scoreBar' é preenchida com a quantidade de dano que o persongem inflige no Chaser, Aumentar a ScoreBar implica também no "ranking" de dano da sala, quem terminar com o troféu de dano ganha experiência extra no fim da partida.) Matar o chaser 2pontos; Auxiliar a matar o chaser 1ponto. Para o Chaser: Matar o Alvo(que é selecionado em ordem decrescente de pontuação) 4pontos; Matar um jogador Não-Alvo 2pontos.

  • Captain - Há dois times de 1 a 6 jogadores cada. Cada jogador começa com uma coroa para marcar que ele é capitão. Se o jogador for morto, perde a coroa. Quando não restar mais nenhum capitão de um time, o time inimigo vence a rodada. O time que tiver vencido o maior número de rodadas ganha.

Pontuação dos jogadores (a do time é o número de Capitões vivos): Matar um capitão 5pontos; Matar um jogador não-capitão 2pontos; Auxiliar a matar um capitão 3pontos; Auxiliar a matar um jogador não-capitão 1ponto; Ganhar a rodada 5pontos(todos os jogadores do time ganham) Vale ressaltar que os jogadores que não são capitões, podem ver a localização do capitões inimigos.

  • Siege - Há dois times de 1 a 6 jogadores cada. E há três bases ao longo do mapa. Se um dos jogadores fica dentro de uma base por um determinado tempo, até o mostrador preencher 100%, ele consquista a base. E a cada base consquistada, ganha-se itens que dão pontos. Para conquistar uma base rival, é necessário ficar lá o dobro do tempo, pois é necessário "desconquistá-la" primeiro. O jogo não acaba se um time conquistar as 3 bases. O time que tiver mais pontos até o limite de tempo ganha.
  • Arcade - Não há times se pode jogar de 1 a 4 jogadores, cooperativo. É possível jogar por 8 fases diferentes e o modo possui um enredo.
  • Practice - É possível jogar com apenas 1 pessoa. Várias Sentry Guns inimigas aparecem no mapa para serem destruídas pelo jogador. Esse modo pode ser usado para treinar e testar habilidades.

Pontuação: Destruir uma sentry gun 1ponto

  • Tutorial - Esse modo é jogado quando se joga pela primeira vez e pode ser repetido quantas vezes o jogador quiser. O objetivo é concluir todas as missões, que ensinam os controles básicos ao jogador.
  • Conquista - Nesse modo se pode combater em várias fazes, sendo cada fase mais difícil que a anterior. Este jogo pode conter no máximo 1-4 jogadores por sala. Caso consiga vencer seus inimigos (bots) até à última fase, receberá um brinde, uma cápsula "smartpack" respetiva ao "King" desse mesmo modo de jogo.

Armas[editar | editar código-fonte]

Espadas (swords)[editar | editar código-fonte]

É o nome dado às armas brancas. Não podem ser usadas de longe.

  • Plasma Sword - É uma espada azul feita de plasma. O jogador recebe como item permanente uma Training Plasma Sword, que é igual, com exceção de que possui metade da força original.
  • Counter Sword - É a combinação de uma espada medieval com um braço mecânico. Possui muitos tipos de ataque. Os ataques podem ser feitos no ar também.
  • Storm Bat - É um grande taco de baseball, que é forte, mas relativamente lento. Ele pode ser girado e jogar inimigos para longe.
  • Spy Dagger - É uma adaga alaranjada que tem dois ataques. O primário é uma simples facada, que pode matar se for usado várias vezes seguidas no mesmo inimigo. O secundário é uma grande facada, que pode matar um inimigo com nível total de HP com apenas dois ou três ataques.
  • Twin Blade - São duas espadas azuis combinadas com uma corrente. São muito potentes e causam bastante dano, podendo atacar de uma certa distância.
  • Breaker - Um martelo muito poderoso com ataques semelhantes aos da Storm Bat. Ele dispara uma luz roxa sempre que ataca.
  • Gate Breaker - Uma chave Grande, com basicamente as mesmas propriedades do Breaker, é a arma da personagem Lilith, que chegou junto com a segunda Season do jogo.
  • EXO Scythe - Uma nova arma em forma de foice que apareceu na nova Season "Treasure Hunter" que é capaz de mandar o adversário ao ar e matando-o.

Armas de fogo (guns)[editar | editar código-fonte]

A armas de fogo disparam projéteis e podem ser usadas bem de longe, dependendo da arma.

  • Semi-Rifle - É um rifle pequeno, mas potente. Tem a capacidade de zoom.
  • Earth Bomber - Antes conhecida como Mine Gun, é uma espécie de bomba/granada, que pode ser jogada em qualquer lugar e causar um enorme dano no local e em todos os personagens que estiverem lá, inlcusive os do próprio time.
  • Lightning Bomber - Semelhante ao Earth Bomber, é uma bomba que causa um enorme choque.
  • Submachine Gun - É uma arma de mão dupla muito potente. O jogador recebe com item permanente uma Training Submachine Gun, que é idêntica, com a exceção de ter só metade da força.
  • Heavy Machine Gun - É uma metralhadora muito pesada, que pode causar muito dano se usada de perto. Seu ponto fraco é que demora para carregar é não é muito eficiente de longe.
  • Revolver - Uma das armas mais poderosas do jogo se usada de perto.
  • Burst Shotgun - É um espingarda moderna. Causa maior dano de perto.
  • Hand Gun - É um tipo de pistola precisa e potente. Também é muito rápida.
  • Smash Rifle - Arma muito potente, que pode dar vários tiros consecutivos.
  • Gauss Rifle - É um rifle eficiente à distância. Tem grande precisão e causa mais dano que o Semi-Rifle.
  • Cannonade - É um canhão ligado ao braço do personagem. Ele pode ser carregado se o jogador segurar o botão do mouse. Quanto mais tempo carregado, mais dano causará. Ele cria uma explosão esférica que joga todos os inimigos para longe.
  • Sharpshooter - É uma sniper usada pela nova personagem da "Treasure Hunter" (Dartan) . A S.s é capaz de matar o inimigo com apenas um tiro.
  • Rail Gun - Arma muito potente que dispara um raio azul. É possível que mate um personagem em um só disparo.
  • Air Gun - uma grande arma de cano longo que tem um ventilador e é potente.
  • Homing Rifle - Rifle potente que dispara tiros de raio.
  • Spark Rifle - Semelhante ao Homing Rifle, dispara faíscas.
  • Shockwave Gun - Arma de fogo rápido que dispara ondas de choque.
  • Turret - Metralhadora pesada, pode ser montada no chão para não "espalhar" os tiros aumentando assim, a precisão. Ela tem limite de 300 balas, recarregando a cada 100.
  • Assault Rifle - Metralhadora leve, usado a média distância.
  • Rescue Gun - Arma que libera uma bomba no chão, quando alguem passa por essa bomba, ela explode e recupera a vida de pessoas em volta, ela é a única arma capaz de recuperar a vida de Inimigos, então cuidado ao usá-la.

Minds[editar | editar código-fonte]

As minds não disparam projéteis nem batem, elas trabalham retirando ou acrescentando energia.

  • Mind Shock - Causa um choque em inimigos. É útil se usada de perto.
  • Mind Energy - Restaura vida de aliados. É bastante útil em todos os modos.

Sentinelas (sentrys)[editar | editar código-fonte]

As sentinelas são máquinas que fazem o trabalho de proteger o jogador e seus aliados, atacando os inimigos. Elas podem ser destruídas.

  • Sentry Gun - Máquinas que disparam em inimigos próximos com precisão. Só podem ser colocadas uma de cada vez.
  • Senty Nell - Máquinas que deixam o personagem tonto por alguns segundos, de modo que ele não possa se mover nem atacar, e retira parte de seu HP. Só podem ser colocadas uma de cada vez.

Habilidades (skills)[editar | editar código-fonte]

Habilidades são recursos únicos que cada jogador pode usar. Não é possível entrar com mais de uma habilidade ou sem nenhuma. Todas, exceto a Half HP Mastery e a Half SP Mastery, são temporárias. Também, todas elas exceto as quatro primeiras, consomem SP.

  • HP Mastery - Adiciona 30 pontos de HP. Não precisa ser ativada.
  • Half HP Mastery - Adiciona 15 pontos de HP. Não precisa ser ativada.
  • SP Mastery - Adiciona 40 pontos de SP. Não precisa ser ativada.
  • Half SP Mastery - Adiciona 20 pontos de SP. Não precisa ser ativada.
  • Anchoring - É uma prancha movida a uma corrente, que permite ao jogador chegar à lugares altos com rapidez e facilidade.
  • Flying - Consiste em um par de asas que permite ao jogador voar baixo e alto. É possível atirar voando também.
  • Bind - É uma corrente que pode ser usada em inimigos, e os prende por três segundos impedindo-os de ser mover, embora não de atacar.
  • Invisible - Permite ao jogador ficar invisível até o SP acabar. A invisibilidade também acabará se o jogador atacar. É possível perceber o fundo distorcido se olhar com atenção. E se o personagem for mirado, acidentalmente ou não, aparecerá o nome do mesmo.
  • Detect - Permite ao jogador identificar personagens que estão invisíveis.
  • Block - Cria um bloco bem forte para proteger o jogador. Apesar de tudo ele é temporário e só se pode usar um de cada vez.
  • Shield - Cria um escudo especial para proteger o jogador de tiros, embora não de ataques de espadas.
  • Metalic - Ao ser ativada o jogador vira metal, e fica imobilizado e seu HP é restaurado enquanto permanecer assim. Acaba quando terminar o SP.

Comandos[editar | editar código-fonte]

Esses são os comandos do personagem que podem fazer ele se expressar de diversas maneiras utilizando o teclado. Alguns desses comandos podem ser feitos de modo mais fácil pressionando E + [número correspondente].

Comando Código
Vitória /win
Frustração /frustration
Provocação /provocation (a partir do nível 17)
Saudação /hi
Timidez /shy (a partir do nível 4)
Tristeza /cry
Grande risada /haha
Cumprimento formal /greeting (a parir do nível 13)
Fala /say
Grito /yell
Irritação /anger (a partir do nível 18)
Aplauso /cheer
Tesoura /scissors
Papel /paper
Pedra /rock
Onda (com os braços) /wave (a paritr do nível 20)
Dança 1 /dance (a partir do nível 1)
Dança 2 /Dance 2
Mostrar clã /Clan mark
Comemoração /high
Abraço /hug (a partir do nível 19)
Atingir /hit
Recomendação /recomm (a partir do nível 14)
Humilhação /humiliate (a partir do nível 16)
Cansaço /gasp
Ridiculização /ridicule
Veneração /saebae
Aquecimento /Warming up

Ranks (níveis)[editar | editar código-fonte]

  • Beginner (nível 0)
  • Rookie (níveis 1-9)
  • Super Rookie (níveis 11-19)
  • Amateur (níveis 20-39)
  • Semi-Pro (níveis 40-59)
  • Pro (níveis 60-79)
  • S4 (nível 80)

Chanels[editar | editar código-fonte]

Quanto mais experiência e pontos, maior é o nível do jogador. Também existem chanels específicos para certos níveis de jogadores:

  • Beginer1: Lv0 - Lv20
  • Beginer2 (Burning): Lv0 - Lv20
  • Amateur: Lv15 - Lv 35
  • Amateur2 (Burning): Lv15 - Lv 35
  • Pro1: Lv30 - Lv55
  • Pro2 (Burning): Lv30 - Lv55
  • Elite1: Lv50 - Lv80(S4)
  • Elite2 (Burning): Lv50 - Lv80
  • Free: Lv0 +
  • Free Event: Lv8 +
  • Clã: Lv0 + (só para quem tem clã ou é membro de um)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No chat da versão em inglês de S4 League, "Hitler" é uma palavra censurada. Provavelmente ao fato de Adolf Hitler ter sido responsável pela morte de dezenas de milhões de pessoas.

Referências

  1. Alaplaya announces European S4 League. Visitado em 2008-09-16.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]