SA-3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Apollo program insignia.png
SA-3

SA-3 foi o terceiro vôo do Saturno I para o Projeto Apollo e o segundo vôo para o Projeto Highwater da NASA (agência espacial dos EUA)
Lançado do Cabo Canaveral em 16 de novembro de 1962, o vôo teve duração de 4 minutos.
Como no SA-1 e SA-2 a missão do SA-3 também era testar as estruturas do foguete e motor, mas desta vez o primeiro estágio estava completo de propulsor para que os coordenadores pudessem observar a queima do combustível extra no foguete em uma aceleração mais lenta. Houve também mudanças no sistema de verificação de dados, importante para a automação de lançamentos posteriores. Para o Projeto Highwater o vôo levou uma carga de 109.000 litros de água e à 167 km de altura uma carga explosiva detonou o foguete, criando uma nuvem artificial. Apesar de todas as etapas da missão terem sido realizadas com êxito, uma fraca telemetria tornou os resultados questionáveis para o Projeto Highwater.

Parte do "Projeto Apollo" da NASA que ocorreu entre 1961 e 1972, e do Projeto Highwater de 1962.

Ver também[editar | editar código-fonte]