SBT Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SBT Brasília
Sistema Brasileiro de Televisão
TV Studios de Brasília S.A.
SBT Brasília
Brasília, Distrito Federal
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
12 VHF analógico
24 UHF e 12.1 Virtual digital
Outros canais 34 UHF (Gama)
Sede Distrito Federal (Brasil) Brasília, DF
Palácio da Imprensa - Srtvs, Qd. 701, Lote C, Ala A - Asa Sul
Slogan #Compartilhe
Rede SBT
Fundador Silvio Santos
Pertence a Grupo Silvio Santos
Proprietário Silvio Santos
Presidente Guilherme Stoliar
CNPJ 54.065.370/0003-06
Fundação 1 de junho de 1985 (29 anos)
Prefixo ZYA 509
Cobertura Todo o Distrito Federal e partes do Entorno
Nome(s) anteriore(s) TVS Brasília
Página oficial SBT Brasília

SBT Brasília é uma emissora de televisão brasileira com sede em Brasília, no Distrito Federal. Opera no canal 12 VHF de Brasília e conta com uma retransmissora no canal 34 UHF na cidade do Gama.

O SBT Brasília é pertencente ao Grupo Sílvio Santos, assim como a matriz paulistana.

História[editar | editar código-fonte]

A emissora deu início às suas operações em 1º de junho de 1985 com o nome de TVS Brasília. Em 1991, a emissora passou a adotar a atual denominação de SBT Brasília. Apesar da mudança na marca comercial, a razão social da empresa continua sendo TVS: “TV Studios de Brasília S/C Ltda”. A sede da emissora está localizada no Setor de Rádio de TV Sul, quadra 701, lote C, ala A - Edifício Palácio da Imprensa.

Antes de Sílvio Santos conseguir a sua concessão de TV para a capital do país, a programação do SBT no Distrito Federal era transmitida pela TV Brasília canal 6. Depois que a concessão da TVS canal 12 foi publicada no Diário Oficial da União, a TV Brasília se afiliou à antiga Rede Manchete.

Ainda no mesmo ano de sua fundação, o SBT Brasília passou a produzir o telejornal local Cidade 12, que era exibido em conjunto na grade com o nacional Noticentro, feito em São Paulo. A partir de 1988, os telespectadores do Distrito Federal passaram a acompanhar o TJ Brasília, que fazia par com o TJ Brasil, do âncora Boris Casoy. O TJ Brasília deixou o ar em 1991 para ceder espaço na grade ao jornalístico sensacionalista Aqui Agora, transmitido em rede nacional a partir da sede da rede em São Paulo.

No ano seguinte, após os Jogos Olímpicos de Barcelona, a emissora estreou o programa matinal Agenda. O formato era baseado em entrevistas e durou até 1994. Após o fim do programa Agenda, o canal 12 passou a atuar como mera retransmissora do SBT paulistano, sem a inserção de qualquer programação própria.

Anos 2000[editar | editar código-fonte]

No começo da década de 2000, o jornalismo local foi reativado no SBT de Brasília com o telejornal Cidade Viva. Simultaneamente, a emissora lançou o Programa Alternativo, com exibição aos sábados.

No dia 17 de novembro de 2008, estreia seu mais novo telejornal local em duas edições: o Jornal SBT Brasília. O SBT Brasília tinha uma retransmissora em Fortaleza no canal 27. Porém a concessão foi cedida à NordesTV, afiliada ao SBT no Ceará.

No dia 08 de agosto de 2014, os telejornais SBT Brasília e Jornal do SBT Brasília começam a ser exibidos em HD

Programas Locais[editar | editar código-fonte]

  • SBT Brasília HD
  • Jornal do SBT Brasília HD
  • Inside HD
  • Programa Alternativo HD

Audiência[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2013, segundo dados oficiais divulgados pelo Ibope a emissora teve um crescimento de 18% de participação o que garantiu a vice liderança do SBT no Distrito Federal.[1]

Sinal[editar | editar código-fonte]

O sinal do SBT Brasília atinge além do Distrito Federal, cidades goianas do Entorno que recebem o sinal do SBT Brasília pelo Canal 12. Algumas destas cidades abaixo também recebem o sinal da TV Serra Dourada, que é a afiliada oficial do SBT no Estado de Goiás, em frequência UHF.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.