SBT Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SBT Brasília
TV Studios de Brasília S.A.
SBT Brasília
Brasília, Distrito Federal
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
12 VHF analógico
24 UHF e 12.1 Virtual digital
Outros canais 21 (NET Brasília)
34 UHF (Gama)
Sede Distrito Federal (Brasil) Brasília, DF
Palácio da Imprensa - SRTVS, Qd. 701, Lote C, Ala A - Asa Sul
MAPA
Slogan Quem compartilha felicidade, Multiplica
Rede SBT
Fundador Silvio Santos
Pertence a Grupo Silvio Santos
Proprietário Silvio Santos
Presidente Guilherme Stoliar
CNPJ 05.406.537/0003-06
Fundação 1 de junho de 1985 (29 anos)
Prefixo ZYA 509
Cobertura Distrito Federal e Entorno
Nome(s) anteriore(s) TVS Brasília (1985-1990)
Potência 20 kW
Página oficial sbt.com.br/tv/brasilia

SBT Brasília é uma emissora de televisão brasileira sediada em Brasília, no Distrito Federal. Opera no canal 12 VHF e 24 UHF digital, e é uma emissora própria do SBT. Devido a dificuldade de recepção em algumas áreas do sul do Distrito Federal, conta com uma retransmissora no canal 33 UHF na cidade do Gama. Seus estúdios estão localizados no Setor de Rádio e Televisão Sul (SRTVS), na Asa Sul. Seus transmissores analógicos estão na Torre de TV de Brasília, no Eixo Monumental, e seus transmissores digitais na Torre de TV Digital de Brasília, na região administrativa de Sobradinho.

História[editar | editar código-fonte]

1985 a 1999[editar | editar código-fonte]

A emissora deu início às suas operações em 1º de junho de 1985 com o nome de TVS Brasília. Em 1991, a emissora passou a adotar a atual denominação de SBT Brasília. Apesar da mudança na marca comercial, a razão social da empresa continua sendo TVS: “TV Studios de Brasília S/C Ltda”. A sede da emissora está localizada no Setor de Rádio de TV Sul, quadra 701, lote C, ala A - Edifício Palácio da Imprensa.

Antes de Sílvio Santos conseguir a sua concessão de TV para a capital do país, a programação do SBT no Distrito Federal era transmitida pela TV Brasília canal 6. Depois que a concessão da TVS canal 12 foi publicada no Diário Oficial da União, a TV Brasília se afiliou à antiga Rede Manchete.

Ainda no mesmo ano de sua fundação, o SBT Brasília passou a produzir o telejornal local Cidade 12, que era exibido em conjunto na grade com o nacional Noticentro, feito em São Paulo. A partir de 1988, os telespectadores do Distrito Federal passaram a acompanhar o TJ Brasília, que fazia par com o TJ Brasil, do âncora Boris Casoy. O TJ Brasília deixou o ar em 1991 para ceder espaço na grade ao jornalístico sensacionalista Aqui Agora, transmitido em rede nacional a partir da sede da rede em São Paulo.

No ano seguinte, após os Jogos Olímpicos de Barcelona, a emissora estreou o programa matinal Agenda. O formato era baseado em entrevistas e durou até 1994. Após o fim do programa Agenda, o canal 12 passou a atuar como mera retransmissora do SBT paulistano, sem a inserção de qualquer programação própria(apenas comerciais).

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

No começo da década de 2000, o jornalismo local foi reativado no SBT de Brasília com o telejornal Cidade Viva. Simultaneamente, a emissora lançou o Programa Alternativo, com exibição aos sábados. O Cidade Viva foi sucedido em 17 de novembro de 2008, pelo SBT Brasília, cuja 2ª edição, que ia ao ar à noite, é denominada Jornal do SBT Brasília.

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

O SBT Brasília tinha duas retransmissoras em Fortaleza no canal 27 analógico e 29 (27.1) digital . Porém a concessão foi cedida à NordesTV, afiliada ao SBT no Ceará.

Em 4 de agosto de 2014, o SBT Brasília, bem como todas as outras emissoras próprias do SBT, passa a exibir toda a sua programação local em alta definição. A confirmação oficial, no entanto, só veio uma semana depois, em 25 de agosto.

Em 20 de novembro de 2014, a retransmissora do SBT Brasília na cidade do Gama passou a operar no canal 33 em UHF.

Programas[editar | editar código-fonte]

Além de retransmitir a programação nacional do SBT , o SBT Brasília produz os seguintes programas:

  • SBT Brasília : Telejornal , com Williane Rodrigues . De segunda à Sexta , das 12h30 às 13h00 - HD
  • Jornal do SBT Brasília , com Alessandra de Castro e Alex Gusmão . De segunda à sexta , das 19h20 às 19h45 - HD
  • Inside , com Rafaela Dornas . Aos sábados 12h30 ; HD
  • + Brasília , com Potira Lima - Aos sábdos 13h45 ; HD
  • SBT Manhã ( Segunda à Sexta - 06h00 às 07h00 )SBT Brasil ( Segunda à Sábado - 19h45) e Jornal do SBT ( Segunda á Sexta após o The Noite ) - produzidos pela Central de Jornalismo do SBT em São Paulo , no CDT da Anhanguera.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2013, segundo dados oficiais divulgados pelo Ibope a emissora teve um crescimento de 18% de participação o que garantiu a vice liderança do SBT no Distrito Federal.[1]

Atualmente,chega a ser vice-líder de audiência no Distrito Federal.

Sinal[editar | editar código-fonte]

O sinal do SBT Brasília atinge além do Distrito Federal, cidades goianas do Entorno que recebem o sinal do SBT Brasília pelo Canal 12. Algumas destas cidades abaixo também recebem o sinal da TV Serra Dourada, que é a afiliada oficial do SBT no Estado de Goiás, em frequência UHF.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.