SBT Manhã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde 25 de fevereiro de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
SBT Manhã
Informação geral
Formato Telejornal
Gênero Jornalismo
Duração 03 Horas (Duas Reprises, Sendo a das 06h com flashes ao vivo da redação e com exibição para toda a rede)
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Diretor(es) Marcelo Parada
Apresentador(es) Hermano Henning (desde 2006)
Joyce Ribeiro (desde 2005/2006, desde 2013)
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil SBT
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 19 de setembro de 2005 - presente
Cronologia
Programas relacionados Notícias da Manhã
SBT Brasil
Jornal do SBT

SBT Manhã é um telejornal matutino brasileiro, produzido e exibido pelo SBT. Estreou em 2005 sob o comando de Joyce Ribeiro. É apresentado hoje por Hermano Henning e Joyce Ribeiro

História[editar | editar código-fonte]

O telejornal entrou no ar em 19 de setembro de 2005 sob o comando de Joyce Ribeiro e Amália Rocha. Em 2006, com a vinda de Carlos Nascimento da Rede Bandeirantes, que assumiu o comando do Jornal do SBT, Hermano Henning assumiu o comando do SBT Manhã. No fim do mesmo ano, houve uma troca de cenário e vinheta.

Em 2007 Analice Nicolau assumiu a apresentação ao lado de Hermano Henning. Em 27 de julho do mesmo ano o telejornal alcança o primeiro lugar de audiência, empatando com a Rede Globo, fato que nos próximos anos se agravam e se tornam constantes, por muitas vezes sendo o telejornal de maior audiência da emissora.

Em 26 de janeiro de 2009, acontece uma renovação na abertura, na trilha e nos gráficos do jornal. A abertura e trilha do jornal deixam de ser inspirados no Telediario, da TVE espanhola, e passam a ser uma criação do setor de Criação Visual do SBT. Apesar da alteração, o cenário do telejornal continua sendo o mesmo, e o formato não sofreu alterações. A partir de 1 de março de 2010 o jornal ganhou novo cenário.

Em 2012, estreia em São Paulo um bloco ao vivo apresentado por Rodolpho Gamberini com duração de meia hora. Em 12 de Março de 2012, o telejornal passa a ser apresentado provisoriamente no estúdio 4 do SBT devido as reformas na redação da emissora. Em 05 de novembro, com a saída de Gamberini, César Filho assume definitivamente a edição local, que passa contar com uma hora de duração. Em 18 de Março de 2013 o telejornal ganha novo cenário e pacote gráfico, juntamente com os outros telejornais da emissora. Em 13 de Maio de 2013 Joyce Ribeiro retorna ao SBT Manhã em substituição a Analice Nicolau, que devido a problemas pessoais deixa o telejornal.

Em 10 de junho de 2013, devido aos ótimos índices de audiência, a edição local se transforma no SBT Manhã 2ª Edição. Agora é exibido em duas horas, sendo a primeira hora exibida para São Paulo, parabólica e nas emissoras próprias do SBT no Rio de Janeiro (a partir das 07h30 min), Brasilia, Porto Alegre (A partir das 07h30 min) e Belém além de ser exibidos em 80% do estado de Minas Gerais (via TV Alterosa/MG) e em todo do estado do Espírito Santo (pela TV Tribuna) e nas regiões de Campinas/SP e Santos/SP(pela Rede VTV) devido essas emissoras não terem jornalismo local pela manhã. A segunda hora, a partir das 8:00, para todo o país. com a participação do SBT Rio de Janeiro,SBT RS,SBT Brasília e de várias afiliadas como a TV Alterosa,TV Jornal Recife,TV Aratu,TV Serra Dourada entre outras. Em dia 9 de junho de 2014, após um ano, a segunda edição do SBT Manhã é transformada em revista eletrônica com nome Notícias da Manhã, separando o telejornal de César e de Hermano e Joyce Ribeiro.

Versões locais[editar | editar código-fonte]

O SBT também ganhou versões locais em emissoras próprias do SBT, como por exemplo: SBT Rio Grande Manhã, SBT Rio Manhã e SBT Pará Manhã.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Apresentadores Eventuais[editar | editar código-fonte]

A ex-apresentadora do SBT Manhã, Analice Nicolau.

Ex-Apersentadores[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Durante a semana, as principais notícias que viraram destaque no SBT Manhã e nos demais telejornais do SBT serão reprisados no Jornal da semana SBT, aos domingos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.