SFR

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

SFR (Société Française de Radiotéléphone) é um operador de telemóveis francês. É o segundo operador francês depois de Orange. Têm dois principais accionistas: Vivendi (56%) e Vodafone (44%).

Actualmente, com 19,3 milhões de clientes e 8.000 colaboradores, SFR é o segundo operador de telemóveis em França e o primeiro em vendas (novos clientes) em 2003, 2004 e 2005. Também é o primeiro operador UMTS em França em número de clientes.

SFR também pode ser parte de uma memoria de dados de um microcontrolador. SFR (Special Funcion Register) são as especificações do funcionamento do microcontrolador, ou melhor, um espaço especial para registos do CPU e de interface com os periféricos internos.

SFR está situado entre o endereço 80H e FFH, só é possivel aceder de modo directo e não constitui um espaço de memória para variáveis. Neste espaço estão alocados registos do CPU e de acesso aos periféricos que constituem o microcontrolador. O facto dos registos de acesso a periféricos estarem alocados no espaço de endereçamento do CPU, levou a que não tenham sido criadas instruções específicas para entrada e saída de dados. Como alguns dos registos do CPU estão alocados neste espaço, estes podem ser evocados como parâmetro de uma instrução, pelo nome (codificado no código da instrução) ou pelo seu endereço. Este facto, leva a que possam ser construídas instruções, que não estão explícitas no conjunto das instruções (Ex.: ADD A,ACC). Alguns dos registos do SFR permitem o acesso individual a cada um dos seus bits, recebendo nestes casos a denominação de registos endereçáveis ao bit.Para que o endereço do registo coincida com o endereço do bit de menor peso desse registo, os registos com esta característica estão alojados em endereços cujos três bits de menor peso têm o valor zero.

Ligações externas

http://www.deetc.isel.ipl.pt/sistemasdigitais/fm/Artigos/MCS-51/Cap2_MCS-51_v2.0.pdf