SIGINT

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

SIGINT (acrônimo de signals intelligence) é o termo inglês usado para descrever a atividade da coleta de informações ou inteligência através da interceptação de sinais de comunicação entre pessoas ou máquinas.

Atualmente, a SIGINT é a maior fonte de informação dos serviços de inteligência, ao contrário do passado, quando a HUMINT (human intelligence) dominava. Porém, a junção de todas as formas é que permite resultados eficientes. Por exemplo, uma transmissão de dados pode vir codificada com um código que pode ser obtido apenas por um espião.

Subdisciplinas

SIGINT tem as seguintes sub-categorias:

  • COMINT, abreviatura de communications intelligence, focado nas comunicações humanas
  • ELINT, abreviatura de electronic intelligence. focado no uso de sensores para obter dados principalmente sobre a rede de defesa inimiga, como alcance de radares.
  • FISINT, sigla para foreign instrumentation intelligence, focado em comunicações não humanas, como telemetria de mísseis.

Muitas vezes as atividades de COMINT são descritas como SIGINT, o que pode causar confusão.

Contexto

Cada vez mais a SIGINT vem se tornado central para os militares, e também para o corpo diplomático, desde o desenvolvimento das telecomunicações e sua aplicação militar, além da mecanização que aumentou a velocidade e raio de atuação das forças, como a blitzkrieg e o uso do submarino e da aviação militar, todos fortes usuários do rádio.

Vários fatos podem comprovar a importância das SIGINT na guerra moderna:

Atividades passadas e atuais

Ver também

Ligações externas

Científicas e (escritório do programa de Avaliação de Opções Técnicas) no desenvolvimento de tecnologia de vigilância e risco de abuso de informação econômica.

Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.