SOCOM II: U.S. Navy SEALs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SOCOM II: U.S. Navy SEALs
Produtora Zipper Interactive e U.S. Navy
Editora(s) Sony Computer Entertainment
Plataforma(s) PlayStation 2
Série SOCOM
Data(s) de lançamento 4 de novembro de 2003 (10 anos)
Gênero(s) Tiro em terceira pessoa
Modos de jogo Singleplayer, Multiplayer
Classificação ESRB: M
Média DVD-ROM
Controles DualShock 2, Headset

SOCOM II: U.S. Navy SEALs é um jogo de tiro em terceira pessoa lançado exclusivamente para PlayStation 2. Desenvolvido pela Zipper Interactive com a parceira da marinha americana e publicado pela Sony Computer Entertainment.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

SOCOM II é um jogo de tiro em terceira pessoa para PlayStation 2. Possui um total de 12 fases divididas em 4 países diferentes: Albânia, Brasil, Argélia e Rússia, cada uma com 3 missões cada. Você é o líder de uma equipe composta por quatro homens, divididos em dois times: Able: Specter(jogador) e Jester; Bravo: Wardog e Vandal, mas em alguns casos você terá a ajuda de combatentes de outras unidades antiterroristas, que substituirão o time Bravo em algumas missões. Sabre e Reaver da SAS, nas missões na Albânia e Polaris e Bloodshot, do Spetnaz, na Rússia.

O jogo combina elementos de ação táctica, estratégia, trabalho de equipe e furtividade que lembra muito a série Rainbow Six e Ghost Recon. A cada missão concluída com êxito você receberá uma nota que varia entre A a F, baseando-se em 4 categorias que avaliam o desempenho do jogador em cada missão: Stealth (furtividade), Accurancy (precisão), Teamwork (trabalho de equipe) e Objective Completion (Objetivos Completados). Cada uma varia entre 0% a 100%: em Stealth, se você for o mais "invisível" possível, a nota nessa quesito será maior; em Accurancy, se os seus disparos forem altamente precisos (como um único tiro na cabeça); em Teamwork, se você for um líder que trabalha em conjunto com seus companheiros, não faz tudo sozinho e não os manda para perigos de morte certa, maior será a pontuação final e em Objective Completion, quantos objetivos você conseguiu cumprir naquela missão.

Existem 3 tipos de objetivos em cada missão: Primary Objectives (objetivos primários), Secondary Objectives (objetivos secundários) e Bonus Objectives (objetivos bônus).

Primary Objectives[editar | editar código-fonte]

São os objetivos principais da missão, aquelas que você tem a obrigação de cumprir, do contrário a missão será dada como falhida.

Secondary Objectives[editar | editar código-fonte]

São objetivos que você não tem a obrigação de cumprir mas seu desempenho na missão pode interferir diretamente do cumprimento do objetivo. Por exemplo: se numa missão que pede para você agir silenciosamente e você sai atacando o inimigo e provoca um tiroteio, ou, numa ocasião que você pode capturar um importante inimigo e acaba matando-o, o objetivo secundário pode não a vir ser cumprido.

Bonus Objectives[editar | editar código-fonte]

São objetivos "escondidos" na missão, assim como no anterior, seu desempenho pode comprometer o cumprimento desse objetivo. Ele não aparece claro como os anteriores, mas se você fizer algo "extra" na missão como conseguir provas que comprometem uma organização terrorista ou prender um inimigo importante, faz com que você consiga cumprir esses objetivos.

Existem, porém, outras coisas que podem interferir no sucesso ou fracasso da missão: você não pode disparar em seus companheiros, do contrário eles atirarão contra você. Até dois deles podem morrer na missão, se os três perecerem, ou você, a missão falhará. Não cumprir os objetivos primários. Algum informante ou refém importante ser morto.

O jogo também possui uma modalidade multiplayer para até 16 jogadores e suporte a Headset, possibilitando comunicar-se por voz com seus companheiros.

Missões[editar | editar código-fonte]

Operation Rapid Kill[editar | editar código-fonte]

São as primeiras missões, ocorrem na Albânia e seus inimigos são um grupo de terroristas chamdos de Sesseri Syndicate. Nessas missões você terá que destruir estoques de armas, interceptar o recebimento de armas em uma usina e matar ou capturar os três líderes do Sesseri num castelo abandonado. Mas para tanto você terá a ajuda de dois combatentes da britânica SAS que substituirão o grupo Bravo na segunda e terceira missões.

Operation Goog Neighbors[editar | editar código-fonte]

São as missões que acontecem no Brasil. Um movimento terrorista chamado Revolutionary Army Forces of Brazil (Forças Armadas Revolucionárias do Brasil - RAFB) ameaçam tomar o controle político no país. Como objetivos principais você terá que capturar uma das líderes do grupo e levá-la para interrogatório; destruir uma fábrica de cocaína e atacar o hangar onde o avião responsável pelo transporte fica estacionado; evitar que os terroristas detonem bombas numa importante usina hidroelétrica, a de Itaipu no Paraná.

Operation Keeping Faith[editar | editar código-fonte]

Dessa vez as missões são na Argélia. Nela você terá que resgatar os integrantes do CHA, um grupo de pacificadores que foram atacados pelas forças do General Mahmood e resgatar duas pessoas da embaixada americana dos ataques inimigos.

Operation Stormcloud[editar | editar código-fonte]

Na Rússia, um grupo terrorista chamada de Force Majuear tem planejado e fabricado bombas nucleares e deseja explodí-las em solo americano. Novamente o time Bravo será substituído por dois combatentes de uma unidade antiterrorista local, o Spetnaz. Nessas missões você terá que encontrar plantas de bombas, explodir laboratórios secretos, escoltar um especialista em bombas por túneis subterrâneos e desamar uma série de bombas a bordo de um navio cargueiro.

Armas[editar | editar código-fonte]

O jogo oferece uma gama de armamentos que você poderá usar nas missões, algumas possuem versões com ou sem silenciador, mira telescópica, mira térmica ou lançador de granadas. Além de todo tipo de granadas e explosivos. Os terroristas também possuem armas que você poderá usar nas missões, e quando você trabalha em conjunto com a SAS ou o Spetnaz as armas deles também são adicionadas ao inventário onde você escolhe que armamento usar. Por razões legais algumas armas tiveram seu nome trocado, por exemplo, a FN P90 foi chamada de F90 e a MP5 foi chamada de HK5. Existem armas especiais que ao terminar o jogo em determinada dificuldade você destrava para usar.

Entretanto, somente o jogador tem acesso a todas as armas disponíveis. Embora os integrantes do grupo controlados pelo computador tenham a seu dispor a maior parte do armamento, para eles não está liberado o uso de algumas armas e minas.

Extras[editar | editar código-fonte]

O jogo possui uma série de extras que você destrava ao terminar o jogo em determinada dificuldade, e, quanto maior o nível de dificuldade mais extras do jogo você poderá destravar. Dentre elas temos: níveis de dificuldade mais altos, skins de personagens do jogo para usar nas partidas multiplayer, vídeos de como fizeram o jogo, músicas, armas de todos os grupos terroristas e antiterrorista, entre outros.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os diálogos dos inimigos e outros personagens foram dublados no idioma do país em que a missão ocorre. As missões no Brasil tem diálogos em português.
  • Algumas músicas que tocam no jogo são músicas populares brasileiras.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]