SQLyog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

SQLyog é um programa desenvolvido pela WEByog Enterprise que possibilita a edição de bancos de dados Mysql, que baseados na linguagem SQL. Utilizado na criação, edição, sincronização de banco de dados internos e em servidores. É disponibilizado em duas versões, Enterprise, paga, e Community, gratuita e de código aberto.

Conectando a banco de dados internos e externos[editar | editar código-fonte]

Para utilizar o programa em plataforma Windows baixe a versão desejada no site dos desenvolvedores e instale.

O processo é bem simples.

  • Configure então uma nova conexão
  • Para acessar o BD local: entre no campo Host com localhost, em User Name o usuário do mysql(geralmente root) e em Password a senha utilizada. No campo Port por padrão é utilizado a porta 3306. Caso tenha mudado a porta na instalação do Mysql coloque a nova porta. Se não tem idéia do que estou falando continue com o padrão mesmo. No campo Database deixe em branco para acessar todas os banco de dados ou digite o nome de um BD específico para acessar somente ele. Salve agora essa configuração e clique em Connect, e ele mostrará as tabelas de seu BD Mysql local.
  • Para acessar um BD externo (de um site ou servidor):
  • Há duas opções para acesso de BD externo:
  • A 1ª consiste em digitar direto a url ou IP de seu site no campo Host, e preencher os campos seguintes com os mesmos conteúdos(mas agora, com as configurações do banco mysql de seu servidor) explicadas anteriormente e simplesmente clicar em Connect para finalizar *Caso a 1ª opção não funcione ou não esteja habilitada no seu servidor há uma 2ª opção: *Entre no FTP do site que se deseja acessar o banco mysql
  • Copie o arquivo chamado SQLyogTunnel.php que está dentro da pasta de instalação do programa para a raiz do site (ele ficará então no endereço de seu site assim, depois de transferido: http://www.seudominio.com.br/SQLyogTunnel.php
  • Agora, nas opções de Nova Conexão no SQLyog acesse a aba Tunnel e habilite a opção Use HTTP Tunnel'
  • na opção URL coloque a url de onde está seu arquivo transferido no ftp(http://www.seudominio.com.br/SQLyogTunnel.php)
  • Volte a aba Server e preencha normalmente os campos, mas como se fosse um servidor local (colocando assim, no campo Host localhost, ao invés da url)
  • Preencha o campo User Name com o nome do usuário e Password com a senha do mesmo. No campo Databases deixe em branco para que seja possível ver todas os bancos de dados que esse usuário tem acesso
  • Clique em Connect e pronto, já é possível criar novas tabelas e mexer nos bancos de dados já existentes.

Fazendo Backup e Restauração de Banco de Dados[editar | editar código-fonte]

-Clique com o botão direito no banco de dados que deseja fazer o backup. Selecione a opção Run MySql Backup Command... -Selecione agora o caminho onde será salvo o arquivo de backup, e crie um pasta nova para salvar ele -Selecione as tabelas que deseja fazer o backup e clique em Backup -Se não retornar erro algum seu backup foi feito com sucesso!!

-Clique com o botão direito no banco de dados que deseja fazer o backup. Selecione a opção Run MySql Restore Command... -Selecione agora a pasta onde está salvo o backup -Selecione as tabelas que deseja restaurar e clique em Restore -Se não retornar erro algum seu banco foi restaurado com sucesso!! (OBS: para que a restauração funcione corretamente, o backup E a restauração devem ser feitos pelo mesmo programa)