SS Gallic (1894)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SS Gallic
Carreira
Proprietário White Star flag NEW.svg White Star Line
Fabricante John Scott & Co., Kinghorn, Fife
Lançamento 1894
Porto de registo Government Ensign of the United Kingdom.svg Liverpool
Estado Desmontado
Características gerais
Tonelagem 461 t
Largura 8,6 m
Comprimento 45,7 m
Propulsão 2 motores de duplo cilindro, alimentando duas hélices
Velocidade 12 nós (22 km/h)
Carga 1 200 passageiros e correio

SS Gallic foi um barco a vapor, construído em 1894 com seu nome inicial de SS Birkenhead por John Scott & Co, Kinghorn, Fife. Ele foi detido e operado pela Birkenhead Corporation como uma balsa no Rio Mersey até ser vendida para a White Star Line em 1907 para o uso de transportar passageiros para diversas empresas de transatlânticos.

O navio tinha como base o porto de Cherbourg, mas logo foi considerado muito pequeno para ser usado como barco auxiliar nos navios da frota White Star Line. Quando Joseph Bruce Ismay propôs a construção da Classe Olympic, a empresa decidiu construir dois novos barcos auxiliares, o SS Nomadic (para a primeira e segunda classe de passageiros) e o SS Traffic (para passageiros da terceira classe).

Gallic foi mantido por um curto espaço de tempo em Cherbourg, onde foi utilizado como um barco para o transporte de bagagens. O sucesso do Nomadic e do Traffic tornou desnecessários os serviços prestados pelo Gallic, o navio saiu de operação em 1913 e logo em seguida foi desmontado.

Referências