STS-126

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
STS-126
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Ônibus espacial Endeavour
Lançamento 15 de novembro de 2008 às 00:55 UTC
Plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy
Aterrissagem 30 de novembro de 2008 às 21:25 UTC
Base de Edwards
Órbitas 251
Duração 15 dias, 20 horas, 29 minutos e 37 segundos
Altitude orbital 351 km
Inclinação orbital 51.6 graus
Distância percorrida 10,61 milhões de Km
Imagem da tripulação
Magnus, Bowen, Pettit, Ferguson, Boe, Kimbrough e Stefanyshyn-Piper
Magnus, Bowen, Pettit, Ferguson, Boe, Kimbrough e Stefanyshyn-Piper
Navegação
Último
Último
STS-124 STS-124 patch.svg
STS-119 STS-119 patch.png
Próximo
Próximo

STS-126 foi uma missão da NASA com o ônibus espacial Endeavour, que deu continuidade a construção da Estação Espacial Internacional. Foi a 27ª missão para a ISS, e 124º voo de um Ônibus Espacial, também recebendo a denominação de missão ULF2. O lançamento estava previsto para o dia 16 de outubro, contudo a demora na entrega do tanque de combustível e o sucessivos adiamentos do lançamento da missão STS-125 postergou o início da missão para o dia 15 de novembro de 2008.

O Endeavour deveria ser lançado após a missão STS-125, que tem como meta reparos no telescópio espacial Hubble, mas problemas no sistema de transmissão de dados do telescópio espacial adiaram a missão para maio de 2009.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Levado para ISS Expedição 18[editar | editar código-fonte]

Trazido da ISS Expedição 18[editar | editar código-fonte]

Parâmetros da missão[editar | editar código-fonte]

Objetivos[editar | editar código-fonte]

A missão STS-126 teve como principal objetivo, por meio de quatro caminhadas espaciais, reparar e lubrificar a junta rotatória de um dos painéis solares da ISS, que estava travado a mais de um ano. Os astronautas também instalaram um novo banheiro no complexo espacial e duas novas cabines de dormir, além de equipar a cozinha com novos microondas, uma geladeira e um distribuidor de água, na academia bem como novos equipamentos especialmente adaptados para a gravidade zero. Foi instalado também sistema de reciclagem de água, de US$ 250 milhões, que transforma água suja e urina em água potável, o objetivo das mudanças é de capacitar a ISS para uma equipe permanente de seis pessoas, o dobro da atual.

A missão também trocou parte da tripulação da ISS, a engenheira de voo Sandra Magnus substitui o engenheiro de voo Gregory Chamitoff que retorna à Terra. Foi também será o último voo do módulo de suprimentos Leonardo.

Dia a dia[editar | editar código-fonte]

Lançamento do Endeavour
Endeavour se aproxima da ISS
A bolsa de instrumentos perdida pela astronauta Heide Stefanyshyn-Pipe voa para longe da estação.
Bowen durante terceira EVA
Bowen durante quarta EVA
O Endeavour pousando na Base de Edwards na California.

15 de Novembro - Sábado

O ônibus espacial Endeavour partiu com sucesso rumo à Estação Espacial Internacional, o céu estava limpo, pouco depois de se dissipar o mau tempo na região onde está localizado o Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Este foi o 31º lançamento noturno de um ônibus espacial e o 22º voo do Endeavour. É realizado a checagem no escudo da espaçonave, feito com o braço robô do Endeavour.

16 de Novembro - Domingo

O ônibus espacial Endeavour se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional às 22h01min UTC. Os astronautas iniciaram as revisões finais antes de abrirem as comportas, foram tiradas cerca de 300 fotografias do escudo térmico da nave para constatar que não sofreu danos importantes durante a partida.

17 de Novembro - Segunda-feira

O Módulo Logístico Leonardo é acoplado à Estação Espacial. A bordo do Leonardo estão os componentes que serão instalados no laboratório Destiny e no módulo Harmony da ISS, que são: um novo banheiro, duas novas cabines de dormir, mais equipamentos de ginástica, além de equipar a cozinha com novos microondas, uma geladeira e um novo dispositivo que pode reciclar líquidos, incluindo urina, em água potável, o sistema que destila, filtra, ioniza e oxida os líquidos vai "fazer com que o café de ontem seja o café de hoje", segundo os astronautas.

18 de Novembro - Terça-feira

Os astronautas Heide Stefanyshyn-Piper e Steve Bowen, realizaram a primeira caminhada espacial, que terminou apenas no início do dia seguinte após quase sete horas de trabalho. A caminhada acabou sendo marcada por um fato inusitado, a astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper perdeu sua bolsa de ferramentas após a explosão de um aplicador de graxa, o acidente ocorreu quando ela tentava limpar e liberar uma junta emperrada na ISS.

A bolsa, que é do tamanho de uma mochila, foi um dos maiores objetos já perdidos no espaço, Heide teve que dividir o uso do material com Steve, já que o corrido se deu logo no início da operação, muita graxa tería se espalhado pela câmera de vídeo e pelas luvas da astronauta, que logo viu a bolsa escapar de suas mãos e voar para o infinito.

19 de Novembro - Quarta-feira

Os astronautas passaram o dia transferindo equipamentos e suprimentos do Endeavour e do Módulo Leonardo para a ISS, e deram início aos preparativos para a segunda caminha espacial.

20 de Novembro - Quinta-feira

Os astronautas Shane Kimbrough e Heidemarie Stefanyshyn-Piper realizaram a segunda caminhada espacial, que durou cerca de 6h45min e terminou apenas no começo do dia seguinte, 0h43min (UTC). Com o nível de dióxido de carbono mais alto do que o previsto, o alarme do traje espacial de Stefanyshyn-Piper disparou e acabou antecipando o fim da caminhada em alguns minutos.

Dentre as tarefas realizadas, uma foi inspecionar uma velha mancha em um cabo que passa energia e dados entre a estação e o carrinho, foi usado o braço robótico "Canadarm2" da ISS, operado pelos astronautas Sandra Magnus e Don Pettit de dentro do laboratório orbital.

Os astronautas e cosmonautas comemoram o décimo ano da satelização do núcleo original da ISS, o módulo russo Zarya.

21 de Novembro - Sexta-feira

As tripulações do Endeavour e da ISS continuaram a transferência de equipamentos e suprimentos do Módulo Leonardo para a estação. Também fizeram os preparativos para a caminhada de sábado, que será realizada pelos astronautas Heide Stefanyshyn-Piper e Steve Bowen. Os testes com o novo sistema que recicla urina e outros liquidos em água potável foram interrompidos devido a um defeito no mecanismo da centrífuga, no aparelho de destilação, a NASA informou que as experiências serão retomadas assim que achar conveniente.

22 de Novembro - Sábado

Steve Bowen e Heide Stefanyshyn Piper realizaram a terceira caminhada espacial, dando continuidade à limpeza e lubrificação de peças de metal que prendem uma junta rotatória de painéis solares em boreste, dentre as principais tarefas uma foi substituir cinco das 12 peças que contornam a junta rotatória. Foram usados panos engordurados e uma pistola de graxa improvisada, em substituição do equipamento que se perdeu durante a segunda caminhada.

23 de Novembro - Domingo

Os astronautas passaram o dia trasferindo mais equipamentos e provisões à Estação Espacial Internacional, além de fazer todos os preparativos para a quarta e última caminhada espacial. O comandante da ISS, Michael Fincke, recebeu instruções da NASA para modificar a montagem de uma centrífuga no sistema que recicla urina e outros liquidos em água potável, para que assim tente resolver o persistente problema do equipamento.

24 de Novembro - Segunda-feira

A NASA adiou em um dia o retorno do ônibus espacial Endeavour, para que os astronautas possam ter mais tempo para consertar o equipamento que recicla liquidos, o objetivo é trazer amostras do materal para a Terra a fim de pesquisar a qualidade do processo.

Steve Bowen e Shane Kimbrough realizaram à quarta e última caminha espacial que durou pouco mais de seis horas, dentre os principais trabalhos eles continuaram a lubrificação das juntas rotatórias dos painéis solares da ISS, além de reinstalar as cobertas térmicas que os protegem das mudanças extremas da temperatura espacial, também repararam um mecanismo que não tinha funcionado adequadamente em uma dessas juntas, além de recolher materiais que retornarão à Terra.

25 de Novembro - Terça-feira

A tripulação dedicou boa parte do dia para concluir a transferência do abastecimento. Também foi concluído o reparo do painel solar, e pela primeira vez em mais de um ano, o painel foi alinhado ao sol para um teste para verificar se o concerto foi de fato efetivo.

26 de Novembro - Quarta-feira

O astronautas consertaram o problema que afetava o funcionamento do "Water Recovery System" (Sistema de Recuperação de Água), com modificações efetuadas domingo e segunda-feira, assim poderão trazer amostras para serem analisadas na Terra. Concluído o desembarque de carga entre as duas naves, o módulo Leonardo foi dasacoplado da ISS e posicionado no compartimento de carga do Endeavour, como primeiro passo para o retorno do ônibus espacial à Terra.

27 de Novembro - Quinta-feira

As tripulações do Endeavour e da ISS comemoram o dia de Ação de Graças e se preparam para a partida do ônibus espacial.

28 de Novembro - Sexta-feira

O ônibus espacial Endeavour se desacoplou da ISS e iniciou o retono à Terra. O piloto Eric Boe realizou uma manobra de 360 graus para que os tripulantes da ISS observassem e obtivessem imagens de toda a nave, visando detectar possíveis rupturas na cobertura térmica.

29 de Novembro - Sábado

Os astronautas do ônibus espacial Endeavour guardaram os equipamentos e testaram os sistemas de pouso, preparando-se para o retorno à Terra programado para domingo.

30 de Novembro - Domingo

O Endeavour pousou às 21h25 (UTC) na base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia, após condições climáticas desfavoráveis terem cancelado o pouso do ônibus espacial no KSC.

Caminhadas espaciais[editar | editar código-fonte]

EVA # Astronautas Início (UTC) Fim (UTC) Duração
EVA 1
Heidemarie Stefanyshyn-Piper
Stephen Bowen
18 de Novembro
18:09
19 de Novembro
01:01
6 horas, 52 minutos
Transferir um tanque vazio nitrogênio para o compartimento de carga do ônibus espacial, remover uma cobertura sobre o isolamento externo do Kibo visando facilitar o mecanismo de atracação e iniciar limpeza e lubrificação do SARJ
EVA 2
Stefanyshyn-Piper
Robert Kimbrough
20 de Novembro
17:58
21 de Novembro
00:43
6 horas, 45 minutos
Continuar a limpeza e lubrificação do SARJ
EVA 3
Stefanyshyn-Piper
Bowen
22 de Novembro
18:01
23 de Novembro
00:58
6 horas, 57 minutos
Continuar a limpeza e lubrificação do SARJ
EVA 4
Bowen
Kimbrough
24 de Novembro
18:24
25 de Novembro
00:31
6 horas, 7 minutos
Lubrificar o SARJ, instalar câmaras de vídeo, voltar a instalar a cobertura isolante do Kibo facilitando o mecanismo de atracação externo. instalação de corrimões espaciais no Kibo, posicionamento Global por Satélite (GPS) antenas, fotografar radiadores, e fotografar escova sistema de cabos umbilicais

Hora de acordar[editar | editar código-fonte]

No que se tornou uma tradição nas missões espaciais, é tocada uma música no começo de cada dia, escolhida especialmente por terem uma ligação com algum tripulante ou mesmo com a situação de momento

Veja também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre STS-126

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
STS-124
Programa de Ônibus espaciais
Sucedido por
STS-119