STS-128

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
STS-128
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Ônibus espacial Discovery
Lançamento 29 de agosto de 2009 03h59 UTC
Plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy
Aterrissagem 11 de setembro de 2009 00h53 UTC
Base Aérea de Edwards
Órbitas não determinado
Duração 13 dias
Altitude orbital 348 km [1]
Inclinação orbital 51.6 graus
Distância percorrida não determinado
Navegação
Último
Último
STS-127 STS-127 patch.png
STS-129 STS-129 patch.png
Próximo
Próximo
Discovery na Plataforma 39A
Discovery pronto para o lançamento
Discovery durante o lançamento
Nicole Stott durante 1ª EVA
A ISS vista do Discovery

STS-128 foi uma missão da NASA realizada pelo ônibus espacial Discovery que transportou o Módulo de Logística Multifuncional Leonardo com novos equipamentos para a Estação Espacial Internacional, possibilitando aparelhar a ISS para a nova tripulação permanente de seis astronautas.

O lançamento ocorreu às 3h59 UTC na madrugada do dia 29 de agosto de 2009 [2] . Foi a missão 17A para a construção da ISS, sendo o 128° voo de um ônibus espacial e a 30ª missão, deste tipo de nave, até a ISS.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Levado para a ISS Expedição 20[editar | editar código-fonte]

Trazido da ISS Expedição 20[editar | editar código-fonte]

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Os principais objetivos programados da STS-128 são realizar três caminhadas espaciais com o objetivo de remover e substituir experimentos do lado de fora do laboratório da ESA, o Columbus, substituir um tanque de amônia. O Discovery também transportará o Módulo de Logística Multifuncional Leonardo com com novos equipamentos, entre eles uma nova esteira e experimentos científicos (com ratos geneticamente modificados), possibilitando incrementar a ISS para a nova tripulação permanente de seis pessoas.

Pré-Lançamento[editar | editar código-fonte]

O início da missão STS-128 estava agendado para 7 de agosto de 2009, contudo devido aos sucessivos atrasos no começo da STS-127, provocados pelo vazamento de hidrogênio no sistema de abastecimento do tanque externo, o lançamento foi marcado para o dia 25 de agosto de 2009. No dia 5 de agosto o Discovery é transportado para a plataforma de lançamento, contudo uma tempestade com trovões atrasou o procedimento [3] . Em 24 de agosto a Nasa havia confirmado o lançamento para a madrugada do dia 25 de agosto. [4] Contudo, foi cancelado devido ao mau tempo [5] no KSC. A agência espacial norte-americana remarcou o lançamento para a madrugada do dia 26, que foi também adiado devido a problemas em uma válvula de combustível [6] . A Nasa anunciou que que uma nova tentativa para o lançameto seria feita no dia 28 de agosto de 2009 [7] , contudo foi também postergado para que os engenheiros da agência espacial pudesse fazer um nova avaliação e o início do voo foi agendado para o dia 29 do mesmo mês quando finalmente ocorreu o lançamento [8] .

Dia a dia[editar | editar código-fonte]

29 de agosto - Sábado

Após três cancelamentos o Discovery parte transportando sete toneladas de equipamentos para a ISS.

31 de agosto - Segunda-feira

O ônibus espacial Discovery se acoplou com sucesso à ISS, as cerca de oito toneladas em equipamentos incluindo um seis ratos geneticamente manipulados foram transferidas para a Estação Espacial Internacional. Os astronautas aproveitaram o sucesso da acoplagem para comemorar o 25º aniversário do primeiro vôo do Discovery.

1 de setembro - Terça-feira

Dois astronautas do Discovery se preparam para realizar a primeira das três saídas ao espaço, John Olivas e Nicole Stott passaram praticamente a noite toda na câmara de descompressão da ISS, um dos objetivos é desmontar um grande reservatório vazio de amoníaco em uma das plataformas da Estação, que serve para a refrigeração, será usado o braço robótico que o colocará posteriormente no compartimento de carga da nave.

2 de setembro - Quarta-feira

Os astronautas John Olivas e Nicole Stott realizaram a primeira das três caminhadas especiais. Na jornada de trabalho que durou mais seis horas eles tiraram um tanque de amoníaco da viga central da ISS, esse tanque, que será substituído, faz parte do sistema de esfriamento do complexo "Alfa". O único problema ocorreu quando as comunicações foram interrompidas durante mais de meia hora entre os astronautas e o controle da missão no Centro da Nasa, em Houston.

3 de setembro - Quinta-feira

John Olivas e Christer Fuglesang deram início a segunda caminhada espacial da missão, os astronautas flutuaram para o espaço mesmo com o fato de que um grande pedaço de lixo orbital se encaminha em direção à ISS, a NASA descartou qualquer tipo de manobra para desviar a Estação Espacial Internacional do objeto, que é uma parte de um velho foguete europeu de 20 metros quadrados, previsto para passar dentro de um raio de 3 km do ônibus espacial Discovery e da ISS.

4 de setembro - Sexta-feira

Os astronautas Olivas e Fuglesang concluíram a segunda caminha espacial onde declaram "Foram realizadas todas as tarefas previstas", após mais de seis horas e meias de trabalhos eles instalaram um novo tanque de amoníaco no complexo, para substituir o tanque que havia sido extraído durante a primeira caminhada.

6 de setembro - Domingo

Os astronautas do ônibus espacial Discovery concluíram a terceira e última caminhada espacial, onde por mais de sete horas instalaram novos equipamentos na Estação Espacial Internacional, porém sem completar todas as conexões previstas. Danny Olivas e Christer Fuglesang, da Agência Espacial Europeia (ESA), iniciaram as manobras na tarde do dia anterior e retornaram à nave ao fim da noite, o probemas encontrado foi que "durante a conexão de um dos dois grupos de cabos da aviônica do Nodo 3, não conseguiram ligar um dos conectores", explicou a Nasa. Eles então envolveram o cabo e o conector em uma capa para proteção.

8 de setembro - Terça-feira

O ônibus espacial Discovery se desacoplou da ISS às 19h26 GMT, para iniciar seu retorno à Terra. Pouco depois de se separar da estação orbital, o Discovery sobrevoou a estação para fotografá-la, uma operação que realizada depois de cada missão.

10 de setembro - Quinta-feira

Foi realizada uma manobra para modificar a trajetória do ônibus espacial Discovery com o objetico de evitar uma eventual colisão com um objeto não identificado, os procedimentos deccoram às 16h02 GMT e os astronautas precisaram para isso ativar um dos pequenos motores orbitais da nave. Os coordenadores da missão acreditam que se trata de um objeto não identificado possivelmente perdido durante a terceira e última caminhada espacial.

A Nasa acabou adiando a aterrissagem do ônibus espacial até o dia seguinte devido ao mau tempo em sua base na Flórida.

11 de setembro - Sexta-feira

O pouso do ônibus espacial Discovery foi transferido para pista da base Edwards, na Califórnia, devido ao mau tempo na Flórida, onde duas aterrissagens já haviam sido adiadas anteriormente. A medida foi anunciada depois que os meteorologistas da NASA informaram serem mínimas as possibilidades de melhora. A aterrisagem ocorreu com sucesso às 20h53 local (21h53 Brasília).

Caminhadas espaciais[editar | editar código-fonte]

EVA # Astronautas Início UTC Fim (UTC) Duração
EVA 1
John Olivas
Nicole Stott
1 de setembro
21:49
2 de setembro
04:24
6 horas, 35 minutos
Inicio dos preparativos para a substituição de um tanque vazio de amônia que está localizado sobre a estrutura da estação. Os astronautas também irão recolher experimentos que estão localizados no lado de fora do módulo Columbus e arrumá-los no compartimento para o regresso à Terra.
EVA 2
John Olivas
Christer Fuglesang
3 de setembro
22:12
4 de setembro
04:51
6 horas, 39 minutos
Substituição do tanque de amônia, com a instalação de um novo.
EVA 3
John D. Olivas
Christer Fuglesang
5 de setembro
20:39
6 de setembro
03:40
7 horas, 01 minutos
Início dos prepararativos para a chegada do módulo Tranquility, com mudança no cabeamento da estação. O Tranquility está previsto para ser acoplado em fevereiro de 2010, na missão STS-130.

Hora de acordar[editar | editar código-fonte]

No que se tornou uma tradição nas missões espaciais, é tocada uma música no começo de cada dia, escolhida especialmente por terem uma ligação com algum tripulante ou mesmo com a situação de momento

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Heaven Above: "ISS Height Profile". Página visitada em 29 de agosto de 2009, em inglês. www.heavens-above.com - ISS Height Profile
  2. Folha de S. Paulo "Discovery parte para Estação Espacial após vários adiamentos". Página visitada em 29 de agosto de 2009. [1]
  3. Folha de S. Paulo: "Tempestade atrasa deslocamento de ônibus espacial para plataforma nos EUA". Página visitada em 8 de agosto de 2009 [2]
  4. Estado de São Paulo "Nasa tentará lançar ônibus espacial Discovery nesta madrugada". [3]
  5. Folha de S. Paulo: "Nasa adia lançamento do Discovery por mau tempo" [4]
  6. Estado de São Paulo: "Nasa cancela lançamento do ônibus espacial Discovery." [ http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,nasa-cancela-lancamento-do-onibus-espacial-discovery,424524,0.htm]
  7. Estado de São Paulo: "Nasa marca lançamento do Discovery para sexta-feira". [http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,nasa-marca-lancamento-do-discovery-para-sexta-feira,425084,0.htm}
  8. Folha de S. Paulo: "Lançamento do Discovery é adiado pela terceira vez." [5]
Commons
O Commons possui multimídias sobre STS-128

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
STS-127
Programa de Ônibus espaciais
Sucedido por
STS-129