STS-4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
STS-4
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Espaçonave Columbia
Lançamento 27 de junho de 1982
11:00:00 a.m. EDT
39-A
Aterrissagem 4 de julho de 1982
9:09:31 a.m. PDT
Órbitas 113
Duração 7 dias, 1 hora, 9 minutos e 31 segundos
Altitude orbital 365 km
Inclinação orbital 28.5°
Distância percorrida 4.700.000 km
Imagem da tripulação
Hartsfield e Mattingly
Hartsfield e Mattingly
Navegação
Último
Último
STS-3 STS-3
STS-5 STS-5
Próximo
Próximo

STS-4 foi uma missão do programa do ônibus espacial da NASA, utilizando a nave Columbia, lançada em 27 de junho de 1982. Esta foi a quarta missão utilizando um ônibus espacial.[1]

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Tripulação Reserva[editar | editar código-fonte]

Do STS-4 em diante, a NASA removeu a utilização e o treinamento de tripulações reservas para os vôos. Ao invés disso, os membros individuais da tripulação podem ter um reserva designado que pode substituir seu lugar no grupo original. A decisão sobre quais devem ser os membros reservas do grupo é feita por grupos de manejamento de vôo no Centro Espacial Lyndon Johnson. Consequentemente, o último grupo da NASA a ter uma tripulação reserva completa foi o da missão STS-3.

Parâmetros da missão[editar | editar código-fonte]

Principais fatos[editar | editar código-fonte]

Esta missão marcou a primeira vez em quem um ônibus espacial foi lançado precisamente no horário marcado. Também foi o último vôo de pesquisa e desenvolvimento no programa. A decolagem ocorreu em 27 de Junho de 1982, às 11:00 a.m. EST, com Thomas K. Mattingly como comandante, e Henry W. Hartsfield como piloto. Sua carga consistiu do primeiro carregamento Getaway Special que inclua nove experimentos científicos providos por estudantes da Universidade de Utah e uma carga secreta da Força Aérea.

No compartimento localizado abaixo da cabine de comando, um sistema de fluxo de eletroforese contínua e o reator de Latex monodisperso foram enviados pela segunda vez ao espaço. O grupo conduziu uma pesquisa em iluminação com câmera portáteis, e realizou experimentos médicos em si mesmos para dois projetos de estudantes. Eles também operaram o braço robótico RMS com um instrumento chamado de Monitor de Contaminação Induzida no Ambientes, preso ao braço, projetado para obter informações de gases ou partícula que fosse liberadas pelo veículo em vôo.

A STS-4 foi uma missão planejada de 7 dias e a aterrissagem ocorreu em 4 de julho de 1982, às 9:10 a.m. PDT, no km 4.6 da pista 22 da base de Edwards da Força Aérea dos EUA - primeira vez que um ônibus espacial aterrissou em uma via de concreto.

O vôo durou 7 dias, 1 hora, 9 minutos e 40 segundos. A distância percorrida foi de 4,7 milhões de km em 112 órbitas completas. Todos os objetivos da missão foram atingidos, apesar dos dois foguetes de lançamento (SRB) terem sido perdidos quando seus paraquedas principais, falharam fazendo com que estes atingisse a água a alta velocidade e afundassem. O Columbia retornou ao KSC em 15 de julho.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. NASA. NASA STS-4 (em inglês). Página visitada em 7 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre STS-4


Precedido por
STS-3
Programa de Ônibus espaciais
Sucedido por
STS-5