STS-47

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
STS-47
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Espaçonave Endeavour
Lançamento 12 de Setembro de 1992, às 10:23:00.0680 a.m. EDT.
39-B
Aterrissagem 20 de Setembro de 1992, às 8:53:24 a.m. EDT
-
Órbitas 127
Duração 7 dias, 22 horas,
30 minutos e 23 segundos
Altitude orbital 166 milhas náuticas (307 km)
Inclinação orbital 57,0 graus
Distância percorrida 3 271 844 milhas (5 265 523 km)
Imagem da tripulação
STS-47 in-flight crew portrait.jpg
Último
Último
Próximo
Próximo

STS-47 foi uma missão conjunta da NASA e da agência espacial japonesa NASDA, lançada na nave Endeavour em 12 de setembro de 1992, que realizou experiências dos dois países no laboratório Spacelab, em órbita terrestre.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Parâmetros da missão[editar | editar código-fonte]

Principais fatos[editar | editar código-fonte]

O Spacelab-J, uma missão conjunta entre a NASA e a Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial do Japão (NASDA), utilizando um módulo tripulado do Spacelab, conduziu investigações sobre a microgravidade e sobre as ciências biológicas. O grupo internacional, conposto pelo primeiro astronauta japonês a voar a bordo de um ônibus espacial e pelo primeiro casal casado a voar na mesma missão espacial, foi dividido nos times vermelho e azul para realizar operações constantemente. O Spacelab-J inclua 24 experimentos sobre ciência dos materiais e 20 sobre ciências biológicas, dos quais 35 foram suportados pela NASDA, 7 pela NASA e dois por esforços colaborativos.

Os investigações em ciências dos materiais incluiram campos tais como a biotecnologia, meteriais eletrônicos, dinâmica dos fluidos e fenômeno do transporte, vidros e cerâmicas, metais e ligas, e medidas de aceleração. Os experimentos em ciências biológicas incluiam a saúde humana, separação de células e biologia, fisiologia e comportamento humano e animal, radiação no espaço e ritmos biológicos. As cobaias dos testes incluiam o grupo, carpas, células animais e vegetais cultivadas, embriões de galinha, moscas, fungos e sementes de plantas, sapos e ovos de sapos.

Doze embalagens Get Away Special (GAS) (10 com experimentos, 2 com contrapesos) foram carregadas no compartimento de carga. Os experimentos do compartimento mediano foram: o Israeli Space Agency Investigation About Hornets (ISAIAH), o Experimentos de Combustão em Superfície Sólida (SSCE), o Experimentos de Rádio Amador em Ônibus Espacial (SAREX II), o Air Force Maui Optical Site (AMOS), e o Ultraviolet Plume Imager (UVPI).

Entre as embalagens GAS estava o G-102 patrocinado pela divisão de exploração da Boy Scouts of America em parceria com o TRW Systems Integration Group. O projeto foi nomeado Projeto POSTAR, o qual foi o primeiro experimentos criado inteiramente pela Boy Scouts of America.

A STS-47 tem sido alvo da especulação, nunca confirmada e sempre negada pela NASA, de que os astronautas Mark Lee e Jan Davis, que era casados, praticaram relações sexuais no espaço.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre STS-47
Precedido por
STS-46
Programa de Ônibus espaciais
Sucedido por
STS-52