SWF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
SWF
Adobe-swf icon.png
Extensão do arquivo .swf
Desenvolvido por Adobe

SWF (Shockwave Flash)[1] é um formato de arquivo de aplicações web, criado pela Macromedia, atualmente adquirida pela Adobe. Tem por característica suportar conteúdo multimídia, além de ser relativamente leve, e por esse motivo é usado extensivamente na Web para inserir conteúdo multimídia em sites. O formato também é utilizado para desenvolver animações e gráficos em outros meios, como filmes em DVD e anúncios de televisão.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os arquivos SWF são basicamente constituídos por vetores, bitmaps e áudio, tendo sua funcionalidade estendida por meio da linguagem ActionScript,[2] que permite manipulação de dados e interatividade. A IDE mais usada para produção de conteúdo em Flash é o Adobe Flash, compatível apenas com Windows e Mac OS X. É possível também produzir arquivos SWF a partir do pacote de código aberto SWFTools (compatível com Linux e outros sistemas tipo Unix), que inclui conversores de imagens, sequenciadores e a linguagem de marcação SC, usada para inserir scripts, botões e formulários.

O objetivo principal do formato SWF é criar arquivos pequenos que permitam a interatividade e que rodem em qualquer plataforma. Atualmente é compatível com a maioria dos navegadores Web, por meio de plugins, e com a maioria dos sistemas operacionais, sendo o iOS a mais notável exceção.

O formato é binário, utilizando a compressão Zlib desde 2002 e em geral o objetivo é armazenar usando o menor número de bits.

Licença[editar | editar código-fonte]

Desde 1º de maio de 2008, o formato SWF é de código aberto, tendo sua especificação disponível.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]