SYM-1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O SYM-1 foi um kit de microcomputador produzido pela Synertek por volta de 1978. Originalmente denominado VIM-1 (Versatile Input Monitor), teve seu nome alterado por razões legais entre abril e agosto daquele ano.

Características[editar | editar código-fonte]

O SYM-1 era um concorrente do popular sistema KIM-1 da MOS Technology, com o qual era compatível em larga escala. Comparado ao KIM-1, seus aperfeiçoamentos incluíam a capacidade de funcionar apenas com uma única fonte de energia de +5 volts, um monitor de ROM melhorado, três soquetes para ROM/EPROMs configuráveis, RAM expansível on-board até 4 kibibytes, uma porta serial RS-232, e uma interface de de "alta velocidade"[1] para armazenamento em gravador cassete. Também apresentava circuitos de buffer on-board para facilitar a conexão com dispositivos de "alta voltagem ou alta corrente".

Uma caracaterística única do SYM-1 era sua capacidade de permitir a conexão com um osciloscópio, provendo um monitor de vídeo de 32 caracateres sob controle de software.

A Synertek vendia ROMs que podiam ser instaladas no sistema, contendo a linguagem de programação BASIC ou um Editor/Montador Residente.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. 185 bytes/segundo; o KIM-1 suportava apenas cerca de 8 bytes/segundo.
  • Detalhes técnicos extraídos do SYM Reference Manual. [S.l.]: Synertek Systems Corp., Agosto, 1978.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.