Saúl Lisazo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saúl Lisazo
Nome completo Saúl Gustavo Lisazo Ozcoidi
Nascimento 1 de Junho de 1956 (58 anos)
Los Toldos,  Argentina
Ocupação Ator
Cônjuge Monica Viedma
www.twitter.com/salisazo Página oficial]
IMDb: (inglês)


Saúl Gustavo Lisazo Ozcoidi (Los Toldos província de Buenos Aires, 1 de junho de 1956) é um ator argentino que adquiriu fama internacional atuando em telenovelas no México e Estados Unidos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Saúl desde muito pequeno sonhou em ser jogador de futebol, ele jogou durante 10 anos, em várias equipes como "Sarmiento" e "Atlanta" da Argentina, "Beveren" e "Matina" da Bélgica, entre outros times. Infelizmente sofreu uma lesão e teve que deixar os jogos de futebol, dando um rumo completamente distinto a sua vida ao decidir ser modelo, sem imaginar que anos mais tarde se tornaria um ator, como uma das figuras mais conhecidas no mercado latino de telenovelas.

Ao final dos anos 80, Saúl se mudou para Espanha e estudou atuação na academia da atriz Cristina Rotta. Depois de um tempo de preparação, ele teve sua primeira oportunidade, em um filme intitulado "El Regreso a la Isla del Tesoro".

No começo dos anos 90, ele viajou para o México, onde na aquela época era conhecido por ser a imagem de uma importante companhia de licor. Durante sua estadia neste país, teve a oportunidade de trabalhar em obras de teatro como: "La Fierecilla Domada" e "Tartufo".

A primeira telenovela em que participou foi Amor de nadie, em 1990, no qual compartilhou créditos com Lucía Méndez, a partir de este trabalho form chegando diferentes ofertas que lhe permitiram participar em telenovela de êxito como: Acapulco, cuerpo y alma, La jaula de oro, e Vivo por Elena entre outras.

Depois de mas de 13 anos de trabalho na Televisa, ele aceitou a proposta de trabalhar com a rede Telemundo para protagonizar Gitanas. Nesta telenovela, interpretou o padre cura Juan Domínguez, um homem forte, entregue a Deus e que sem esperar, termina envolvido nas redes de um amor passional.

Ao terminar Gitanas, ele é chamado novamente por Telemundo para participar na produção original, Tierra de pasiones, em 2006, atuando novamente com Gabriela Spanic, atriz com quem já havia atuando, protagonizado Marco Duran na telenovela Por tu amor em 1999. Nesta telenovela, personificou Francisco Contreras, um homem brilhante que trabalha em uma importante empresa de marketing em Los Angeles e que termina cuidando dos vinhedos da fazenda de seu pai.

Saúl também já incursionou no âmbito cinematográfico figurando em filmes como: "Ladrón que roba ladrón", filme realizado em 2007, e "Aventura"; ambos realizados na cidade de Los Angeles.

Em 2006, viveu um dos momentos mais destacados de sua carreira ao receber uma estatueta dos Prêmios Emmy Latino, como reconhecimento do seu trabalho dentro do meio artístico latino-americano na televisão estadunidense.

Em 2008, Saúl entra no elenco da primeira série produzida pela HBO para América Latina, chamada Capadocia, na que atua com as atrizes Ana de la Reguera e Cecilia Suárez. [1]

Atualmente em 2010, está no elenco da telenovela El Clon, exibida na telemundo. A novela trata-se de um remake de O Clone, telenovela brasileira exibida em 2001, pela Rede Globo, na novela ele vive o personagem Leonardo Ferrer.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título personagem
2010 El Clon Leonardo Ferrer
2007 Mientras haya vida Hector Cervantes
2007 Ladrón que roba a ladrón Moctesuma Valdez
2006 Tierra de pasiones Francisco Contreras
2004 Gitanas Juan Dominguez
2004 Corazones al límite Dr. Ernesto Torres
2001 El derecho de nacer Aldo Drigani
1999 Por tu amor Marco Durán
1999 El niño que vino del mar Don Alfonso Cáceres de Ribera 'Duque de Oriol'
1998 Vivo por Elena Juan Alberto Montiel
1997 La jaula de oro Alex Moncada
1995 Bajo un mismo rostro Teodorakis
1995 Acapulco, cuerpo y alma David Montalvo
1994 El día que me quieras Miguel
1994 Prisionera de amor Jose Armando
1993 Tenias que ser tú
1990 Amor de nadie Luis

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Biografia de Saúl Lisazo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]