Saber Amar (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saber Amar
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos
Criador(es) Casa da Criação
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) NBP
Elenco Leonor Seixas
Rodrigo Menezes
Lúcia Moniz
Ricardo Pereira
Ruy de Carvalho
Marcantónio Del Carlo
Ana Nave
Sílvia Rizzo
Manuel Melo
Ana Zanatti
Tema de abertura Saber Amar - Delfins
Exibição
Emissora de
televisão original
Portugal TVI
Transmissão original 20 de Janeiro de 2003 a 6 de Dezembro de 2003
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 247
Cronologia
Último
Último
Queridas Feras
Próximo
Próximo

Saber Amar é uma telenovela portuguesa, exibida pela TVI em 2003. Da autoria de Maria João Mira e Casa da Criação. A novela teve altos índices de audiência, e foi exportada, praticamente para toda a América Latina, Rússia e Ucrânia. Regressa à TVI Ficção, a 1 de Outubro de 2013.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Diana Alfarroba (Leonor Seixas) viveu durante seis anos nos EUA, onde estudou Biologia Marinha. Regressa ao Algarve, a Lagos, com o sonho de estudar a relação entre os golfinhos e as crianças com problemas de inserção social. Para isso, vai tentar arranjar trabalho no Zoomarinho.

Diana é filha de Josefa Alfarroba (Ângela Ribeiro) e Emanuel Alfarroba (Orlando Costa), caseiros na quinta dos Macedo Vaz, e é uma rapariga determinada e optimista. Mas, ao contrário das suas expectativas, Diana vai enfrentar inúmeras contrariedades, quer a nível profissional quer a nível pessoal.

Jorge Macedo Vaz (Ruy de Carvalho), o patriarca de uma rica família de proprietários, fez fortuna com investimentos no turismo. Com 68 anos desinteressou-se dos negócios e passou a gestão ao filho mais velho, João Pedro Macedo Vaz (Marcantónio Del Carlo). Com um grande sentido de humor e energia, o seu comportamento pouco convencional irrita a mulher Helena Macedo Vaz (Maria Emília Correia), que teme que as excentricidades do marido denigram a imagem da família.

Jorge e Helena têm três filhos, João Pedro - o génio da família, Carolina Macedo Vaz (Patrícia Ribeiro) - independente e irreverente, e Rodrigo Macedo Vaz (Rodrigo Menezes) - playboy e irresponsável.

João Pedro ocupa-se da gestão dos negócios da família. O desaparecimento da mulher tornou-o um homem frio e sério e só os seus dois filhos, David Macedo Vaz (Diogo Ramalhete) e Margarida Macedo Vaz (Ana Lalande), ocupam todo o amor do seu coração.

Helena planeia o casamento de Rodrigo com Rita Higgins (Dina Félix da Costa), que vai selar a união entre as duas famílias num importante negócio. Rodrigo aceita a situação com indiferença, pois não pretende abandonar o seu estilo de vida depois do casamento. No entanto, o regresso de Diana vai abalar o seu coração e, pela primeira vez, irá pôr em causa a vontade da família. E para espanto geral, e choque de Helena, põe um fim ao noivado com Rita.

Tal como Helena, Mary Higgins (Ana Zanatti) não vê de bom grado esta alteração aos seus planos. O cancelamento do casamento põe em risco a aliança com os Macedo Vaz, que daria à sua família uma posição de destaque no negócio hoteleiro da região, salvando-a da ruína.

Mary tem dois filhos, Rita e Sebastian Higgins (Sérgio Praia), o "Tião".

Tião está apaixonado por Lúcia Vidal (Lúcia Moniz), guia turística e prima de Diana. Lúcia é filha de Gracinda Vidal (Ângela Pinto) e Tolentino Vidal (Pompeu José), irmã de Óscar Vidal (Manuel Melo), o "Girafa", João Vidal (Ricardo Pereira) e Joana Vidal (Joana Dias).

Íris Silvestre (Sílvia Rizzo) é uma mulher misteriosa, recentemente chegada de Lisboa, que vai interferir na vida de todos aqueles que enfrentam qualquer tipo de dificuldade. Ao comprar o bar da praia, Íris dá emprego a João e cria um local de “abrigo” e de conforto, principalmente para os jovens locais. Íris e Girafa vão viver um amor platónico.

Na aldeia, vivem ainda José Lopes (Milton Lopes), o Zé Café, e Ana Simão (Inês Rosado), a Nicas, que partilham uma casa. Ele é biólogo e exerce funções administrativas no Zoomarinho. Ela estuda arqueologia e trabalha nas ruínas da Boca do Mar. Nicas é apaixonada por Tião e faz tudo para se insinuar no seio da família Higgings... até mentir sobre as suas origens.

As areias da praia de Burgau serão testemunhas de romances impossíveis e tramas de interesses, em que o amor e a amizade serão postos à prova.

Autores[editar | editar código-fonte]

Uma novela da Casa da Criação:

  • Escrita por: Inês Gomes, Isabel Jacinto, João Matos, Miguel Barros, Pedro Lopes, António Barreira.
  • Coordenação: Margarida Carpinteiro, Maria João Mira.

Elenco[editar | editar código-fonte]


Elenco Infantil:


Elenco Adicional

Banda Sonora[editar | editar código-fonte]

CD:

  1. Saber Amar - Delfins (Tema de Genérico)
  2. 100% Cool - SDS
  3. Sou Como o Vento - Anjos
  4. Dolphins Make Me Cry - Martyn Joseph
  5. Otherwise - Morcheeba (Tema de Íris)
  6. Pura Inocência - Pólo Norte
  7. Saber - Pedro Bargado
  8. Pura Imperfeição - André Sardet
  9. Daisy - EZ Special (Tema de Nicas e Luís Miguel)
  10. É Preciso - Delfins
  11. Se Tu Existes - Rodrigo (Tema de Diana e Rodrigo)
  12. Tatuagens - Pólo Norte
  13. Saber Amar - Paralamas do Sucesso
  14. Girafa Song - Manuel Melo (Tema de Girafa)

Outros Temas:

  1. Sou Assim - Gilda (Tema de Diana)
  2. Like I Love You - Justin Timberlake (Tema Geral)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A novela foi a primeira protagonizada pela actriz Leonor Seixas.
  • Na banda sonora de Saber Amar, Rodrigo Menezes, cuja personagem também se chamava Rodrigo Macedo Vaz, assinava duas músicas, e começava assim uma malograda carreira de cantor.
  • A novela foi a mais exportada da TVI. Vários milhões de pessoas já a viram: portugueses, russos, ucranianos, e parte da população da América Latina.
  • A telenovela foi a primeira da TVI, que teve um elenco adicional, com participações especiais bem composto, com mais de dez nomes.
  • A mimada Rita Higgins, interpretada por Dina Félix da Costa, seria a grande rival da protagonista Diana Alfarroba (Leonor Seixas) durante toda a história, preparando algumas armadilhas para afastar a jovem do seu noivo Rodrigo. Para isso, contava com a ajuda preciosa da mãe Mary Higgins, interpretada brilhantemente por Ana Zanatti. Porém, a meio da história, aparece Carmo Macedo Vaz, a "falecida" mulher de João Pedro Macedo Vaz (Marcantónio Del Carlo) que seria a nova vilã da história e a grande responsável pelos azares de Diana. Com efeito, para dar destaque à nova vilã, Rita deixa de ser a antagonista principal, passando mesmo a ser amiga da sua rival, e Mary ausenta-se da trama, só regressando na parte final da novela.
Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão em Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.