Sabiá-do-campo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSabiá-do-campo


Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Mimidae
Género: Mimus
Espécie: M. saturninus
Nome binomial
Mimus saturninus
(Lichtenstein, 1823)
Distribuição geográfica

O sabiá-do-campo (Mimus saturninus) é uma espécie de mimão (mockingbird em inglês). É uma ave famosa por seu vasto repertório de cantos, que incluem imitações de outras espécies. Também pode ser chamada de tejo-do-campo, sabiapoca ou Calhandra.[2]

Apresenta a caracteristica de ave Sinantrópica, ou seja, pode se adaptar as grandes cidades, desde que estejam disponíveis água e áreas verdes onde eles possam pousar, caçar e fazer ninhos. Sua cor marron com torso acinzentado colaboram para sua preservação, já que mimetizam ambientes urbanos e campestres. São pássaros pequenos, os adultos medindo de 12 a 15 cm. Uma curiosidade é que seu canto vibrante e sonoro parece não corresponder ao animal tão pequeno.

É comum vê-los em pequenos bandos de 3 a 7 indivíduos (como observados em Taubaté - SP, cidade de 300.000 habitantes ou mesmo em cidades maiores como Belo Horizonte - MG), são bastante dóceis e não temem a presença humana, ao contrário dos pardais e bem-te-vis que são muito "ariscos".

Aparência[editar | editar código-fonte]

Ave inteiramente marrom, com as partes de baixo mais claras, possui uma faixa marrom-escura atravessando os olhos e uma sobrancelha branca. A ponta da Cauda também é branca. É comum vê-lo levantando a cauda durante os segundos após seu pouso sobre galhos finos, antenas e fios da rede elétrica.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Alimenta-se principalmente de invertebrados e frutos, bem como de filhotes de outras aves retirados dos ninhos. Dentre os invertebrados, os insetos (formigas, cupins, besouros) constituem a maior parte das presas.

Os frutos podem ser silvestres (neste caso de pequeno tamanho, engolidos inteiros) ou cultivados, como banana, mamão, laranja e abacate. As sementes não são digeridas, e atravessam intactas o tubo digestivo. A ave atua, assim, como dispersora das sementes dos frutos que ingere.

A maior parte do alimento é obtida enquanto a ave caminha pelo solo. Outros métodos de alimentação com presas animais são menos freqüentes, como a captura de insetos em vôo a partir de poleiros elevados, ou com saltos a partir do solo.

Frutos são coletados pela ave empoleirada; frutos de grande tamanho, cultivados, podem ter parte de sua polpa consumida após caírem ao solo.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A ave constrói o ninho com gravetos secos em forma de taça rala sobre árvores ou arbustos e em certos locais, sobre os grandes ninhos abandonados de outros pássaros. Choca, em média, 2 a 3 ovos verde-azulados, pintados de sépia, chocando, às vezes, os ovos de outros pássaros. O casal é auxiliado por um terceiro ou quarto indivíduo do bando, que talvez sejam crias de anos anteriores. Repelem os outros pássaros das proximidades do ninho.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Observado geralmente em bandos, que podem ter até por volta de 13 integrantes. Na porção sul de sua distribuição não forma bandos, e costuma viver em casais.

Enquanto caminha pelo solo, de tanto em tanto abre ambas asas numa exibição denominada "lampejo de asas", cuja finalidade não é entendida e que é observada também em outras espécies do gênero. O lampejo pode ser executado também quando a ave se depara com uma ameaça em potencial (humanos próximos demais, serpentes)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «IUCN red list Mimus saturninus». Lista vermelha da IUCN. Consultado em 19 de abril de 2022 
  2. «Mimus saturninus» (em inglês). ITIS (www.itis.gov)