Sacolé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Brasinha.JPG

Sacolé, geladinho, gelinho, dindin ou chup-chup é o picolé artesanal preparado dentro de pequenos sacos plásticos. Esta iguaria surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente salgado, era usado como fonte proteica pelos mariners norte-americanos.[1]

Variantes do nome[editar | editar código-fonte]

Por ser uma sobremesa bastante popular e fácil de fazer, recebe diversos nomes conforme a região do país, como sacolé, din-din, chupa-chupa, "big-bem", geladinho, chup-chup, juju, gelinho, flau, "laranjinha", "suquinho" etc. O termo em inglês para esse tipo de picolé artesanal é "Ice candy" muito comum nas Filipinas. Em Tremembé (SP) é também conhecido como sacolete, uma mistura de saco com sorvete.

Em Goiás, é conhecido popularmente por "chupe-chupe" ou, com menos frequência, em Goiânia, por "pau-gelado". Ninguém sabe ao certo a origem do nome que causa estranheza nas pessoas de outras regiões que vem a cidade. Na região da cidade de Serra dos Aimorés, em Minas Gerais, o sacolé é conhecido como brasinha, já no Mato Grosso do Sul, em sua maioria, é conhecido como "lili".

No Pará é conhecido como Chopp (Paragominas e demais regiões).

Preparo[editar | editar código-fonte]

Sua preparação é bastante simples, podendo ser de todos os sabores, naturais ou artificiais.É Feito com água ou leite e pode ser feito com polpas das frutas. É possível, ainda, incrementar o gelado, usando-se leite com achocolatado.[2] Há, também, possibilidade de se criar outras receitas de modo a tornar a guloseima mais sofisticada, colocando-se bebidas alcoólicas, caldo de cana e outros ingredientes.[3]


Referências

  1. JENSMAN, Fred, História dos Doces no Mundo Ocidental, verbete "geladinho".
  2. Receita, sítio do programa Mais Você (acessado em outubro de 2008)
  3. Revista Gostei, ed. Abril (página acessada em agosto de 2008)
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.