Sade (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sade
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Soul, jazz, R&B, quiet storm, soft rock, funk
Período em atividade 1982 - atualmente
Gravadora(s) Epic, Portrait
Integrantes Sade Adu
Stuart Matthewman
Paul Spencer Denman
Andrew Hale
Ex-integrantes Paul Cooke
Página oficial http://www.sade.com

Sade é uma banda britânica muito popular tanto na Europa quanto nos Estados Unidos durante os anos 80 e começo dos anos 90. Além da vocalista principal Sade Adu, o grupo é composto por Stuart Matthewman (guitarra e saxofone), Paul Denman (baixo), Andrew Hale (teclado) e Paul Cook (bateria).

O Sade ganhou um Grammy com Lovers Rock na categoria "Melhor Álbum Pop" em 2002.

História

1980

A banda Sade foi formada em 1982, quando os membros de uma banda de soul latim Pride (Sade Adu, Stuart Matthewman, e Paul Spencer Denman, juntamente com Paul Anthony Cook) formaram um grupo dissidente e começou a escrever seu próprio material. Em 1983, Andrew Hale entrou na banda, embora Cook deixou em 1984. Sade, nomeada em homenagem a vocalista, fez a sua estréia em Dezembro de 1982 no clube Ronnie Scott's em Londres, em apoio da Pride. Em maio de 1983, a banda fez seu primeiro show nos estados Unidos na Danceteria Club, em Nova York. Sade recebeu mais atenção da mídia e das gravadoras do que o Pride e finalmente separaram-se. Em 18 de Outubro de 1983, a banda assinou com a Portrait Records. Todos os álbuns de Sade foram liberados através deste rótulo até ser absorvida pela gravadora Epic Records em 1986.

Em 25 de Fevereiro de 1984, Sade lançou seu primeiro single "Your Love Is King". Seu álbum de estréia Diamond Life foi lançado em 28 de julho de 1984 no Reino Unido, onde chegou a 2º lugar e mais tarde recebeu quatro certificados de platina pelo BPI. A banda embarcou em sua primeira grande turnê pelo Reino Unido, agravado por Dave Early (bateria), Martin Ditcham (percussão), Terry Bailey (trompete) e Matthewman Gordon (trombone). Em 8 de Dezembro de 1984, a banda lançou seu primeiro single nos Estados Unidos "Hang on to Your Love", do álbum Diamond Life, em 23 de fevereiro de 1985. Também em 1985, Sade BPI ganhou um BPI "Brit Award" de "Melhor Álbum". Um terceiro single, "Smooth Operator", foi lançado do álbum com um vídeo dirigido por Julian Temple. Este foi indicado para dois MTV Video Music Awards, nas categorias de "Melhor Vídeo Feminino" E "Melhor Artista Revelação".

Em 13 de julho de 1985 Sade se apresentou no Live Aid no Wembley Stadium, em Londres. Sade Adu se tornou a única artista descendente de africanos a aparecer em frente ao auditório de 75.000 pessoas e uma audiência televisiva estimada mundial de 1,4 bilhões em 170 países.

Em 16 de novembro de 1985, Sade lançou o segundo álbum Promise no Reino Unido (lançado em os em 21 de Dezembro de 1985 nos EUA). O álbum atingiu o nº 1 no Reino Unido e recebeu certificado de platina duplo pelo BPI. Em 1986, Sade Adu ganhou um Grammy de Melhor Artista Revelação.

No final de 1985-86 Sade passou sua primeira turnê mundial para promover o cd Promise. Aumentando a banda estava Dave Early (bateria), Martin Ditcham (percussão), Gordon Matthewman (trompete), Jake Jacas (trombone e backing vocals), Leroy Osbourne (vocais) e Gordon Hunte (guitarra). Em 28 de Junho de 1986, a banda se apresentou no Artists Against Apartheid Concert no Festival da Liberdade em Clapham Common, em Londres.

Em 1987, a banda foi indicada a um Grammy de Melhor Álbum R & B por um Duo ou Grupo de R & Bcom o cd Promise.

Em 14 de maio de 1988, Sade lançou seu terceiro álbum Stronger Than Pride no Reino Unido (nos EUA lançado em 4 de Junho de 1988). O álbum chegou ao nº 3, no Reino Unido e recebeu certificado platina pelo BPI. Ele foi precedido pelo single "Paradise", que entrou no Top 30 do Reino Unido (e no Top 20 os EUA). A banda excursionou por todo o mundo novamente, junto com Blair Cunningham (bateria), Ditcham Martin (percussão), Leroy Osbourne (vocal), Gordon Hunte (guitarra), James McMillan (trompete) e Jake Jacas (trombone e voz).

Em 1989, Sade Adu foi indicado a um American Music Award na categoria de Melhor Cantora Feminina de Soul/ R & B.

1990

Sade lançou seu quarto álbum Love Deluxe em 11 de novembro de 1992 no Reino Unido e 21 de novembro nos EUA. O álbum chegou ao nº 3 nas paradas dos EUA e o álbum recebeu o certificado de Platina Quádruplo, mas ficou em 6º nas paradas da Inglaterra, antes de receber certificado Gold, pelo BPI.

Em 1993, a banda gravou um cover da música Percy Mayfield "Please Send Me Someone to Love" para o Oscar para o filme vencedor Philadélfia, antes de lançar a sua turnê mundial Love Deluxe. Juntou-se à banda Leroy Osbourne (vocal), Gordon Hunte (guitarra), Trevor Murrell (bateria), Karl Vanden Bossche (percussão) e Rick Braun (trompete) para essa turnê.

Em 1994 o Grammy de Melhor Performance de R & B por um Duo ou Grupo foi atribuído a Sade para "No Ordinary Love", no filme Proposta Indecente. Em Novembro, o grupo lançou seu um álbum com os seus maiores sucessos, The Best of Sade. O álbum chegou às lojas em 12 de Novembro no Reino Unido e em 26 de Novembro de 1994 nos EUA onde chegou ao nº 9 na Billboard Albums Chart e recebeu certificado de Platina Quádruplo.

Em 1996, Hale, Denman, e Matthewman formaram sua própria banda como um projeto paralelo, Sweetback, e lançaram seu auto-intitulado primeiro álbum.

2000

Em outubro de 2000 Sade saiu da aposentadoria para se apresentar no MOBO Awards. Sua aparição na cerimónia dos MOBO Awards era sua primeira apresentação ao vivo desde o início dos anos 90 e começou uma onda de especulações de que um possível retorno Sade as paradas de sucesso com músicas novas. Em 13 de novembro de 2000, Sade lança seu quinto álbum de estúdio Lovers Rock no Reino Unido (lançado um dia depois nos EUA). O seu primeiro álbum em oito anos, Lovers Rock chegou à posição nº 18 no Reino Unido (foi o seu álbum de estúdio a não entrar no top 10) e recebeu certificado ouro pela BPI. Ele se saiu melhor nos EUA, chegando ao 3º lugar. Ela também ganhou o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop em 2002.

A banda excursionou nos EUA ao longo de 2001. A turnê resultou em um álbum ao vivo, Lovers Live, que foi lançado no Reino Unido e nos EUA em fevereiro de 2002.

Em 2005, a banda contribuiu com a faixa "Mum" ao DVD Voices for Darfur.

A faixa-título de Soldier of Love foi lançada no site e estreou em estações de rádio em 8 de dezembro de 2009.

2010

O sexto álbum de estúdio de Sade Soldier of Love foi lançado mundialmente em 8 de fevereiro de 2010, seu primeiro álbum com materiais novos em quase dez anos.

Após o lançamento de Soldier of Love, em 8 de dezembro de 2009, a faixa estreou em nº 11 na parada Urban Hot AC, tornando-o debut o mais elevado da década, o terceiro mais alto de todos os tempos no gráfico Urban Hot AC. "Soldier of Love", também estreou em nº 5 na parada Airplay Smooth Jazz ao mesmo tempo, tornando-se o primeiro vocal para atingir o nº 1 no Smooth Jazz Top 20 Countdown.

Fãs de Sade provaram que o último lançamento da banda Soldier of Love era muito esperado, uma vez que, após a vendagem de 502 mil cópias, o álbum chegou ao topo das Billboard 200 durante a sua semana de estréia. Este álbum é o primeiro a alcançar o topo das paradas desde o cd Promisse na Billboard por duas semanas consecutivas.

A banda tocou o primeiro single de seu novo álbum no programa UK's Friday Night with Jonathan Ross, em 26 de fevereiro de 2010.

Membros

  • Sade Adu - vocal, letrista e compositora;
  • Colin Stuart Matthewman - guitarra, sax e compositor;
  • Paul Spencer Denman - baixo e compositor;
  • Andrew Hale - teclados e compositor.
  • Paul Cook - participou de muitos trabalhos como baterista na banda, mas atualmente não é mais integrante do grupo.

Discografia

Álbuns de estúdio

Ao vivo

Compilações

EPs

Ligações externas

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.