Saeta TV Canal 10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Canal 10
CXB10 TV Canal 10 Saeta TV
País Uruguai
Fundação 7 de dezembro de 1956
por Raúl Fontaina e Enrique De Feo
Estúdios 6
Slogan El canal uruguayo
Formato de vídeo 4:3 e 16:9
Cobertura Zona metropolitana de Montevideo
Página oficial http://www.canal10.com.uy
Disponibilidade aberta e gratuita
VHF PAL-N
Canal 10 (Montevideo) Sat info
Disponibilidade por cabo
TCC
Canal 07
MonteCable
Canal 07
Nuevo Siglo
Canal 07
Multiseñal Digital
Canal 10
Disponibilidade por rádio
Carve
850AM

A Saeta TV Canal 10 é uma rede de televisão aberta do Uruguai fundada por Raúl Fontaina e Enrique De Feo, em 1956. É o primeiro canal de televisão do país, e faz parte do Grupo Fontaina - De Feo, um dos maiores grupos de comunicação do Uruguai.

História[editar | editar código-fonte]

Raul Fontaina, radialista de uma trajetória importante, a partir da direção da Rádio Carve, foi o pioneiro que um dia passou a ir um passo além. Em 1949, na sede da ANDEBU, ele criou o estatuto da fundação da Saeta. E sete anos depois, após inúmeros testes, a estação começou suas transmissões oficialmente.

A primeira imagem surgiu de um armazém de blocos, madeira e folheados localizado no local da Primeira Exposição Nacional de Produção (hoje Cilindro Municipal). Ela foi gerada através de uma única câmera de 90 kg (operada por Jorge Severino), uma equipe de 100 W de potência e uma antena de 45 m, (segundo narra Omar Defeo em seu livro "Los locos de la azotea").

Às 6:30h do dia 7 de dezembro de 1956, a imagem foi vista e Raul Fontaina foi ouvido dizendo: "Senhoras e Senhores, a partir deste momento, Saeta TV Canal 10 está no ar ..." Em seguida, cantou-se o Hino Nacional, os ministros Héctor Grauert e Fermin Sorhueta falaram e começou a programação, com documentários fornecidos por várias embaixadas europeias, filmes educativos, o noticiário americano, e assim por diante. Todos os outros conteúdos foram transmitidos ao vivo, inclusive os comerciais.

Os primeiros rostos que apareceram na tela, foram os de Charles Giacosa, Mario Fonticiella, Victor Hugo Pedroso, Barrett Puig e Cristina Moran. Todos eles vieram do rádio, em um país que na época não tinha indústria cinematográfica e, portanto, não tinha cultivado a linguagem das imagens.

Oito anos mais tarde, a consolidação institucional se manifestou através da aquisição e remodelação de instalações onde Fontaina tinha trabalhado como pintor quartéis (local coberto por Carmelo Império), na rua Tacuarembó 1234 (hoje Carnelli Lawrence), que foi sendo sucessivamente prorrogado por a anexação de várias propriedades e é a posição atual do Canal 10. Tempo, em seguida, ergueu a torre de 187 metros (levantadas através de esforços de Milton Fontaina, outro filho de Don Raul), que desde então é um marco destacado da paisagem urbana de Montevidéu. Em outras palavras, o desenvolvimento ea posterior fundação da Saeta, deveu-se ao esforço conjunto da família Fontaina até 1970, quando deixou Raul Fontaina (h), gerente do escritório, assumindo o mesmo Juan Enrique De Feo, que até então haviam permanecido em vanguarda do Rádio Carve ao lado de Raul dom Fontaina (como Omar Defeo narra em seu livro "O louco do telhado").

Em janeiro de 1995, o Canal 10 e o Grupo Fontaina – De Feo, juntamente com a Equital SA, fundaram um operador de cabo chamado TCC, que é apenas em torno do canal. Em 1991, com base em Maldonado, Canal 7, que funciona como uma repetidora do Canal 10, com um flash-tele informativos de hora em hora própria 1.

Em 10 de outubro de 1996, com o filme "Malcolm X", publicado na série "Festival" começou a transmitir em estéreo, e até agora, é o único canal aberto uruguaio a usar esse tipo de transmissão, embora não seja estéreo real, e sim, um otimizador colocado na saída de áudio que ativa o indicador de estéreo do receptor de TV, mas a programação é produzida em mono. Isto é evidente quando se ouve o tom com um áudio de qualidade média. Além disso, ainda seguem usando a transmissão analógica para exibir a programação gravada.

Atualmente, o canal tem seis estudos, dois deles em alta definição e um fixo, que é do Sublinhado. Esta emissora tem produtoras, que fazem a maioria dos seus programas, e são elas: Oz Media, ZUR Infotainment, BEE Produção, Studio 9, e Tenfield Lacapto. Vitamina Productions, ele faz a maior parte dos gráficos para cada programa. Desde 2003, a empresa é afiliada a Notável, empresa que faz toda a publicidade para o canal.

Programação[editar | editar código-fonte]

Horário Nobre[editar | editar código-fonte]

Jornalísticos em azul; comédia em rosa; novelas em púrpura; humor em dourado; cinema em laranja; policiais em marrom e entretenimento em amarelo.

19:30 20:00 20:30 21:00 21:30 22:00 22:30 23:00
Domingo Cine Subrayado Domingo Hoja de Ruta CSI: Las Vegas
Segunda Los Simpson T20 Subrayado Festival de Cine
Terça Los Simpson T20 Subrayado La Niñera Parejas
Quarta Los Simpson T20 Subrayado La Niñera Parejas
Quinta Los Simpson T20 Subrayado La Niñera Parejas
Sexta Los Simpson T20 Subrayado La Niñera Parejas
Sábado Cine Agente Especial Miami Trauma Especiales de Murga Cine

Tarde[editar | editar código-fonte]

Jornalísticos em azul; comédias em rosa; novelas em púrpura; interesse geral em dourado; música em laranja; entretenimento em marrom e animações em amarelo.

12:00 12:30 13:00 13:30 14:00 14:30 15:00 15:30
Domingo Punto Penal Los Simpson|Maratona Simpson
Segunda Los Simpson Subrayado Cuando me Enamoro Guardian de tu Amor
Terça Los Simpson Subrayado Cuando me Enamoro Guardian de tu Amor
Quarta Los Simpson Subrayado Cuando me Enamoro Guardian de tu Amor
Quinta Los Simpson Subrayado Cuando me Enamoro Guardian de tu Amor
Sexta Los Simpson Subrayado Cuando me Enamoro Guardian de tu Amor
Sábado Festival de Dibujos Puglia Invita Avatar

Antena[editar | editar código-fonte]

A antena de transmissão do Canal 10, mede 187 metros de altura, e é chamada torre Saeta. Foi construída e inaugurada tempo depois do canal ter se instalado em seu endereço atual (1964). Atualmente é a maior infra-estrutura de Montevidéu, e pode ser vista de diferentes pontos da cidade.

[editar | editar código-fonte]

O logotipo do Canal 10, foi criado por Raul Fontaina, inspirado na logomarca da rede de televisão estadunidense CBS.

O logo atual é um retângulo com bordas irregulares e dentro há duas meias-luas brancas, simulando um olho e uma bola no centro, com as cores verde, amarelo, azul e vermelho. Abaixo do logotipo, há o nome do canal e seu slogan, Canal 10, o canal uruguaio. O logotipo foi modificado pela última vez em 1 de Março de 2010, juntamente com a sua imagem corporativa e slogan ("O Ano do Dez", referindo-2010).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[[Categoria:]]