Sagunto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Sagunto/Sagunt. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde abril de 2014)
Sagunto na Comunidade Autônoma de Valência (em vermelho).
Centro de Sagunto

Sagunto (em valenciano ou catalão Sagunt, e historicamente conhecida como Morvedre) é a cidade mais importante da comarca de Camp de Morvedre, na província de Valência,(ou País Valenciano) Espanha. Sua população é de 60.488 habitantes (2004).

Cidadão ilustre[editar | editar código-fonte]

D.Joaquín Rodrigo ,compositor "Concierto de Aranjuez",entre outras obras.Dom Rodrigo foi denominado de Marquês pelo Reino de Espanha.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade é famosa porque, quando do ano 219 a.C., durante a Segunda Guerra Púnica, foi sitiada por Aníbal. Os saguntinos lutaram energicamente e esperaram em vão pelos reforços romanos, que nunca chegaram. Depois de oito meses de resistência, extenuados e diante da iminente invasão cartagineses, os saguntinos optaram por queimar a si e ao povoado, para evitar a escravidão.

Cinco anos depois, os romanos retomaram a cidade, que foi repovoada pelos escassos sobreviventes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.