Sailor Moon (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sailor Moon (Personagem))
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Tsukino Usagi
セーラームーン
Sailor Moon (personagem)
Primeira aparição Sailor Moon cap. 1
Sailor Moon ep. 1
Pretty Guardian Sailor Moon ep. 1
Pretty Guardian Sailor Moon Crystal EP. 1
Última aparição Sailor Moon cap. 52
Sailor Moon Stars ep. 34
Pretty Guardian Sailor Moon Act Zero
Criado por Naoko Takeuchi
Vozes Japão Kotono Mitsuishi
Brasil Marli Bortoletto
Brasil Daniela Piquet
Portugal Fernanda Figueiredo
Vida no animangá
Local de nascimento Japão
Família Ikuko Tsukino (mãe)
Kenji Tsukino (pai)
Shingo Tsukino (irmão)
Afiliações Sailor Guerreiras
Personagem de Sailor Moon
Portal Animangá

Usagi Tsukino (月野 うさぎ, Tsukino Usagi?), mais conhecida como Sailor Moon, é a personagem principal do anime e mangá Sailor Moon. É chamada de Serena Tsukino no Brasil e Bunny Tsukino em Portugal. Devido a difusão da série ao redor do mundo, bem como a seu penteado bastante semelhante a "espaguete e almôndega" , que a torna facilmente identificável, ela é um dos personagens de anime mais conhecidos. Ela é o único personagem a aparecer em todos os duzentos episódios da série Sailor Moon.

História e personalidade[editar | editar código-fonte]

Usagi Tsukino (Serena Tsukino no Brasil e Bunny Tsukino em Portugal) é uma estudante normal de catorze anos que gosta muito de bichos de pelúcia, de comer doces, jogar videogame, ler revistinhas em quadrinhos e não gosta de estudar. Bom, ela não é o tipo de "aluna ideal"... Ela é uma péssima aluna, apesar disso ser devido a sua ingenuidade e preguiça do que a estupidez de verdade. Pode não parecer, mas Usagi é muito esperta. É muito infantil e ingênua, dorminhoca, comilona, chorona, bagunceira, mimada, preguiçosa, mas sempre confia nas pessoas, sua bondade é inigualável, gosta de estar com seus amigos e ajudá-los, principalmente em assuntos do coração, ela também se apaixona muito facilmente. É muito divertida quando está feliz e até mesmo quando está triste, pois ela não tem talento para quase nada e vive tentando fazer as coisas direito, mas nunca consegue. Está sempre atrasada, é muito atrapalhada, anda sempre caindo e trombando com todo mundo. É bastante chorona e seu grande sonho é se casar com um homem maravilhoso que a ame muito. Ela mora em uma casa no subúrbio de Azabu Juuban em Tóquio, junto com sua mãe, Ikuko Tsukino, seu pai, Kenji Tsukino e seu irmão Shingo Tsukino (Chico em Portugal e Sammy no Brasil). Ela e Minako Aino parecem ser os únicos personagens principais a ter uma família convencional.

Usagi é muito chorona e atrapalhada, isso faz com que ela seja a mais engraçada de todos os personagens de Sailor Moon. Ela causa boas gargalhadas e da um toque especial tanto ao mangá, quanto ao anime. Principalmente quando ela conhece um rapaz chamado Mamoru Chiba que simplesmente adora implicar com ela só para vê-la nervosa. Eles dois brigam o tempo todo, ele nunca perde a oportunidade de implicar com ela, ela nunca deixa de se irritar com ele, principalmente porque ele a critica o tempo todo pelo jeitinho dela. Como Usagi é muito bobinha, com o desenrolar da história ela nunca muda de atitude em relação a ele, mas Mamoru demonstra várias vezes que apesar de sempre deixá-la nervosa ele gosta dela, claro que não na frente dela, com exceção do episódio 34 que ele mostra a ela claramente sua afeição. Mas a verdade é que Usagi também gosta de Mamoru e como é muito avoada não percebe que ele gosta dela. Ela fica com ciumes dele quando esta namorando Rei, no anime, e ela fica muito nervosa quando ele a critica, principalmente no inicio da Fase R no anime, que ele não lembra dos acontecimentos passados. No episódio 34 Usagi também demonstra seus verdadeiros sentimentos a Mamoru, quando eles estão presos no elevador e ele conta a ela a história de sua infância.

No mangá e anime Usagi tem o mesmo apelido, que foi dado a ela por Mamoru: "Odango". Odango é uma espécie de bolinho de arroz, e foi baseado em seu característico estilo de penteado. No principio era acompanhado pelo sufixo -atama, que significa "cabeça", mas ele logo foi retirado. Usagi odeia o nome no início, mas com o passar do tempo ela passa a adotá-lo como um sinal de afeto. Principalmente porque Haruka e logo depois Seiya usavam o mesmo apelido para chamá-la. No Brasil, Mamoru a chamava de "cabecinha de vento", enquanto Haruka a chamava de "cabeça de lua cheia" ou "cara de lua cheia" e Seiya de "bombom" ou "cabeça de bombom", na falta de um nome que se adequasse a "Odango".

A Lenda do Coelho da Lua[editar | editar código-fonte]

O nome Tsukino Usagi significa Coelho da Lua.[1] [2] O nome é um trocadilho com a frase "o coelho da Lua" (月の兎 tsuki no usagi), que nomeia uma lenda japonesa sobre um coelho que que vivia na Lua. Provavelmente a autora inspirou-se nesta lenda para criar a personagem, ja que o seu penteado se parece com orelhas grandes de coelho caídas e sempre tem a figura de um coelho relacionada a personagem, seja numa roupa ou mesmo num dos encerramentos dos episódios.

Uma das muitas versões da lenda conta que, há muitos e muitos anos, uma deusa habitava na Terra e sem medir consequências ela desobedeceu as leis e como punição por isto ela foi transformada em um coelho e enviada a Lua para que vivesse lá. E lá na Lua havia um palácio onde morava uma deusa, que adotou o coelhinho como mascote. O pequeno coelho lhe era muito útil, já que possuía poderes mágicos e os utilizava para alertar os moradores do Palácio sobre invasões e outas coisas. Com um olhar tristonho, o pequeno coelhinho olha para Terra todas as noites na esperança de receber o perdão para poder retornar ao seu querido lar. Muitas pessoas dizem que nas noites de Lua Cheia, as crianças vêem o rosto de um coelho sorrindo na Lua...[3] [4] É uma lenda tipicamente infantil, contada para as crianças japonesas. Em Portugal e na maior parte dos países europeus, o seu nome é Bunny, palavra inglesa que significa "Pequeno Coelho".

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A Princesa da Lua[editar | editar código-fonte]

Usagi é a reencarnação da Princesa da Lua. Quando ela se transforma em Sailor Moon tem a missão de encontras as outras Sailors e procurar uma misteriosa princesa. No episódio 34 Usagi descobre ser ela a princesa que as Senshi e o Tuxedo Mask procuravam, a Princesa Moon (Princesa da Lua). Após o Megaverso juntar os Cristais Arco-Íris, Ziocite arma uma emboscada para matar Sailor Moon. Porém Tuxedo Mask, que ja havia revelado sua identidade de Mamoru Chiba, se sacrifica para salvá-la. As lágrimas de Usagi atraem os Cristais Arco-Íris que formam o Cristal de Prata. Usagi então desperta como a Princesa Serena e toda a sua memória retorna.

Ártemis conta a todos a história de que há muito tempo havia na lua um belo reino lunar chamado Milênio de Prata. Ali todos viviam em paz e felizes e eram governados por uma bondosa rainha, a Rainha Serenity, e por sua filha a Princesa Serenity, herdeira do trono lunar. Eles eram um povo pacífico e admiravam o povo da Terra, tanto que a princesa se apaixonou por um príncipe da Terra, o Principe Endymion. Mas a Terra estava sendo controlada por forças malígnas e se voltaram com ganância para o Milênio de Prata e o Cristal de Prata que era sua fonte de poder. comandando um exercito maligno, Beryl com a ajuda da Megaforça se apodera da Terra. E antes que o mal possa chegar no reino lunar, Endymion alerta a Princesa sobre o ataque de Beryl. A rainha do mal surpreende os dois e os ataca, por fim ambos acabam morrendo nas mãos malignas da Energia Mega. A Rainha Serenity então usa o Cristal de Prata para liquidar a força maligna e para dar nova vida a sua filha e àqueles que morreram injustamente na batalha conta o mal. Apenas Lua e Artemis sabiam de toda a história, mas como Lua tem uma relação mais forte com a princesa ela perdeu a memória junto com Usagi e só a recuperou quando Usagi lembrou ser a princesa. Renascidos na Terra, as Sailors e Tuxedo Mask passam a lutar contra a mesma força que os destruiu no passado e muitos outros inimigos que aparecem para perturbar a Terra.

Tóquio de Cristal[editar | editar código-fonte]

No episódio 83, fase R, Usagi como Sailor Moon viaja ao futuro e descobre que ela será a Neo Queen Serenity (No Brasil, Nova Rainha Serena) numa cidade denominada Cristal Tokyo(Toquio de Cristal no Brasil). No futuro, a Terra foi congelada misteriosamente e mergulhou num sono profundo, todos os seres adormeceram. E o sono durou séculos, porém Usagi consegue acordar no Século XXX com a ajuda do Cristal de Prata e salvar a Terra do adormecimento. Tendo ela salvado a Terra do mal que sofria, ela se torna a grande rainha do Planeta, levando-o a uma era de paz e prosperidade. Ela criou a cidade de Tóquio de Cristal e a tornou sede do seu império e Um enorme palácio sua morada: O Palácio de Cristal. Ali Usagi tornou-se a Neo Queen Serenity e casou-se com o grande amor de sua vida, Mamoru, que subiu ao trono como King Endymion. E ambos tem uma filha, a Small Lady, mais conhecida como Chibiusa. A fase R de Sailor Moon é toda baseada na ida de Chibiusa ao passado em busca do Cristal de Prata. E no futuro, Sailor Moon descobre que ela é sua futura filha com Tuxedo Mask. Para proteger a Terra dos ataques de Black Moon, a Neo Queen Serenity entra num sono profundo causado pelos poderes das quatro Sailors no futuro: Sailor Mercury, Sailor Mars, Sailor Júpiter e Sailor Vênus. Como o Cristal de Prata havia se perdido e a Neo Queen Serenity é a única que pode usá-lo ela resolveu proteger-se contra a ameaça do Cristal Negro, que poderia derrotá-la antes que ela pudesse encontrar o Cristal de Prata e salvar o mundo. Ela só é despertada por Sailor Moon no fim da saga Sailor Moon R e assim traz de volta a paz da Terra do Futuro.

O Enviado do Bem[editar | editar código-fonte]

Em Sailor Moon S, estava em jogo um objeto sagrado que tinha poder para salvar e/ou destruir o mundo, dependendo de quem o possuísse: O Seihai (no Brasil, a Taça Lunar). Havia dois messias que poderiam usar o poder da Taça Lunar, um do lado do bem e outro do lado do mal. Portanto, o Enviado do Mal traria o temido Silêncio para o planeta e em contrapartida a ele um Enviado do Bem acabaria com as forças malígnas e traria a salvação ao mundo. O Enviado do Mal já estava preparando sua chegada desde o início, que era a Dama 9, descoberta no episódio 123. Sailor Moon consegue a Taça Lunar, mas não é forte o suficiente para controlar seus poderes por completo. Por causa disso, as Outer Senshi, Sailor Neptune e Sailor Urano, acreditam que Sailor Moon não é o Enviado do Bem, ja que ele deveria ter poderes inigualáveis. Porém fica provado no episódio 125 que Sailor Moon é sim o Enviado do Bem: quando Hotaru se revela Sailor Saturn e se sacrifica para salvar o mundo do Silêncio, Sailor Moon consegue usar seu coração puro para trazê-la de volta a vida e destruir o mal. Ela conseguiu ter um coração mais puro do que a Taça Lunar e no fim não precisou dela para derrotar o último inimigo.

Mamoru Chiba.[editar | editar código-fonte]

Mamoru Chiba é Endymion, o príncipe da Terra o qual Usagi, como Princesa Serenity, se apaixonou há séculos no antigo Milênio de Prata. No principio da série ambos viviam brigando e discutindo, ele sempre criticava Usagi com o intuito de irritá-la e ela sempre ficava muito brava com ele. Mas os dois descobriram que se amavam há muito tempo e que apesar de todas as brigas ambos haviam se apaixonado um pelo outro mais uma vez. Mamoru adorava perturbar Usagi porque gostava muito dela e ela não gostava das críticas dele porque no fundo gostava dele. E os dois ja se amavam como Sailor Moon e Tuxedo Mask, apesar de não conhecerem as identidades verdadeiras de ambos. Tuxedo Mask sempre teve um sentimento protetor com Sailor Moon e ela sempre ficou encantada com seu charme. O relacionamento conturbado do casal começa no episódio 34, quando descobrem sobre o seu passado. A Rainha Beryl transforma Mamoru no General Endymion com a ajuda da Mettalia (Mega-energia), mas ele é salvo pelo amor de Sailor Moon.

No principio da Fase R ele não sabe quem é ela ou sobre tudo o que passaram, mas ainda assim é visivel que nutre sentimentos por ela. Quando a força do amor de Usagi devolve a ele a memória e os dois começam a ter uma vida juntos, ambos enfrentam mais um obstáculo: Mamoru começa a ter pesadelos sobre a morte de Usagi e uma voz lhe diz no sonho que se ele continuasse com ela algo terrível aconteceria a ela. Para proteger sua amada, Mamoru resolve dar um fim ao relacionamento sem nenhuma explicação e passa a sofrer muito, pois tem de rejeitar Usagi mesmo querendo estar com ela. Posteriormente o casal descobre que tudo isso foi apenas um teste, uma prova que eles deveriam enfrentar para fortalecer seu amor. O Rei Endymion, da cidade do futuro Tóquio de Cristal, mandava a Mamoru os pesadelos e explicou que eles deveriam ter confiança um no outro pois iriam enfrentar muitos obstáculos pela frente.

Na fase S o relacionamento dos dois foi tranquilo e bonito, o amor de Usagi por ele faz nascer um novo poder e os dois não tem muitos problemas. Ja na fase Super S a vida de Mamoru é ameaçada pelas forças do Dead Moon Circus. Se a Terra perecesse ele morreria. Ao final, quanto mais a Terra sofria com a magia negra de Neherenia mais ele sofria fisicamente. Pegasus explica que ele esta ligado ao planeta e por isso sofria tanto. Mas o amor de Usagi e a coragem de Chibiusa salvaram a Terra e sua vida.

A pior fase de todas para o casal foi a Sailor Stars. Com a volta de Neherenia e o seu desejo de se vingar da princesa, ela amaldiçoou Mamoru e o tomou para si, ele estava completamente fora de si e sob os poderes da Rainha das Trevas. Esse fato prejudicou o futuro e Chibiusa ficou prestes a desaparecer do mundo. Neherenia torturou Usagi de todas as maneiras, mas no fim o grande amor dos dois fez com que a maldição dela fosse revertida e Mamoru pudesse acordar. Porém, após tudo isso, Mamoru decide ir fazer faculdade no exterior, mais uma vez se separaria de Usagi. Eles se despediram e ele Lhe deu um belíssimo anel para selar o compromisso deles e Usagi prometeu esperar por ele. Só que infelizmente ele não respondia nem aos telefonemas, nem as cartas de Usagi e sendo assim ela pensou que ele poderia não estar mais interessado nela. Usagi passou muito tempo sofrendo pela ausência de Mamoru e pela solidão. Quando ela descobre que Sailor Galáxia se apoderou da Semente Estelar dele, ou seja, que ele tinha morrido, ela fica transtornada. No principio não sabe o que fazer, mas depois ela enfrenta as forças do mal e consegue trazer seu grande amor devolta.

Mamoru costumava chamar Usagi carinhosamente de "Usako", algo como pequena Usagi ou menina Usagi, ja que o sufixo-ko significa "criança". O amor do casal ultrapassou as eras e na vida real as gerações, pois é apreciado até os dias de hoje.

Sailor Moon[editar | editar código-fonte]

Usagi Tsukino é Sailor Moon, a guerreira da Lua. Toda a história começa quando certo dia, no caminho para o colégio, Usagi encontra uma gata sendo maltratada por um grupo de garotos. Ela ajuda a gatinha e retira um curativo que está em sua testa, em seguida corre para o colégio por estar atrasada. À noite, a gata vai até a casa de Usagi e diz se chamar Lua, Usagi fica espantada pelo fato da gata falar. Lua lhe dá um broche mágico (prisma lunar) e diz que ela é uma guerreira que foi incumbida de proteger o mundo das forças do mal, até o momento desconhecidas. Além disso ela deve procurar uma misteriosa princesa que, até o presente momento, não se sabia quem era ou como era. E Sailor Moon conta com a ajuda de outras guerreiras que protegem o planeta e que vai encontrando aos poucos no decorrer do tempo: Sailor Mercury, Sailor Mars, Sailor Júpiter e Sailor Vênus.

Sailor Moon é a guerreira que "luta pelo amor e a justiça". Seus poderes são muito diferentes das outras Sailors, que estão ligados aos seus planetas. Normalmente, Sailor Moon utiliza báculos para enfrentar as forças do mal e diferente das outras ela utiliza broches de transformação ao invés de canetas. A menina Usagi sempre anda com o broche no uniforme do colégio, roupa que mais usa, e o leva sempre consigo, e o objetivo dela é não contar o seu segredo. Seus poderes tem muito mais a ver consigo que com a Lua ou outra fonte. A principio, elas seguem a regra das Senshi, seus poderes são basicamente semelhantes a Lua, brilhantes e a maioria deles vêm do Cristal de Prata que a partir da fase R é acoplado ao seu broche. Entretanto com as novas fases os poderes vão se diferenciando, ela recebe ajuda de sua mãe no Milênio de Prata, a Rainha Serenity, cria novos poderes devido ao seu amor por Mamoru, utiliza-se da Taça Lunar para aprimorar seus poderes, recebe a ajuda de Pégasus e descobre que pode elevar seu poder ao máximo com a ajuda de todas as Sailors. Os ataques de Sailor Moon são todos em torno da lua, do amor ou da luz e a maioria deles servem mais para curar do que atacar realmente.

Sailor Moon é a grande Heroína de todas as fases do Mangá e Anime. Ela não possui força física, não é estrategista, nem tem os melhores poderes de ataque. Sailor Moon sempre luta com o coração, o que faz sua batalha ser sempre verdadeira. Ela consegue sempre pensar em um meio de defender o planeta que ama, as pessoas que ama, os amigos que ama, o rapaz que ama, mesmo que para isso ela precise se sacrificar. Acredita sempre na bondade e no que há de bom nas outras pessoas e por isso prefere não atacar antes de saber quem é o verdadeiro inimigo. Dessa forma ela tem muitos conflitos com as impacientes Rei e Makoto e com as exigentes Michiru e principalmente Haruka. As duas ultimas não acreditam em ninguém, a principio nem mesmo em Sailor Moon e isso faz com que a recriminem o tempo todo. Usagi pode ser bobinha e imatura, muito boa e crente nos outros, mas quando se transforma em Sailor Moon ela luta e não desiste. Claro que muitas vezes ela caiu de joelhos perante um inimigo, por sofrer tanto pelos que ama, mas essas mesmas pessoas que ama é que lhe dão força para vencer os inimigos. Ela venceu a Rainha Beryl, Lutou contra Black Moon e o Grande Mago, conquistou a Taça Lunar e derrotou os Death Busters, colocou sua vida a prova para salvar Hotaru em nome de Chibiusa, subjugou a rainha do Dead Moon Circus a Neherênia, depois a salvou da escuridão (apenas no anime), mostrou as Sailors Star Lights o valor da amizade e, por fim, purificou a alma de Sailor Galáxia do caos que ela havia cerrado dentro de si mesma. Enfim, Sailor Moon é quem salva o mundo e todos o que vivem nele sempre, com a força da sua bondade e do seu amor pelos outros.

Sailor Moon é conhecida pelos jargões engraçados. Antes de atacar um vilão ela lhe da uma lição de moral, normalmente sem sentido e sempre termina com a mesma frase. Sua frase no Brasil, na série Classic é: "Sou uma guerreira, que luta pelo amor e pela justiça, sou Sailor Moon! E vou castigar você em nome da Lua!" e em Portugal a sua frase é: "Sou uma bela guerreira do amor e da justiça, sou a Sailor Moon! E em nome da Lua, vou castigar-te!".

Usagi e a Lua[editar | editar código-fonte]

Sailor Moon é a Guerreira da Lua.Usagi é a reencarnação da Princesa da Lua, Selenity (Serenity, no Brasil). Selene, na mitologia Grega, era a deusa da Lua, irmã de Hélios, o deus do Sol. O principal mito que envolve a deusa Selene é a sua história de amor com o pastor de ovelhas Endymion. A deusa da Lua sempre observava a Terra e um dia, ao ver o belo pastor Endymion, se apaixonou. O amor dos dois foi lindo e eles tiveram mais de 50 filhos! Porém, Endymion era mortal e da mesma forma que ele envelhecia, um dia teria de morrer. A deusa não suportaria ver o seu amado envelhecer aos poucos para finalmente morrer e não conseguia carregar este pensamento. Ela então pediu a Zeus que tornasse Endymion eternamente jovem, e dessa maneira imortal. Zeus realizou o pedido, mas, sob a condição de que Endymion dormiria para sempre, assim ele seria sempre jovem e nunca morreria. Conta a lenda que Selene ia visitá-lo em seu leito todas as noites para lhe dar um beijo.

O nome da Rainha do Milênio de Prata na Lua é Serenity, assim como o da princesa Serenity. Na verdade este nome foi inspirado na deusa Selene ou talvez Serenity tenha sido inspirado no Mar da Serenidade na Lua (Mar Serenitatis), no japão ambos são pronunciados como "Selenity". Da mesma forma, o nome Serena, nos Estados Unidos e Brasil, é provavelmente inspirado em Selene.

Formas[editar | editar código-fonte]

  • Usagi Tsukino
  • Princess Serenity
  • Sailor Moon
  • Super Sailor Moon
  • Eternal Sailor Moon
  • Neo Queen Serenity
  • Sailor Cosmos (Somente no Mangá)

Acessórios[editar | editar código-fonte]

  • Henshin Brooch, em português "Broche de Transformação" (ep.001/classic): é o broche dado a Usagi por Lua. Com ele, Usagi pode se transformar em Sailor Moon
  • Tiara (ep.001/classic): É a sua arma principal na fase Clássica do anime. Ela lança a tiara nos inimigos dizendo "Tiara lunar... Ação!".
  • Henshin Pen, em Portugês "Caneta de transformação lunar" (ep.003/classic): diferente da caneta das outras Senshi, esta caneta permite à Sailor Moon transformar-se em qualque profissional ou personalidade que quiser, mudando sua aparência física, basta que ela diga "Poder lunar!Me transforme em.." mais o que ela quer se transformar.
  • Communication device, em português "Comunicador" (ep.017/classic): É o primeiro comunicador dado às meninas. É rosa e quadrado com uma tela redonda que permite ver o rosto de quem esta falando.
  • Moon Stick, em Português "Cetro Lunar" (ep.025/classic): este cetro é dado a Sailor Moon por Lua e tem o poder de curar a influência do mal nos seres humanos. Para efetuar a cura, Sailor Moon deve dizer "Cura Lunar... Ação!". Posteriormente o Cristal de Prata é aderido a este cetro e a cura de Sailor Moon se torna mais eficaz. O cetro foi usado há tempos pela Rainha Serenity para expulsar as forças do Megaverso do reino lunar e é usado por Sailor Moon como Princesa Serena para liquidar a Rainha Beryl unida à Mettalia (energia mega).
  • Orgel, em português "caixinha de música" (ep.026/classic): é um pingente musical que toca a música da Princesa Serena e do Príncipe Endymion. A Princesa Serena deu este pingente ao Principe Endymion antes da guerra no reino lunar começar. Endymion prometeu à princesa que não morreria na guerra. Muitos pensam ter sido Endymion a dar o pingente a Princesa, mas não foi assim. Tanto que Sailor Moon encontra o pingente no episódio 26, que foi perdido por Tuxedo Mask e mais tarde ela tenta devolver a ele no episódio 28 e ele confirma ser dele o pingente. Neste momento ele lhe dá o pingente, como Tuxedo Mask. A cena da Princesa dando o broche a Endymion pode ser vista no episódio 35.
  • Crystal Star, (ep.051/R): é o segundo broche de Sailor Moon, é dado a Sailor Moon pela Rainha Serenity. A Rainha Serenity funde o broche de serena com o Cristal de Prata, que reaparece pelo desejo de Sailor Moon de ajudar as suas amigas. Forma-se então um broche que se abre na transformação e faz brilhar o Cristal. Para fazer a transformação Sailor Moon deve dizer "Pelos poderes do Cristal Lunar... Transformação!". Não tem um nome oficial em Português, é chamado apenas de broche. Uma tradução equivalente para o nome seria "Broche do Cristal Lunar".
  • Cutie Moon Rod, em português "Báculo Lunar"(ep.051/R): é dado a Sailor Moon pela Rainha Serenity, é o Cetro lunar da princesa, usado para curar as pessoas e destruir os inimigos.
  • Wirstwatch, em português "relógio comunicador" (ep.052/R): É um relógio que tem uma tampa redonda com uma estrela no meio que permite que as sailors se comuniquem. Foi dado por Lua e Artemis na fase R.
  • Cosmic Heart Compact (ep.091/S): é o terceiro broche de Sailor Moon, ela o adquire através de seu grande amor por Mamoru. Para se transformar em Sailor Moon, Usagi diz "Pelo poder cósmico lunar". Não tem um nome oficial em português, porém o broche poderia ser chamado de "Broche do Coração Cósmico", como uma tradução adaptada no nome original.
  • Spiral Heart Moon Rod(ep.091/S): em português "Cetro espiral do coração Lunar". Sailor Moon ganha o cetro devido ao seu amor por Mamoru, assim como o broche de coração.
  • Seihai (ep.111/S): em Português "Taça Lunar". Sailor Moon Ganha a Taça Lunar competindo com Eudial, logo depois que os Três Talismãs são reunidos. Os poderes da Taça Lunar transformam Sailor Moon em Super Sailor Moon, mas ela perde os poderes em pouco tempo.
  • Crisis Moon Compact (ep.130/Super s): é o quarto broche de Sailor Moon. Ela consegue o broche através de Chibiusa, que tem uma relação com Pégasus. Pégasus concede seus poderes às duas e seus broches mudam. E as duas só podem se transformar juntas. Não tem nome em português, mas uma tradução equivalente seria "Broche da ilusão lunar". Este broche transforma Usagi permanentemente em Super Sailor Moon.
  • Kaleid Moon Scope, (ep.128/Super s): é o baculo criado por Pégasus quando deposita o seu poder sobre o broche de Sailor Moon e sobre o "Cetro espiral". Em Português é chamado apenas de "báculo mágico", mas uma tradução equivalente do nome original seria "Caleidoscópio Lunar", principalmente porque quando Sailor Moon da o seu ataque "Sublime Meditação Lunar" ela lança vários pontos de energia que formam a figura de uma imagem de caleidoscópio.
  • Eternal Moon Article (ep.167/Stars): é o quinto e último broche de Sailor Moon. Segundo Sailor Saturn, é este o seu verdadeiro poder. Ela o consegue quando as Sailor, Inner e Outer Senshi, cedem a ela o seu poder, mas ela perde os poderes rapidamente. Mais tarde, quando Chibiusa e Mamoru estão em perigo, Usagi consegue transformar o broche permanentemente com a força de seu amor pelos dois. Não possui nome oficial em português. Uma tradução equivalente seria "Broche da Eternidade".
  • Eternal Tiare (ep.167/Stars): este cetro é gerado quando Sailor Moon recebe os poderes de todas as Senshi e se torna Eterna Sailor Moon. Serve para purificar os seres cuja Semente Estelar foi retirada e trazê-los de volta a forma humana. Nunca foi dito um nome em Português para este cetro, mas uma tradução equivalente seria "Cetro da Eternidade"
  • Rainbow Moon Calice (ep.187/Stars): apesar de não ser citado no anime este item é mostrado em todos os ataques de Sailor Moon a partir do episódio 167. É um tipo de cálice, assim como a Taça Lunar, que se desmembra e funde-se com o cetro de Eternal Sailor Moon. Tem um poder mais forte que o "Eternal Tiare". Como não é citado no anime, não possui nome em português. A tradução equivalente seria "Cálice do Arco-íris Lunar".
  • Final Tiare (ep.187/Stars): é a "Eternal Tiare" fundida com o "Rainbow Moon Calice" que formam um báculo com poderes maiores.

Ataques de Sailor Moon[editar | editar código-fonte]

  • Moon Tiara Action! (Epi.001/Classic): em Português "Tiara Lunar... Ação!", é o ataque usado com a Tiara Lunar de sua roupa de transformação. Sailor Moon tira a tiara da testa e ela se transforma em um disco e Sailor Moon a lança diretamente no inimigo.
  • Moon Tiara Stardust! (Epi.005/Classic): em Português "Tiara Lunar... Pó Estelar", é um pó mágico que a tiara solta para curar hipnoses malígnas. É utilizado apenas uma vez.
  • Sailor Moon kick (Epi.017/Classic): em Português "Sailor Moon chute", é quando Sailor Moon chuta o inimigo.
  • Moon Healing Escalation (Epi.025/Classic): em Português "Cura Lunar... Ação!". é o ataque utilizado para curar um monstro que era humano, transformando-o em humano novamente. Posteriormente é usado com o Cristal de Prata e seu poder fica mais forte.
  • Moon Princess Halation (Epi.051/R): em Português "Pelos poderes do Cetro da Princesa da Lua!". é quando Sailor Moon libera os poderes do "Cutie Moon Rod". O ataque é uma poderosa energia liberada pelo cetro em forma de pequenas luas e estrelas. Na primeira parte da fase R, na saga de Al e Ann, ele destrói os inimigos, transformando-os novamente em cartas e na segunda parte, quando chega a família Black Moon, destrói os monstros mandados por eles.
  • Sailor body attack (Epi.060/R): em Português "Ataque corporal da Sailor Moon", é quando sailor Moon se joga contra o inimigo.
  • Moon Spiral Heart Attack (Epi.091/R): em Português "Cetro espiral do coração lunar… Atacar!". Com este ataque Sailor Moon destrói os inimigos na fase S do anime. Sailor Moon gira muitas vezes e seu cetro solta uma energia em forma de pequenos corações que se unem e formam um gigante que atravessa o corpo dos inimigos ao destrui-los.
  • Double Sailor Moon kick (Epi.107/S): é quando Sailor Moon e Sailor Chibimoon dão um chute duplo no oponente.
  • Rainbow Moon Heart Ache (Epi.112/S): em Português "Arco-íris do coração lunar... atacar!". É o ataque promovido pelo "cetro espiral" quando Sailor Moon utiliza o poder da Taça Lunar. O ataque é bem parecido com o primeiro visualmente, apenas com algumas diferenças, como a de que antes do inimigo ser atingido e ter o corpo atravessado pelo coração gigante, aparece a imagem de um arco-íris perto dele. Este ataque na verdade é apenas uma versão melhorada e mais poderosa do primeiro.
  • Moon Gorgeous Meditation (Epi.128/SuperS): em Português "Sublime Meditação Lunar". É o ataque proferido por Sailor Moon com o báculo transformado por Pégasus, o "Kaleid Moon Scope". Ele lança uma luz que propaga inúmeras partículas refletoras e estas criam uma imagem semelhante a visão de um caleidoscópio, que quando atinge o inimigo, é como se ele estivesse preso dentro de um espelho, logo depois o vidro do espelho se quebra em pedaços com o inimigo dentro e este é eliminado.
  • Starlight Honeymoon Theraphy Kiss (Epi.168/Stars): em Português "Doce... luz... da estrela!". Ataque produzido pelo "Eternal Tiare", semelhante ao ataque "Cura lunar... ação!", este ataque também serve para curar um humano transformando em monstro, transformando-o em humano novamente. Neste ataque o cetro libera uma forte luz rosa que se propaga e faz brilhar a vítima que foi transformada em zumbi quando sua semente estelar foi retirada e perdeu o brilho, surgem inúmeras penas em volta dela e esta é transformada novamente em humana e sua semente estelar volta para dentro novamente.
  • Silver Moon Crystal Power Therapy Kiss (Epi.187/Stars): em Português "Pelo poder do cristal prateado Lunar". Sailor Moon aplica este ataque unindo seu cetro com a "Final Tiare", é o seu ataque mais forte de todos no anime. Visualmente é bem parecido com o Starlight Honeymoon Theraphy Kiss, mas com maior poder e intensidade e a cor da luz que brilha é amarela.

Live Action e Sera Myu[editar | editar código-fonte]

No Live Action foi interpretada por Sawai Miyuu.

Nos musicais, foi interpretada por Ooyama Anza de 1993 a 1998, Hara Fumina de 1998 a 1999, Kanbe Miyuki de 2000 a 2001 e Kuroki Marina de 2001 a 2005. Atualmente é interpretada por Satomi Okubo.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

No Japão, foi dublada por Mitsuishi Kotono e Araki Kae (Somente nos epi. 044 ao 050). Já no Brasil, foi dublada por Marli Bortoletto (Apenas na fase Classic) e Daniela Bianco Piquet (Da fase R até a Stars).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • No mangá ela tem o cabelo branco na sua forma de princesa.
  • No anime quando ChibiUsa (Rini) aparece, Serena transfere as discussões infantis que tinha com Rei, para ChibiUsa, e estas passam a protagonizar momentos hilariantes.
  • Ela é a única que aparece em todos os episódios da série
  • No live-action, antes de se tornar Sailor Moon, ela se torna Sailor Rabbit (literalmente, 'Sailor Coelho', uma imitação da Sailor V) para tentar ajudar a mãe de sua colega Naru Osaka, mas acaba ajudando a verdadeira Sailor V. Isso acontece no especial "Act Zero"
  • Sailor Rabbit se parecia muito com Parallel Sailor Moon (o alter-ego de sua segunda filha, Kousagi, somente presente em Parallel Sailor Moon).
  • No mangá, a Princesa Serenity não é morta pelas forças do Negaverso, mas sim, em desespero pela morte do princípe Endymion (que é morto ao se atravessar no ataque da rainha Berlyl à Princesa) ela pega a espada de seu amado suicidando-se. Na versão anime ambos são mortos no ataque do Negaverso ao Milênio de Prata.
  • Serena já foi diversas vezes referenciada em outros desenhos animados e histórias em quadrinhos tais como Os Simpsons, Turma da Mônica Jovem, Combo Rangers e Archie Sonic, geralmente tendo a garota protagonista vestida igual a Sailor Moon.
  • Embora apenas ela seja a considerada "Sailor Moon" na dublagem brasileira por erros na tradução as Sailor Guerreiras chegam a ser chamadas de as Sailor Moons, o que é errado pois somente Serena mantém a identidade de Sailor Moon, enquanto suas amigas possuem identidades de outras guerreiras.

Referências