Saint-Étienne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saint-Étienne
—  Comuna francesa França  —
Sainté-guizay.JPG
Brasão de armas de Saint-Étienne
Brasão de armas
Saint-Étienne está localizado em: França
Saint-Étienne
Localização de Saint-Étienne na França
45° 26' 05" N 04° 23' 25" E
País  França
Região Blason Rhône-Alpes Gendarmerie.svg Ródano-Alpes
Departamento Blason département fr Loire.svg Loire
Área
 - Total 79,97 km²
População (2010)[1]
 - Total 171 260
    • Densidade 2 141,6/km2 
Código Postal 42000/42100
Código INSEE 42218
Sítio www.saint-etienne.fr

Saint-Étienne é uma cidade no centro-leste da França, 60 km ao sudeste de Lyon. Localizada na região de Ródano-Alpes, Saint-Étienne é a préfecture (capital) do département do Loire. Está situada no Maciço Central.

Os seus habitantes denominam-se Stéphanois (em memória do passado mineiro Stéphanois da bacia mineira de Saint-Étienne chamada bacia mineira de Stéphanie).

Como outras cidades industriais, Saint-Étienne tem uma imagem de cidade negra, suja, poluída e adormecida. A cidade (que se inclui entre as 20 cidades principais francesas quanto ao número de habitantes), não figura em muitos dos mapas meteorológicos nacionais (Lyon está a menos de 60 km), e é neglicenciada pelos meios de comunicação franceses. Se não fossem os grandes acontecimentos (Campeonato Mundial de Futebol de 1998, Copa Mundial de Rugby de 2007), pela ASSE ou por alguns feitos relevantes de tipo diverso (crimes, delinquência…) não se falaria quase nunca de Saint-Étienne e da cultura local, história, património, turismo, da renovação urbana, ou dos grandes projetos da cidade. Não obstante, à medida que vai mudando a cidade, as críticas parecem ir evoluindo, sobretudo em relação aos que não conheceram o período mineiro.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Uma lenda explica que, em tempos dos Romanos, a aldeia de Furanum, cujo nome vem de Furan, o rio que a atravessava. Este nome mudou para Furania, mantido até à Idade Média.

Os primeiros documentos escritos (em 1258) da cidade mencionam Sancti Stephan de Furano (Saint-Étienne de Furan).

A cidade, conhecida pelas suas fábricas de armas, foi momentaneamente redesignada durante a Revolução Francesa com o nome de Armeville ou Commune d’Armes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013 (em francês) www.insee.fr INSEE (dezembro de 2012). Visitado em 3 de abril de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.