Saint-Gervais-les-Bains

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saint-Gervais-les-Bains
—  Comuna francesa França  —
Vista a partir do Monte Joly
Vista a partir do Monte Joly
Brasão de armas de Saint-Gervais-les-Bains
Brasão de armas
Saint-Gervais-les-Bains está localizado em: França
Saint-Gervais-les-Bains
Localização de Saint-Gervais-les-Bains na França
45° 53' 36" N 6° 42' 50" E
País  França
Departamento Armoiries Savoie 1180.svg Alta Saboia
Área
 - Total 63 6 km²
População (2010)[1]
 - Total 5 694
    • Densidade Erro de expressão: caractere " " não reconhecido/km2 
Código Postal 74170
Código INSEE 74236
Sítio SaintGervais.com

Saint-Gervais-les-Bains, literalmente os "banhos de São Gervásio", é o nome de uma comuna francesa do departamento da Alta Saboia, da região de Ródano-Alpes.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

O nome de Saint-Gervais-les-Bains provém ao mesmo tempo de São Gervais, um dos santos protectores da paróquia pois o outro é São Protais, e ao qual foi anexado o termo bain por ser uma instância termal de longa data.

Igreja de Saint-Gervais et Protais

Geografia[editar | editar código-fonte]

Comuna mais alta de França e da Europa Ocidental em razão da presença do Monte Branco destro dos limites da comuna, Saint-Gervais-les-Bains é ponto de passagem obrigatório para se dirigir a Chamonix-Monte-Branco o Les Contamines-Montjoie, Megève ou Combloux.

As comunas limítrofes de Saint-Gervais-les-Bains têm por nome Passy, Les Contamines-Montjoie, Megève, Combloux, Les Houches e Chamonix-Mont-Blanc na França, e Courmayeur do lado italiano.

A cidade que ocupa a parte mais a norte da planície glaciar atravessada pelo rio Arve e dominada pelo maciço do Monte Branco, tem um altitude Min. 571 m — Max. 4 810 m

Paróquias[editar | editar código-fonte]

Além da de Saint-Gervais-les-Bains, onde fica a Igreja de Saint-Gervais-les-Bains, o vale também possui a de Saint-Nicolas de Véroce ao sud, e uma mais tardia no vale de Contamines-Montjoie a de Notre-Dame de la Gorge, desde o século XII.

Em 1355 o Vale de Montjoie deixa de pertencer à província de Faucigny para se ligar ao Condado de Saboia.

Vias de comunicação[editar | editar código-fonte]

A localidade é servida pela autoestrada A40 Mâcon-Chamonix, a chamada "Autoestrada branca" por servir Chamonix-Monte-Branco, o que permita a ligação com Genebra e o seu aeroporto de Genebra a menos de uma hora.

É na comuna de Le Fayet que se encontra a estação de Saint-Gervais-les-Bains-Le Fayet onde além do serviços da SNCF recebe comboios do tipo TGV, InterCity e TER.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013 (em francês) www.insee.fr INSEE (dezembro de 2012). Visitado em 3 de abril de 2013.