Saku (cervejaria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Saku (cerveja))
Saku Õlletehase AS
Cervejaria / Pública BALTIX SKU1T
Atividade Produtos alimentícios
Fundação 1991
Empregados 240 (2005)
Produtos cerveja, sidra, água mineral, long drinks, refrigerantes
Lucro Aumento4.790 mil (2005)
LAJIR Aumento5.881 mil (2005)
Faturamento Aumento41.222 mil (2005)
Website oficial www.saku.ee

Saku é uma cervejaria e indústria de bebidas estoniana com sede em Saku, Harjumaa.

As tradições da cerveja na Estônia e a Cervejaria Saku[editar | editar código-fonte]

A cerveja já era conhecida na atual Estônia entre 500 e 1000 A.D., quando era principalmente usada como bebida em rituais de sacrifícios. As cervejarias inicialmente foram fundadas em grandes vilas no meio do século XIII. A cerveja era produzida em casa, em abadias e castelos — era a bebida principal juntamente com o leite. O consumo de cerveja tornou-se logo tão popular, que taxas e multas foram adicionadas ao seu custo.

A cerveja tornou-se a bebida principal dos fazendeiros estonianos no início do século XVI. A cerveja era sempre produzida para ser consumida em datas comemorativas importantes e eventos familiares como casamentos, batizados e funerais. Todo o tipo de canções e piadas relacionadas à cerveja eram muito populares entre as pessoas comuns.

Hoje[editar | editar código-fonte]

Atualmente existem seis cervejarias na Estônia. A cervejaria mais antiga fundada na Estônia é a Saku.

A tradição de produção na Cervejaria Saku remonta ao início do século XIX. A propriedade da Saku pertencia ao conde Karl Friedrich Rehbinder que construiu uma destilaria e uma cervejaria em sua propriedade. A cervejaria foi pela primeira vez documentada em outubro de 1820. Acredita-se que a produção de cerveja, com a finalidade de venda para bares e tavernas teve início no outono daquele ano. A partir do final do século XIX em diante, Saku permanece como umas das principais cervejarias da Estônia.

Em 1991 foi fundado o joint venture Saku Õlletehas. Atualmente 75% das ações pertencem a Baltic Beverages Holding AB, que é proprietária de 50% das Cervejarias Carlsberg e 50% da Scottish & Newcastle. O restante 25% das ações pertencem a pequenos acionistas.

Desde 27 de janeiro de 1998 as ações da Cervejaria Saku são comercializadas na lista secundária da Bolsa de Valores de Tallinn; antigamente, as ações eram comercializadas no mercado livre.

Através de grandes investimentos, a Cervejaria Saku tem tornado-se uma líder de mercado no mercado de cervejas da Estônia. As ações de mercado da Saku em 1999 correspondem a 50% do mercado total. O total de vendas de cerveja e água mineral pela Saku somaram 51,6 milhões de litros em 1999.

O principal produto da Cervejaria Saku é a Saku Originaal, a cerveja líder no mercado da Estônia desde 1995. De acordo com as pesquisas de mercado pela Emor, a Saku Originaal é reconhecidamente a cerveja mais popular da Estônia.

Produtos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]