Sala Verde (Casa Branca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sala Verde durante o governo Clinton.

A Sala Verde (em inglês: Green Room) é um dos três salões de estado no primeiro andar da Casa Branca. É usada para pequenas recepções e chás. A sala é tradicionalmente decorada em tons de verde. A sala possui 28 ft X 22 ft. Tem seis portas que abrem para a Sala Leste e para a Sala Azul.

História[editar | editar código-fonte]

A sala foi idealizada por James Hoban para ser a "Sala de Jantar Comum". Thomas Jefferson não usou a sala como sala de jantar e transformou o chão com lonas verdes. Durante os governos os presidentes e, principalmente, as primeiras-damas têm usado a sala para receber os convidados pessoais. O presidente James Madison assinou a primeira declaração de guerra (ver Guerra anglo-americana de 1812) nesta sala. O presidente James Monroe usou esta sala como sala de jogos e instalou nela duas mesas de cartas. Mas até 1820, esta funcionou como a Green Drawing Room (Sala Verde de Desenho) durante a administração de John Quincy Adams.

O corpo do presidente Lincoln foi velado nesta sala após o seu assassinado no Teatro Ford. Mas, esta sala também foi palco de momentos de descontração, como a vez em que o presidente Kennedy deitou no chão desta sala por que achava a decoração mais atratente do que a de seu quarto.