Salificação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Salificação ou Reação de neutralização é o nome que se dá a toda reação química que ocorre na mistura de um ácido com uma base. A reação de neutralização é a reação entre um ácido e uma base dando origem a sal e água

É importante destacar que essas reações químicas só acontecem em meio aquoso, pois é preciso primeiro acontecer a ionização dos compostos.

Pode ser subdividida em:

  • Neutralização Total: Após o término da reação, todos os hidrogênios e hidroxilas se neutralizaram.
  • Neutralização Parcial: Após o término da reação, sobram cátions hidrogênio ou ânions hidroxilas. Quando na fórmula do sal houver íons hidroxilas, será chamado de sal básico, de reação básica ou hidróxisal e quando houver íons hidrogênio na fórmula do sal formado na reação, será chamado de sal ácido, de reação ácida ou de hidrogeno sal.

Neutralização Total[editar | editar código-fonte]

HCN + KOH KCN + H2O
ácido + base sal + água
ácido cianídrico + hidróxido de potássio cianeto de potássio + água
  • Todo monoácido (produz somente 1 H+) faz neutralização total, como o ácido cianídrico. Há muitos outros monoácidos, como o ácido clorídrico (HCl), ácido bromídrico (HBr), ácido clórico (HClO3) entre outros. Os diácidos, triácidos e tetrácidos podem também fazer neutralização total:
H3PO4 + 3 NaOH → 3 H2O + Na3PO4

Neutralização Parcial[editar | editar código-fonte]

De um Ácido[editar | editar código-fonte]

Para ocorrer a neutralização parcial de um ácido, ele não pode ser um monoácido, pois como vimos acima, todos os monoácidos são neutralizados totalmente, em qualquer reação de salificação. Assim, somente os diácidos, triácidos e tetrácidos podem fazer neutralização parcial:

1 H2CO3 + 1 NaOH → H2O + NaHCO3
Note que 1 molecula de ácido carbônico reagindo com 1 molecula de hidróxido de sódio faz uma neutralização parcial, produzindo um sal ácido, no caso o carbonato ácido de sódio ou mais popularmente conhecido como bicarbonato de sódio. Na verdade, teriam que reagir 2 mols de hidróxido de sódio para ocorrer a neutralização total.

De uma base[editar | editar código-fonte]

Para ocorrer a neutralização parcial de uma base, ela não pode ser uma monobase, pois todas as monobases produzem somente 1 OH-.Sendo assim é muito complicado.

1 HCl + 1 Mg(OH)2 → H2O + Mg(OH)Cl
Ao reagir 1 mol de ácido clorídrico com 1 mol de hidróxido de magnésio, é formado um sal básico, no caso cloreto básico de magnésio ou hidroxi-cloreto de magnésio.
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.