Salir do Porto
|
||||
|---|---|---|---|---|
|
— Freguesia —
|
||||
|
|
||||
| Localização de Salir do Porto em Portugal | ||||
| País | ||||
| Concelho | ||||
| - Tipo | Junta de freguesia | |||
| Área | ||||
| - Total | 9,91 km² | |||
| População (2011) | ||||
| - Total | 797 | |||
| - Densidade | 80,4/km2 | |||
Salir do Porto é uma das 16 freguesias do concelho de Caldas da Rainha, Portugal com 9,91 km² de área e 797 habitantes (2011). Densidade: 80,4 h/km².
A freguesia de Salir do Porto possui uma praia fluvial, na margem do rio Tornada que desagua na baía de São Martinho do Porto. A praia de Salir é famosa pela sua duna de areia com cerca de 50 metros de altura.
Existem outras praias de rocha na zona costeira. Localmente são chamadas de Quebradas.
A freguesia é composta pelos locais de Salir do Porto, Casais de Salir do Porto e Bouro.
A freguesia é servida pela linha de comboio do Oeste.
A maioria das habitações da freguesia são segundas habitações e pertencem a pessoas que lá não residem habitualmente. É um local prasenteiro para férias e fins de semana.
Tem vindo a tornar-se local de refúgio de actores e escritores.
O Centro Recreativo e Cultural de Salir, tem sido a grande fonte de apoio social aos 770 habitantes da freguesia. O CRC é também o responsável pelo parque polidesportivo - de grande qualidade - e pela gestão do centro equestre de Salir do Porto.
Salir do Porto está dotado de importantes infraestruturas existindo nomeadamente um centro de apoio a idosos.
Recentemente foi inaugurada uma piscina oceânica que é explorada pela Orbitur
Salir do Porto é a localidade que fica no fim da baía de São Martinho do Porto