Salma Hayek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Salma Hayek
Salma Hayek (2012)
Nome completo Salma Hayek Jimenez
Nascimento 2 de setembro de 1966 (47 anos)
Coatzacoalcos, Veracruz
 México
Nacionalidade mexicana, norte-americana
Ocupação atriz
Atividade 1988 - hoje
IMDb: (inglês)

Salma Hayek Jimenez[1] [2] (Coatzacoalcos, 2 de setembro de 1966) é uma atriz e produtora mexicana[3] [4] ,Indicada ao Oscar pelo filme Frida,ela é conhecida internacionalmente pela participação no filme de Robert Rodriguez,Um Drink no Inferno,filme que a consagrou como um dos Simbolos Sexuais da década de 90 graças a sua apresentação de Dança erótica.[5] [6] [7] [8]

Biografia[editar | editar código-fonte]

É filha do político e homem de negócios de origem libanesa Sami Hayek e da cantora de ópera de origem espanhola Diana Jiménez. Estudou quando pequena na Luisiana, Estados Unidos. De volta ao México estudou Relações Internacionais, mas deixou seus estudos universitários para investir na carreira de atriz. Seu primeiro papel foi na obra Aladim e a lâmpada maravilhosa, onde vista por um produtor ganhou seu primeiro papel em uma telenovela, Un Nuevo Amanecer na rede Televisa. Sua grande beleza lhe garantiu o papel principal na telenovela Teresa.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Salma Hayek no festival de Cannes, 2008.

Apesar do grande êxito em seu país, Salma decidiu voltar a trabalhar nos Estados Unidos. Estudou atuação em Los Angeles, Califórnia, e obteve pequenos papeis em alguns filmes e programas de televisão a cabo. Seu primeiro grande papel foi no filme A balada do Pistoleiro com Antonio Banderas. O diretor Robert Rodríguez, animado com a atuação de Salma, deu-lhe vários papeis em outros filmes, Four Rooms, Pequenos Espiões a sequência da A balada do Pistoleiro, Era uma vez no México, além de Um Drink no Inferno com George Clooney. Atuou em diversos outros filmes ao lado de Penélope Cruz, Mike Myers, Will Smith, Matt Damon, Pierce Brosnan, Edward Norton e Matthew Perry.

Em 2003 foi indicada ao Óscar de melhor atriz e ao Globo de Ouro pelo papel Frida Kahlo no filme Frida. Em 2004, atuou no fracassado Paixão entre Lençóis, ao lado de Zane Heidman, Viggo Mortensen e Michael Douglas.

Em 2007, sabendo que a diretora Julie Taymor, estava trabalhando em um novo filme, Salma pediu para fazer parte do projeto, mesmo que sua participação fosse pequena. Assim, Julie encaixou-a papel secundário de uma enfermeira no musical Across the Universe.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Hayek naturalizou-se cidadã norte-americana[9] . Ela namorou de 1999 a 2003 o ator Edward Norton; em 2003 namorou Josh Lucas. Tem laços de amizade com a atriz Penélope Cruz, com quem atuou no filme Bandidas.

Em 9 de março de 2007, ela confirmou que ela e o noivo, o empresário francês François-Henri Pinault, estavam esperando o primeiro filho do casal. Em 21 de setembro de 2007 ela deu à luz Valentina Paloma Pinault, em Los Angeles. Em 18 de julho de 2008, ela e François-Henri Pinault anunciaram o fim do noivado, mas pouco depois reataram. Em 14 de abril de 2009, casaram-se em Veneza.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar

Ano Categoria Filme Resultado
2003 Melhor atriz Frida Indicada

Globo de Ouro Golden Globe icon.svg

Ano Categoria Filme Resultado
2003 Melhor atriz em filme dramático Frida Indicada

SAG Awards (Screen Actors Guild Awards)

Ano Categoria Filme Resultado
2003 Melhor atriz Frida Indicada

Referências

  1. "Monitor", Sep 6, 2013, pp. 25.
  2. Today in history: September 2. MSNBC (February 9, 2006). Página visitada em June 25, 2012.
  3. Salma Hayek (em inglês). Página visitada em 13 de Junho de 2012.
  4. a b c d e Salma Hayek (em português). Página visitada em 13 de Junho de 2012.
  5. http://www.toptenz.net/top-10-sex-symbols-of-the-50s-60s.php
  6. The 5: Sex Symbols Who Captivated a Decade ((c)2011). Página visitada em 2011-02-06.
  7. Johnson, Randal; Stam, Robert. In: Randal. Brazilian Cinema. [S.l.]: Columbia University Press, January 1995. p. 232. ISBN 978-0-231-10267-4
  8. Flexner, Stuart Berg; Soukhanov, Anne H.. Speaking freely: a guided tour of American English from Plymouth Rock to Silicon Valley. [S.l.]: Oxford University Press, 1997. p. 373. ISBN 0-19-510692-X
  9. Salma Hayek Biography. People. Página visitada em August 9, 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Salma Hayek
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Salma Hayek