Salomão Pavlovsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Salomão Pavlovsky
Nascimento 11 de setembro de 1924
Rio de Janeiro, RJ
Morte 19 de setembro de 1997 (73 anos)
Sorocaba, SP
Nacionalidade Brasil Brasileira
Ocupação Empresário e jornalista

Salomão Pavlovsky (Rio de Janeiro, 11 de setembro de 1924Sorocaba, 19 de setembro de 1997) foi um empresário e jornalista brasileiro.

História

Nascido no bairro carioca de Inhaúma, Salomão Pavlovsky era filho de pais europeus, do ucraniano Moisés Pavlovsky e da romena Cecília Rosemblat[1] . Sua trajetória começou cedo, ainda criança trabalhou como engraxate e entregador de jornal para ajudar a família de imigrantes, que vinha se estabelecendo no Brasil[2].

Trabalhou por 17 anos na PRD-7 Rádio Clube (rádio de Sorocaba) acumulando funções de radialista e diretor comercial da rádio e do Jornal Cruzeiro do Sul.[1]

Em 1957, Pavlovsky deixou a capital fluminense e mudou-se para Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, onde fundou o Sistema Vanguarda de Comunicação.

Na década de 70 começaram a surgir as primeiras rádios FM no país, e então, o visionário Salomão Pavlovsky habilitou-se no Ministério das Comunicações para instalar a primeira emissora FM no interior paulista. Nasce assim, em 1976 a Rádio Vanguarda FM.[2]

Em outubro de 1990, inaugurou a pioneira das emissoras de televisão na frequência UHF no Brasil, a TV Sorocaba, afiliada do SBT.

Morte

Salomão Pavlovsky faleceu no dia 19 de setembro de 1997, oito dias após completar 73 anos de idade.

Referências

  1. a b Nassif, Túlio. «Que Fim Levou?: Salomão Pavlovsky». Blog do Terceiro Tempo. Consultado em 13 de novembro de 2014 
  2. a b «Nossa História». Rádio Vanguarda. Consultado em 13 de novembro de 2014