Salonino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Júlio Cornelio Salonino Licínio Valeriano (em latim: Publius Licinius Cornelius Saloninus Valerianus ca. 243 - 260) foi imperador do Império Romano juntamente com os imperadores Valeriano e Galiano, seu avô e seu pai.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Salonino era o filho do imperador Galiano com a imperatriz Salonina e tomou o seu o nome da mãe. Quando seu pai e avô assumiram o poder, em 253, a Salonino foi dado o título de César. Mais tarde ele foi enviado para Gália sob a proteção do prefeito pretoriano Silvestre. Em 260, Salonino recebeu o titulo de Augusto, mas usufruiu do mesmo por pouquíssimo tempo.

Aparentemente Salonino teve um conflito com o general Póstumo sobre os despojos de uma vitória militar contra os bárbaros que tentavam penetrar na fronteira da Gália. Os soldados, sob o comando de Póstumo, se rebelaram e atacaram Salonino, que estava com seus fieis seguidores estacionado em Colonia Agrippinae. Diante da negativa em entregar o imperador para os soldados de Póstumo, Salonino e seus soldados foram massacrados.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • "Saloninus" Dicionário de antiguidades gregas e romanas, Editado por William Smith, 1870, vol. 3, pp. 698-699.