Salto Ventoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Salto Ventoso
Cascata do Salto Ventoso
Características
Altura 55 m
Localização
País  Brasil
Local Farroupilha
Vista da cascata do Salto Ventoso, por trás, através da sua gruta

Salto ventoso é uma cachoeira com 55 m de queda caindo sobre uma caverna em forma de ferradura, de 200 metros de comprimento por 25 metros de altura. Situada no Rio Grande do Sul, no município de Farroupilha, na Linha Muller, Distrito de Nova Sardenha, a doze quilômetros da cidade. Sua principal característica consiste na possibilidade oferecida ao visitante de visualizar a queda por trás da água. Há uma passagem em seu contorno, que tal qual um túnel metade fechado, metade aberto, permite às pessoas um passeio completo pela cachoeira. Quando o sol bate dentro do boqueirão sobre a fenda da água, refletem-se várias cores nas paredes da caverna.

Foi palco de gravações do filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, O Quatrilho, de Fábio Barreto, baseado no romance do escritor caxiense José Clemente Pozenato.

O Salto Ventoso também é um dos locais mais procurados pelos praticantes da escalada em rocha. Nas paredes próximas a cachoeira existem aproximadamente 30 vias de escalada de todos os graus de dificuldade.




Ligações externas[editar | editar código-fonte]