Salva-vidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Posto de observação de guarda-vidas na Bélgica
Nadador-salvador numa praia vigiada de Portugal

Salva-vidas, guarda-vidas (português brasileiro) ou nadador-salvador, banheiro (português europeu) é a pessoa que tem o escopo de evitar afogamentos e assim preservar a vida de quem se vê envolvido em uma situação crítica no mar, em rios ou piscinas.

Em muitas cidades litorâneas, há salva-vidas em praias mais frequentadas e/ou perigosas, para pronto atendimento aos banhistas ou para avisar dos riscos provocados por animais como águas-vivas ou tubarões. A vigência do serviço pode ser permanente ou restringida à época balnear.

A formação de um salva-vidas deve ser completa: nadar muito bem, conhecimento das técnicas de respiração e massagem cardíaca,oceanografia, cuidados com o banhista e agilidade nas ações de prevenção e salvamento, onde segundos tornam-se preciosos.

Bandeiras de aviso[editar | editar código-fonte]

As bandeiras colocadas em postos ou cadeirões funcionam como indicadoras das condições de banho no dia, são de três cores diferentes:

  • Verde, que indica que é seguro nadar
  • Amarela que indica que se pode tomar banho, mas que não se deve nadar
  • Vermelha, que indica que se não se deve tomar banho

Funcionam na equivalência de um semáforo.

Salva-vidas da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Brasil, fazendo um salvamento na Praia da Cal, em Torres

Sem esquecer das bandeiras vermelhas que são postas nas praias com o seguinte dizer "local perigoso" são colocadas na frente das correntes de retorno (rip), não é permitido a entrada de banhistas nestes locais, pois, é aí que acontecem os afogamentos por imprudência e até mesmo falta de informação dos banhistas que na grande maioria das vezes são visitantes ocasionais ou veranistas.

Esta corrente pode variar de lugar para lugar dependendo do vento, lua e, até mesmo, pressão atmosférica. Sua velocidade é de 3 m/s; isto significa que nem o melhor nadador que nada 2 m/s consegue nadar contra essa corrente. A melhor maneira seria, 1º nem ter entrado nela pois com certeza estaria sinalizada, 2º não tentar vir diretamente para terra, pois assim você estaria desafiando a natureza e com ela não dá para competir e 3º nade para o lado procurando assim o banco de areia se não conseguir nade até o final da corrente, depois saia pelo lado.

Além das atividades de salvamento, cabe ao Guarda-Vidas as atividades prevencionistas objetivando evitar acidentes nas praias de mar ou de água doce (rios, lagos e lagoas) e também de piscinas, através de campanhas educativas.

Também se pode dar o nome de salva-vidas às boias de sinalização.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Salva-vidas
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Salva-vidas.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.