Salve-se Quem Puder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Salve-se Quem Puder
Informação geral
Formato Game show
Duração ± 50 min.
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) André Ferreira
Apresentador(es) Diana Chaves
Marco Horácio
Exibição
Emissora de
televisão original
SIC
Transmissão original 1 de junho de 2009 - 11 de setembro de 2010
Nº de temporadas 2
Nº de episódios 85

Salve-se Quem Puder é um concurso de televisão que passava de segunda a sábado na SIC. O programa consiste em atravessar paredes recortadas. O jogador terá de imitar o recorte na parede com o seu corpo para conseguir atravessar, de modo a não parti-la nem cair à piscina que está por detrás de si. O programa é apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio.

Todos os dias há duas equipas, uma vermelha e outra azul, três jogadores não conhecidos do público em geral. Ao sábado são convidadas duas figuras públicas que se juntam às duas melhores equipas da semana, ficando assim, cada equipa com quatro jogadores.

A 1ª temporada começou dia 1 de Junho de 2009 terminou dia 4 de Outubro de 2009 com 98 episódios. A 2ª temporada do programa começou no dia 31 de Maio de 2010 e terminou no dia 8 de Setembro de 2010. Devido às fracas audiências da 2ª temporada, estima-se que o programa não regresse para uma 3º temporada.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A equipa vermelha começa a jogar e os jogadores enquanto esperam a parede não podem sair da área de jogo. Mesmo que tenham conseguido atravessar a parede sem a partir e sem cair à água, se saírem da área de jogo perdem todos os pontos a que teriam direito.

Rondas[editar | editar código-fonte]

O programa é composto por seis rondas:

1. Ordem do Capitão. O capitão da equipa escolhe um número de 1 a 12, podendo sair uma parede normal ou uma parede bónus. Ao passarem uma parede normal ganham 10 pontos e se passarem uma parede bónus ganham 15 pontos. Cada equipa escolhe duas paredes. O capitão não pode jogar. Os outros dois membros da equipa jogam um de cada vez.

2. Às Cegas. Nesta ronda quem joga é o capitão. Se passar a parede ganha 20 pontos. O concorrente não pode ver a parede. Para o impedir de o fazer, podem levar uns óculos, podem estar simplesmente de costas sem olhar ou estar de constas e ver a parede por um espelho. Podem ainda ser ajudados por um companheiro de equipa que verá a parede, mas este também terá de a passar. Cada equipa joga uma vez.

3. Parede Infernal. Nesta ronda jogam dois concorrentes, sendo que o capitão também pode jogar. O capitão da equipa escolhe um número de 1 a 9, podendo sair uma parede normal ou uma parede bónus. Ao passarem uma parede normal ganham 30 pontos e se passarem uma parede bónus ganham 35 pontos.

4. Eis a Questão. Joga apenas um concorrente, sendo que o capitão também pode jogar. Esta parede tem uma pergunta no topo e duas respostas em baixo, uma em cada porta. Ao empurrarem a porta correcta e permanecerem na área de jogo ganha 30 pontos. Se forem contra a porta errada, são empurrados por ela e vão à água.

5. Três à Vez. Nesta ronda jogam todos os elementos da equipa. Por cada um que passar a parede ganham 20 pontos, podendo somar 20, 40 ou 60 pontos.

6. Todos ao Molho. Nesta última ronda, a equipa que vai à frente na pontuação pode jogar ou passar a parede. Se jogar e passar, ganha. Se for à água perde a emissão. Se passar a parede à outra equipa e esta não superar a parede, a equipa que ia à frente na pontuação ganha, mas se passar a outra equipa é a vencedora.

Modas[editar | editar código-fonte]

O programa fez surgirem algumas modas:

  • Pedir a um membro da audiência para dizer: Soltem a parede.
  • A exclamação És um pão de um homem de meia-idade ou do público em uníssono, geralmente para o Marco Horácio.
  • Quando a Diana ou o Marco dizem Sacanagem ouve-se a música Rapunzel de Daniela Mercury e o público começa a dançar.
  • Quando o Marco diz Bobagem ouve-se a música "Tutti Frutti Summer Love" do cantor sueco Günther e o público começa a dançar.
  • Quando a Diana diz Cafajeste ouve-se a música "você não vale nada" da banda Calcinha Preta e o público começa a dançar.
  • Quando há dúvidas sobre as provas, Marco ou Diana dirigem-se ao juiz cujo nome é "Douradinhos" apesar de Marco chamá-lo às vezes por outros nomes derivados de Douradinhos.
  • Marco costuma cantar rap freestyle quanto apresenta o jogo de casa normalmente usando a música "Retratamento" dos Da Buizel

Músicas da 2ª Temporada[editar | editar código-fonte]

  • Quando o Marco diz Chacarron ouve-se a música "Chacarron" e o Público começa a dançar.
  • Quando a Diana ou o Marco dizem Rebolation ouve-se a música Rebolation de Parangolé e o Público começa a dançar.
  • Quando o Marco diz Bobagem ouve-se a música "SunTrip (Summer Holiday)" do cantor sueco Günther ou a música da 1ª temporada e o público começa a dançar.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o formato tinha o nome "De Cara no Muro" e ia ao ar aos domingos, dentro do programa Domingão do Faustão, na Rede Globo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]