Sam Fisher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sam Fisher
Sam fisher blacklist.jpg
Sam Fisher em Splinter Cell: Blacklist
Série de jogos Tom Clancy's Splinter Cell
Primeiro jogo Tom Clancy's Splinter Cell
Criado por J. T. Petty
Designer Tom Clancy
Dublador em inglês Michael Ironside (2002 - 2010)
Eric Johnson (2013 - )
Interpretado por Tom Hardy
Portal Games

Samuel "Sam" Fisher é o protagonista da série de jogos Splinter Cell, baseado no mundo criado por Tom Clancy. A voz de Fisher é feita pelo ator Michael Ironside. Seu nome completo é Samuel Leo Fisher, visto quando ele utilizava o computador em Osprey durante o primeiro Splinter Cell.

Introdução[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Sam Fisher é um veterano do Diretório de Operações da CIA e da U.S. Navy SEAL. Mede 1,80m de altura e pesa 77kg, não costuma fazer a barba, possui cabelos escuros e olhos verdes. Ele é um agente da Third Echelon, uma sub-divisão da NSA. Fisher é ágil e um perito em espionagem. Foi a primeira pessoa a ser recrutada como agente de campo para o programa "Splinter Cell" da Third Echelon. Ele trabalha sozinho em todas as suas missões. Mora em uma casa típica em Towson, Maryland. É praticante de Krav Maga. Quando trabalhava em uma base da Força Aérea Americana na Alemanha, na década de 80, ele conheceu e mais tarde se casou com Regan Burns (em 1984). Eles tiveram uma filha, Sarah Burns (nascida em 16 de junho de 1985). Após um tempo, Fisher e Regan se divorciaram, e Regan voltou à sua vida normal utilizando o nome de solteira. Ela morreu de câncer no ovário em 1989. Sarah morreu após ser atropelada por um milionário bêbado que também usa drogas conhecido como Andry Kobin, em 2008. O supervisor de Fisher é Irving Lambert. Lambert recebe suporte de Anna Grimsdóttír, Vernon Wilkes Jr (morto) e, mais tarde, de Frances Coen, que tomou provisóriamente o posto de Wilkes e foi substituído permanentemente por William Redding. Um de seus outros subordinados, D.P. Brunton, se tornou diretor da SHADOWNET Operations, uma unidade "irmã" da Third Echelon. Fisher geralmente precisa viajar ao redor do mundo para completar suas missões. Ele já foi à Indonésia, Japão, Coréias do Sul e Norte e para diversos países europeus. Fisher foi treinado para utilizar o ambiente a seu favor como nenhuma outra pessoa; como por exemplo, canos, entradas de ventilação e sombras locais.

Habilidades e Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Força[editar | editar código-fonte]

Como em todos os jogos Sam tem a habilidade de segurar o cadáver sem complicação, é só colocar o cadáver em seu ombro. Ele consegue ficar muitas horas segurando o cadáver. Como a maioria de suas habilidades é usada mais com o braço, deu para saber que o braço foi seu membro mais treinado.

Escalada[editar | editar código-fonte]

Como também em todos os jogos, sempre Sam tem que se agachar em canos, ou escalar com uma corda ou subir em cima de objetos e etc. Também é uma habilidade usada mais com o braço.

Andar[editar | editar código-fonte]

Para Sam poder pegar sua vítima e interrogá-la ele precisa ter um andar fino.

Murros e Chutes[editar | editar código-fonte]

Como em quase todos os jogos, Sam usa suas próprias mãos e seu próprios pés para lutar. E ele tem muita habilidade em luta. Quando uma vez ele lutou com o Emily, eles se prepararam e Sam só deu fácilmente um murro nele e ele morreu.

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Pistol[editar | editar código-fonte]

É o terceiro equipamento mais usado por Sam. É usado mais quando matar em um lugar cheio de inimigos para não ser descoberto. É sempre com um silenciador.

SC Launcher[editar | editar código-fonte]

É o segundo equipamento mais usado por Sam. É usado mais quando Sam já foi descoberto e tem um tiro mais rápido e uma mira. Tem quatro tipos de balas. Uma é usada para atirar e soltar gás. Uma é usada para atirar e dar um choque no adversário e uma é usada só para causar danos no adversário e a outra é bala normal.

SC Pistol[editar | editar código-fonte]

É uma pistola usada só em Double Agent. Tem mais danos que a Pistol. E também tem silenciador. É usado mais quando matar em um lugar cheio de inimigos para não ser descoberto.

Faca[editar | editar código-fonte]

É usada em todos os jogos. Todas as facas tem a mesma aparencia em todos os jogos. Sem a faca não dá para interrogar.

Ferros[editar | editar código-fonte]

Sam tem como equipamento dois ferros para abrir portas. É mais usado em fases na agência EJB. Não é usado para matar.

Táticas e Equipamento[editar | editar código-fonte]

Técnicas[editar | editar código-fonte]

Fisher é capaz de utilizar várias habilidades diferentes em escaladas, como se pendurar nas quinas dos níveis mais elevados. Ele também é forte o suficiente para levantar o corpo de um homem adulto em suas costas e carregá-lo por longos perdíodos de tempo, e possui o fôlego de um atleta profissional.

Como a natureza combatente de Fisher é bastante ligada à espionagem e à não-detecção de suas atividades, ele é hábil em se esconder nas sombras e em se movimentar lentamente. Ele consegue aproximar-se por trás de um inimigo facilmente e derrubá-lo utilizando meios letais ou não-letais. Fisher também é ambidestro, sendo assim, ele pode trocar suas armas de mãos(como em "Chaos Theory") sem nenhuma aparente queda na sua precisão. De qualquer maneira, ele aparentemente prefere utilizar a mão direita, já que ele primeiramente saca suas armas com ela, e nos primeiros dois jogos só podia atirar com ela.

NV Googles[editar | editar código-fonte]

Uma das marcas registradas do game são as três luzes verdes provindas dos óculos de visão noturna utilizados por Fisher, eles são capazes de captar variações térmicas e também de campo magnético, além de é claro, a visão por infravermelho. Isso ajuda bastante nas missoes ja que ele praticamente sempre anda no escuro, com exceção do game Splinter Cell Conviction, que a maior parte do game é durante o dia.

A idade[editar | editar código-fonte]

A idade de Fisher aparentemente o está alcançando, em Chaos Theory é possível ouvir gemidos de dor e cansaço durante as missões, apesar destes gemidos já estarem presentes nos outros jogos da série, quando Fisher levantava um corpo pesado, eles se tornaram mais freqüentes com o passar dos anos (leia-se jogos).

Há também uma citação de Irving Lambert a respeito de dois novos agentes splinter cell que estão realizando uma missão nas próximidades, quando Fisher pergunta a respeito, Lambert responde: "You're getting too old for this job, Sam." (Você está ficando muito velho para este emprego, Sam.), além de outras insinuações de Anna Grimsddottir ao decorrer do jogo.