Samantha Carter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Samantha "Sam" Carter é uma personagem fictícia principal das telesséries americanas de ficção científica Stargate SG-1 e Stargate Atlantis, interpretada pela atriz anglo-canadense Amanda Tapping. Carter foi uma personagem principal de todas as dez temporadas de Stargate SG-1 (1997-2007). Após aparecer com frequência em Stargate Atlantis ao longo de três temporadas (2004-2007), Carter tornou-se um personagem principal da quarta temporada desta série (2007-2008), além de aparecer nos longa-metragens para DVD Stargate: The Ark of Truth and Stargate: Continuum, de 2008.

Os filmes e as séries descrevem Samantha Carter como uma oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, com doutorado em astrofísica e havendo "registrado mais de 100 horas no espaço aéreo inimigo" durante a Guerra do Golfo, entre 1990 e 1991. Carter é descrita como uma polímata, versada em dúzias de campos, desde astrofísica até mecânica quântica, e de engenharia de software até biologia. É a principal fonte de Deus ex machina de Stargate SG-1, capaz de compreender tecnologias alienígenas rapidamente e lograr soluções para os perigos enfrentados por sua equipe. Ela desenhou e administra o sistema de discagem do aparelho Stargate.

Na série Stargate SG-1, a personagem integra uma unidade chamada SG-1, com a patente de capitão (posteriormente promovida a major e tenente-coronel), cuja missão é explorar a galáxia por meio do Stargate. Já com a patente de coronel, Carter assume o comando da expedição Atlantis na quarta temporada de Stargate Atlantis.

Ícone de esboço Este artigo sobre Stargate é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.