Samuel Fuller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Samuel Fuller
Nascimento 12 de agosto de 1912
Worcester, EUA
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Morte 30 de outubro de 1997 (85 anos)
Hollywood, EUA
Ocupação Roteirista, Produtor e Diretor
IMDb: (inglês)

Samuel Michael Fuller (Worcester, 12 de agosto de 1912 - Hollywood, 30 de outubro de 1997) foi um roteirista, produtor e diretor de cinema norte-americano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de imigrantes judeus, seus pais alteraram o sobrenome da família de Rabinovitch para Fuller. Aos 17 anos já era repórter policial em Nova Iorque. Serviu no Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, chegando a ser codecorado com a Purple Heart.

Carreira[editar | editar código-fonte]

O filme Hats Off de 1936 marcou o primeiro crédito de Fuller como roteirista. Apesar de ter escrito muitos roteiros, Fuller é mais lembrado como diretor. Estreou na direção em I Shot Jesse James de 1949.

Terceiro filme de Fuller, The Steel Helmet, foi um dos primeiros filmes sobre a Guerra da Coréia, que escreveu baseado em depoimentos de veteranos da Coréia e suas próprias experiências.

Mesmo contratado pela 20th Century Fox, onde fez Fixed Bayonets!, realizou em seguida e com recursos próprios Park Row, um tributo ao jornalismo.

Dirigiu White dog em 1981, de tema racial, baseado em romance de Romain Gary, porém o estúdio Paramount não o lançou. Após o ocorrido, passou a residir na França.

Filmografia cinema[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cineastas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.