San Giovanni Calibita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de São João Calibita
San Giovanni Calibita
San Giovanni Calibita
Fachada
Tipo
Estilo dominante Barroco
Início da construção século IV
Fim da construção 1640
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Website Site oficial
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 27" N 12° 28' 40" E

San Giovanni Calibita ou Igreja de São João Calibita é uma igreja localizada no rione Ripa de Roma, na Isola Tiberina, perto do Hospital Fatebenefratelli.

História

Documentos atestam a existência de uma igreja neste local desde o século XIV chamada em latim Sancti Ioannis de insula ou Sancti Ioannis Cantofiume. É provável que ela tenha sido construída no local onde estava o templo de "Iuppiter Iurarius". Armellini afirma que a primeira igreja foi construída pelos soldados de Genserico e reconstruída em 464 por Pedro, bispo de Porto, que controlava a Isola Tiberina. Porém, a mais antiga evidência documental é uma bula do papa Bento XIII em 1018. Por séculos, San Giovanni foi a igreja anexa ao mosteiro beneditino vizinho.

A obra no edifício atual começou em 1584 já sobre as ruínas desta antiga igreja e, durante as obras, os restos de São João Calibita foram encontrados sob o altar-mor. Em 1640, o edifício foi novamente reconstruído: a fachada só se completou em 1711 e a rica decoração do interior, em 1742, obra de Corrado Giaquinto.

San Giovanni abriga um ícone conhecido como Madonna della Lampada, do século XIII, uma imagem tradicionalmente associada a um milagre: ela ficava antes na margem do rio junto a uma lamparina votiva. Durante uma grande enchente do Tibre em 1557, diz-se que a luz da lamparina, mesmo submersa, não se apagou.

Galeria

Ver também

Bibliografia