San phra phum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa dos espíritos destinado ao Chao Thi ou Phra Phum, para venda em Ubon Ratchathani, Tailândia.

A casa dos espíritos ou san phra phum (em tailandês: ศาลพระภูมิ) é um santuário destinado a abrigar o Genius loci, espírito protetor local acreditado em países do Sudeste Asiático, como na Birmânia, Laos, Tailândia e Camboja. Por tradição, a maioria das casa dessas regiões possuem uma casa dos espíritos, situadas num local auspicioso, na maior parte das vezes, num canto de um compartimento da casa ou ao ar livre. O local é escolhido após a aprovação de um sacerdote brâmane. A casa dos espíritos apresenta uma estrutura de pequenas dimensões, sob a forma de uma casa ou templo em miniatura, que é suportado por uma coluna ou estrado.

A casa destina-se a conceder abrigo aos espíritos que, segundo as suas crenças, podem trazer problemas caso os proprietários de determinada residência não a possuírem. Os pequenos santuários incluem figuras animalescas e humanas como representações espirituais que promovem o culto budista. Oferendas votivas são deixadas na casa dos espíritos servindo como rituais da própria religião. Instalações mais aperfeiçoadas deste objetos possuem um altar para a finalidade anteriormente referida.

Além dos santuários ao ar livre, residências e empresas, estas estruturas são também incluídas dentro de residências, facto semelhante ao dos Lares Familiares dos antigos romanos.

Gallery[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • B.J. Terwiel: Monks And Magic. Curzon Press, 2nd ed. London 1979, ISBN 0-7007-0126-5
  • Ruethai Chaichongrak u.a.: The Thai House – History and Evolution. River Books, Bangkok 2002, ISBN 974-8225-05-4
  • Peter A. Reichart, Pathawee Khongkhuntian: The Spirit Houses of Thailand. White Lotus Press, Bangkok 2007, ISBN 978-974-480-103-6
  • Phya Anuman Rajadhon: Chao Thi & Some Traditions of Thai. The National Culture Institute, Bangkok 2499 (1956), (Thai culture series No. 6)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]