Sands of Iwo Jima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sands of Iwo Jima
O inferno de Iwo Jima (PT)
Iwo Jima - O portal da glória (BR)
 Estados Unidos
1949 • p&b • 100 min 
Direção Allan Dwan
Roteiro Harry Brown
James Edward Grant
Elenco John Wayne
John Agar
Forrest Tucker
Adele Mara
Género Guerra
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Sands of Iwo Jima (br:Iwo Jima - O portal da glória / pt.: O inferno de Iwo Jima) é um filme estadunidense de 1949 do gênero guerra em tom de patriotismo, dirigido por Allan Dwan. Produzido pela Republic Pictures.

Entrega da bandeira americana erguida em Iwo Jima para as filmagens, em 14 de julho de 1949

A história se baseia num episódio da II Guerra Mundial, mas especificamente na Guerra do Pacífico, quando as tropas aliadas atacaram as ilhas ocupadas pelos japoneses e os derrotaram em batalhas sangrentas. Iwo Jima se tornou célebre por ter sido ali que foi tirada uma das mais famosas fotografias da imprensa mundial (creditada a Joe Rosenthal): aquela que mostra um grupo de fuzileiros navais estadunidenses (Marines) fincando a bandeira do seu país no solo do Monte Suribachi, após a conquista da ilha. Três marines do episódio verdadeiro (veja Batalha de Iwo Jima), além de outros que também estiveram na batalha real, fizeram pequenas participações no filme. A bandeira também era a verdadeira, emprestada ao filme pelo Museu dos Fuzilieiros em Quântico, Virgínia.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O sargento "Marine" John Stryker é encarregado de receber recrutas e treiná-los para a ação, quase ao mesmo tempo que ele e seus comandados entram em violentas e seguidas batalhas. Odiado por alguns e respeitado por todos pelo seu estilo autoritário e eficiente, o sargento Stryker consegue manter seus homens na linha. Mas um de seus mais fortes opositores é o soldado Peter Conway, um arrogante universitário filho de um oficial que serviu com o sargento. Stryker tenta ganhar a amizade do rapaz, mas este o rejeita. Depois da batalha de Tarawa, os marines vão para o ataque decisivo em Iwo Jima, onde Conway finalmente percebe que o sargento só quer que ele e os demais comandados sobrevivam.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Indicações[editar | editar código-fonte]

  • Indicado ao Oscar de Melhor Ator (John Wayne), Melhor Edição, Melhor Som e Melhor História.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sands of Iwo Jima