Thraupis episcopus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sanhaço-de-encontro-branco)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSanhaçu-de-encontro-branco
Sanhaço-de-encontro-branco
Sanhaço-de-encontro-branco
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Ordem: Passeriformes
Família: Thraupidae
Género: Thraupis
Espécie: T. episcopus
Nome binomial
Thraupis episcopus
(Linnaeus, 1766)
Distribuição geográfica
Distribuição da espécie
Distribuição da espécie
Sinónimos
  • Sanhaço da Amazônia
  • Saí Azul
  • Sanhaço Azul
  • Sanhaço do Mamoeiro
  • Pipira Azul

O sanhaçu-de-encontro-branco, sanhaçu-azul ou sanhaçu-azul-e-cinzento (Thraupis episcopus) é um médio pássaro latino-americano vivente em áreas semi-abertas, pertencente à família dos tiês (Thraupidae). Sua principal característica é a coloração branca nas pequenas-coberturas de suas asas. Ambas formas estão corretas, sanhaço e sanhaçu.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Não apresenta quase nenhum diformismo sexual entre macho e fêmea. Mede cerca de 16–18 cm de comprimento, e pesa cerca de 30-40 gramas. Os adultos contêm a cabeça, peito, e barriga de coloração azul-cinzenta pálida, o dorso e asas de coloração mais escura. O bico é curto e espesso.

Há cerca de 13-15 subespécies comumente reconhecidas, diferindo de acordo com a tonalidade azulada dos ombros versus o resto da plumagem; eles podem ser acinzentados, esverdeados, roxo-azulados com uma lavanda, azul-escuros ou com os ombros esbranquiçados.

Seu habitat de reprodução são florestas abertas, áreas cultivadas, e jardins. É uma espécie comum, inquieta, e barulhenta, normalmente encontrada em pares, mas às vezes também em pequenos grupos. Ele prospera em torno da habitação humana, se alimentando também de alguns tipos de mamões.

Na época do acasalamento, exibe as dragonas brancas para a fêmea, num comportamento característico do gênero.

A postura da fêmea é de 2-3 ovos, de coloração azul-esbranquiçada, com algumas marcas cinza, fazem seus ninhos em forma de um pequeno cesto aberto, situado entre 1,5 e 4 m de distância do solo, em buracos de árvore, ou entre os galhos. A incubação leva em média 14 dias, tendo 2-3 ninhadas por estação. Os filhotes atingem a maturidade com cerca de um ano de vida.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Alimentam-se principalmente de frutos, alguns tipos de néctar, aracnídeos, e insetos.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Sua distribuição ocorre em todos os países da bacia amazônica, países da América LatinaVenezuela, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Trinidad e Tobago, da América CentralBelize, da América do SulGuiana, Suriname, sendo extinto dos Estados Unidos na América do Norte.

No Brasil ocorre principalmente na região NorteAmazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, ‎Tocantins e Pará, na região NordesteMaranhão e Tocantins, e na região Centro-oesteMato Grosso, sudeste-São Paulo.‎

Bem difundido e comum, o Sanhaço de Encontro Branco é avaliado como pouco preocupante na lista vermelha da IUCN de espécies ameaçadas.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • «PhotoAves». Fotos e informações sobre a espécie. Consultado em 12 de fevereiro de 2021